Buscar

determinantes da morfologia oclusal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A altura da cúspide e a distância que ela se estende para dentro da fossa oposta são determinadas por três fatores:
· O FCA do movimento mandibular (i.e., guia anterior).
· O FCP do movimento mandibular (i.e., guia condilar). 
· A proximidade da cúspide a estes fatores de controle.
EFEITO DA GUIA CONDILAR (ÂNGULO DA EMINÊNCIA) NA ALTURA DA CÚSPIDE
Quando ocorre a protusão da mandíbula, o côndilo descende pela eminência articular. Sua descida é determinada pela inclinação da eminência, quanto mais inclinada a eminência, mais o côndilo é forçado a se movimentar inferiormente, à medida que ele se move anteriormente. Isto resulta num maior movimento vertical do côndilo, mandíbula e dentes inferiores.
EFEITOS DA GUIA ANTERIOR NA ALTURA DA CÚSPIDE
A guia anterior é uma função do relacionamento entre os dentes anteriores superiores e inferiores. Ela consiste nos traspasses vertical e horizontal dos dentes anteriores. 
O guia anterior influência no movimento mandibular e assim na forma oclusal dos dentes posteriores, gerando algumas combinações dos traspasses vertical e horizontal.
 EFEITO DO PLANO DE OCLUSÃO NA ALTURA DA CÚSPIDE
O plano de oclusão é uma linha imaginária que toca as bordas incisais dos dentes anteriores superiores e as cúspides dos dentes posteriores superiores. A relação do plano de oclusão com o ângulo da eminência influencia a angulação das cúspides. Quando o movimento de um dente inferior é observado em relação ao plano de oclusão, mais do que em relação ao plano horizontal de referência, a influência do plano de oclusão pode ser notada.
EFEITO DA CURVA DE SPEE NA ALTURA DA CÚSPIDE
Quando observada no plano lateral, a curva de Spee é uma curva ântero-posterior que se estende da ponta do canino inferior ao longo das pontas das cúspides vestibulares dos dentes posteriores inferiores.
O grau de curvatura da curva de Spee influencia a altura das cúspides posteriores que vão funcionar em harmonia com o movimento mandibular. O afastamento dos dentes posteriores superiores irá variar dependendo da curvatura da curva de Spee. Quando o raio é curto, o ângulo no qual os dentes inferiores se afastam dos dentes superiores será maior do que com um raio longo.
A orientação da curva de Spee, conforme determinada pelo relacionamento do seu raio com o plano horizontal de referência, também irá influenciar o quanto a altura da cúspide de um dente posterior será afetada.

Continue navegando