Buscar

Reo 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Reo 4
Fundamentos de extensão
Discente: Leandro dos Santos Dornelas
Matricula: 202020036
Docente: Viviane Santos Pereira
Turma: 2ª-GAE 137- ZOOTECNIA
· Após a leitura de um artigo de extensão (que você escolheu) você deve responder as seguintes questões e enviar o arquivo desta tarefa até dia 04/10 as 11:59:
a) Qual o objetivo do projeto de extensão escolhido?
R.: Teve como objetivos a promoção de saúde oral em indivíduos com microcefalia, socialização do conhecimento científico com a comunidade acadêmica, realizar visitas a instituições governamentais e não governamentais que atendem a esta população vulnerável.
b) Quais as metodologias utilizadas? Foram utilizadas metodologias que valorizam a participação dos atores sociais envolvidos? Você percebeu interação dialógica no projeto escolhido? Por que?
R.: Inicialmente foram realizadas promoções de saúde oral pelos docentes e discentes participantes deste projeto para os indivíduos com microcefalia. Para possibilitar o exame e o procedimento odontológico foram utilizadas as seguintes técnicas de condicionamento, tais como, controle de voz, distração, estabilização protetora com contenção física do pescoço, mãos e pés feita pelo responsável discentes participantes, assim como o uso de abridor de boca unilateral no tratamento do lado contralateral. 
Acredito que teve metodologias que valorizam a participação como por exemplo o uso do modo de agir, de falar, de se ter uma postura que não amedronte as crianças fazendo que se tenha um “diálogo” e convívio melhor.
Foi de fácil analise de que se teve uma interação dialógica, sendo muito clara, pois, quando as crianças chegavam lá no local, elas eram muito restritas a contato físico e ate mesmo de se conversar. Portanto os discentes e docentes (da universidade de odontologia) realizaram um trabalho, de interação com as crianças primeiramente, para que elas possam ficar mais “avontades”, para após começar a realizar os processos de saúde oral. 
Ao final, foram conversados com os pais dos pacientes, por quais motivos aconteceram tais problemas na saúde oral, sendo assim, ocorreu um momento de troca de saberes onde o responsável apontou a realidade do que acontecia, e por isso acredito que teve interação dialógica 
Além disso, foi possível observar que foi utilizado os instrumentos didáticos, como por exemplo o “dia especial’ e “propriedades demonstrativas”, que foi o que o pessoal da odontologia realizou.
c) Ficou claro no texto que houve valorização dos saberes e conhecimentos cotidianos/tradicionais dos atores sociais? Por que?
R.: Sim, podemos intender que houve uma valorização dos saberes dos pais onde os médicos odontológicos, buscaram ouvir oque o pai entendia sobre seu filho para que o dentista consiga realizar uma aproximação do paciente de forma mais tranquila e que consiga conquistar a confiança sem amedrontar o paciente.
Além disso os médicos também, teve um momento, em que os dentistas ensinaram todos os pais e responsáveis dos pacientes, a como realizar a higiene bucal para que tais problemas não ocorram novamente.

Outros materiais