Buscar

Atividade kiz

Prévia do material em texto

Leia o trecho a seguir:
Sabemos e ouvimos frequentemente, no mundo inteiro, sobre vários acidentes causados pelo uso incorreto (consciente ou não) de medicamentos. O uso inadequado de drogas pode gerar graves danos à saúde, incluindo o óbito. Por isso, é importante entender o que fazer em alguns casos e agir rapidamente a fim de tentar reverter seus efeitos maléficos. Alguns medicamentos, mesmo com a ingestão de uma alta quantidade da droga, geram efeitos leves, sem necessidade de medidas drásticas. Em outros casos, lavagem no trato gastrointestinal e internamento hospitalar são necessários. Atualmente, existe um protocolo que as redes de saúde usam e que está disponibilizado no site da Secretaria da Saúde do Paraná (disponível em secretarias de todos os Estados). Nele, encontramos medidas e ações específicas que devem ser tomadas em cada caso de intoxicação.
Proposta de Atividade
Diante do conteúdo abordado sobre a intoxicação medicamentosa, responda às seguintes questões:
1. Segundo o SINITOX, quais são as classes de medicamentos que mais causam intoxicações em nosso país?
No Brasil são os benzodiazepínicos, antigripais, antidepressivos, anti-inflamatórios.
2. Quais são as propriedades farmacológicas dos benzodiazepínicos? Qual é o tratamento para quem se intoxica com os benzodiazepínicos?
As propriedades são os sedativos, hipnóticos, ansiolíticos, relaxantes musculares e anticonvulsivantes. Deve-se monitorar a respiração, pressão arterial, sinais vitais. Nunca induzir vômitos para BZD de ação muito curta, induzir vômitos somente em poucos minutos da ingestão para BZD de ação longa, carvão ativado por via oral para pacientes consciente, para os inconscientes ou superdosagem deve ser feito uma lavagem gástrica com intubação prévia. Administrar Flumazenil reverte sedação dos BZD. 
 
3. Descreva a clínica da intoxicação aguda dos fenotiazínicos.
Absorção de dose excessiva está usualmente associada com sedação, sonolência, fala arrastada, diplopia, disartria, ataxia e confusão mental. Podem ocorrer depressão respiratória e hipotensão arterial. Na maioria dos casos a evolução é benigna, mas existem relatos de intensa depressão respiratória e coma e inclusive de óbitos após o uso de benzodiazepínicos de ação muito curta, especialmente quando administrados por via intravenosa. Crianças, idosos e pacientes com insuficiência cardiorrespiratória são mais sensíveis e o álcool e barbitúricos podem potencializar os efeitos tóxicos.
4. Para qual grupo de patologia é indicado o uso de butirofenonas?
São utilizados para tratar vários distúrbios psicóticos e psiquiátricos, tais como a esquizofrenia e síndromes relacionadas.
5. Quais são os efeitos adversos observados nos antidepressivos tricíclicos?
Podem causar reações adversas como boca seca, disfunção sexual, retenção urinária, queda de pressão, constipação intestinal, visão desfocada, taquicardia, tonturas, sudorese, sedação, ganho de peso e tremores, além de possíveis perigosas interações medicamentosas.
6. Descreva os efeitos observados na toxicidade cardíaca do uso de fenitoína.
Seus efeitos são hiperplasia gengival, hisurtismo e toxicidade relativa à dose; pequenos aumentos na dose geram grandes aumentos na taxa plasmática da droga. Situações passíveis de toxicidade incluem hipoalbuminemia, insuficiência renal crônica e disfunção hepática, podendo ocorrer manifestações na pele como rash cutâneo e desencadeamento da síndrome de StevensJohnson.
7. É recomendado fazer esvaziamento gástrico na intoxicação por descongestionante nasal? Por quê?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (2018), cada caso necessita ser analisado previamente, deve ser levado em consideração o tipo de intoxicação e a melhor forma de tratamento, no entanto é possível realizar o esvaziamento gástrico por descongestionamento nasal. 
8. Como são chamados os descongestionantes sistêmicos? Cite o nome de dois exemplos comerciais desse medicamento. Caso ocorra a ingestão desse medicamento, o que é indicado fazer no tratamento?
São chamados de Fenilefrina e Pseudoefedrina. Os dois nomes mais conhecidos comercialmente são Nafazolina e Efedrina. No caso, de intoxicação por Nafazolina e outros imidazolínicos não necessita realizar o esvaziamento gástrico, no caso, da Efedrina e Pseudoefedrina necessita realizar o esvaziamento gástrico se a ingestão for recente. No entanto recomenda-se analisar caso a caso para realizar o procedimento correto.

Continue navegando