Buscar

CHOQUE ANAFILÁTICO

Prévia do material em texto

CHOQUE ANAFILÁTICO
O que é choque anafilático?
O choque anafilático é uma reação alérgica grave, consequência de uma anafilaxia. Caracteriza-se por grande dificuldade para respirar e vasodilatação intensa, que promove dificuldade em irrigar de maneira adequada os tecidos. É uma condição clínica extremamente grave que, se não for adequadamente tratada, pode levar o paciente a óbito. 
CAUSAS DA INFLAMAÇÃO
A anafilaxia, que é a causa do choque anafilático, é uma reação sistêmica aguda grave, que ocorre pela liberação de mediadores inflamatórios pelos mastócitos e basófilos. Geralmente é desencadeada após o contato da pessoa afetada com alguma substância ou situação a que tem hipersensibilidade.
OS ALIEMNTOS QUE CORROBORAM ANAFILAXIA:
 Ovos 
 Amendoim
 Frutos do mar
 Soja
 Leite
 Castanhas
AS ANAFILAXIAS PODEM SER CAUSADAS POR:
Medicamentos
Drogas
Alimentos
Venenos de insetos
Látex
SINTOMAS
O choque anafilático ocorre quando a pessoa entra em contato com alguma substância que excita o sistema imunológico, fazendo com que ocorra uma reação exagerada do organismo, produzindo convulsões, inconsciência ou acidente vascular cerebral no período de segundos ou uma hora após a exposição à substância.
Dificuldade em respirar com chiado;
Coceira e vermelhidão na pele;
Inchaço da boca, olhos e nariz;
Sensação de bola na garganta;
Dor abdominal, náuseas e vômitos;
Aumento dos batimentos cardíacos;
Tonturas e sensação de desmaio;
Suores intensos;
O QUE FAZER EM UMA SITUAÇAO DE CHOQUE ANAFILÁTICO
Os primeiros socorros neste caso são importantes para garantir as chances de sobrevivência da vítima e incluem:
Chamar uma ambulância, ligando para o número 192 ou levar a pessoa imediatamente para o pronto-socorro;
Observar se a pessoa está consciente e respirando. Se a pessoa desmaiar e deixar de respirar, deve-se iniciar a massagem cardíaca. Veja aqui como fazer corretamente.
Se estiver respirando, deve-se deitá-la e levantar as suas pernas para facilitar a circulação sanguínea.
Além disso, deve-se procurar se a pessoa tem alguma seringa de adrenalina na roupa ou bolsa, por exemplo, e injetá-la na pele o mais rápido possível. Normalmente, pessoas com alergia alimentares, que têm grande risco de ter um choque anafilático, costumam transportar este tipo de injeções para serem usadas em situações de emergência.
Já no caso de o choque ter acontecido após uma picada de inseto ou cobra, deve-se retirar o ferrão do animal da pele, aplicar gelo no local para diminuir a disseminação do veneno.
TRATAMENTO
O tratamento para o choque anafilático deve ser feito o mais depressa possível no pronto-socorro ou em um hospital, com a injeção de adrenalina e o uso de uma máscara de oxigênio para ajudar na respiração. Seu efeito alfa-adrenérgico estimula a vasoconstricção, fazendo a pressão arterial se elevar e diminuindo o edema de mucosas.

Continue navegando