Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

MEMÓRIAS
Marcelo José Negromonte de Oliveira
01486431
Ciência da Computação
 É um dos principais componentes de um sistema computacional, pois sua função dentro desse sistema é de armazenar as informações que são manipuladas e que depois são recuperadas por esse sistema quando forem solicitados. Existem vários componentes de memórias e eles são chamados de hierarquia de memória.
 São classificadas por tipos de memórias ROM e memórias RAM, dentro dessa classificação temos a memória ROM Read Only Memory que é a memória somente de leitura composta por (PROM, EPROM, EEPROM, EAROM e Flash) ela serve somente para leitura por parte do usuário e os dados são gravados apenas uma única vez pelos próprios fabricantes e não são voláteis. É nela que se encontram gravados os programas da BIOS (Basic Input/Output system) que contém informações para inicialização do sistema e o POST que é executado toda vez que ligamos o computador para realizar o teste de memória. Elas possuem capacidade muito baixa de armazenamento comparando-se a outros tipos de memórias, por isso são utilizadas para guardar pequenas quantidades de dados e os guardam mesmo sem a presença de energia elétrica.
 Já a memória RAM Random Acess Memory (SRAM, DRAM, MRAM) é também conhecida como memória principal por manter armazenados os dados que estão em processamento, ela faz tanto a leitura quanto a gravação de dados sendo volátil, é a memória temporária e pode ser dinâmica ou estática, portanto, após o computador ser desligado os dados são todos perdidos.
 A hierarquia de memória geralmente é representada graficamente por uma pirâmide onde na base dessa pirâmide, encontram-se as memórias de baixo custo, mais com maior capacidade de armazenamento e de menor desempenho. Já no pico ou topo da pirâmide, encontram-se as memórias de maior custo, mas com menor capacidade de armazenamento e com maior desempenho.
 Por isso é evidente a necessidade de vários tipos de memórias existentes em um sistema computacional, pois ainda não é possível se construir e utilizar somente um tipo de memória em um computador, sendo necessário se fazer essa divisão de tarefas bem detalhada em um subsistema de memórias para o bom funcionamento do computador.
Referências:
Hierarquia de memória Introdução ao estudo da hierarquia de memória Disponível em: https://miltonrocha.eng.br/hierarquia-de-memoria, 
Memória de computador: Entendendo os termos volátil, não volátil, RAM e ROM Disponível em: https://blog.maxieduca.com.br/memoria-computador/, 
Hierarquia de memória Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hierarquia_de_mem%C3%B3ria .

Mais conteúdos dessa disciplina