Buscar

QUESTÕES GOVERNANÇA COORPORATIVA

Prévia do material em texto

Uma notícia publicada no portal FGV pelo professor da Escola Brasileira de Educação Pública e de Empresas, professor Joaquim Rubens Fontes Filho, sobre economia no tempo de COVID-19, destaca:
	
Os itens I e II estão corretos.
O sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes 
	
Governança Corporativa.
Ética empresarial e governança corporativa são conceitos distintos, mas relacionados. Sobre eles podemos afirmar que:
Embora a ética empresarial não seja um princípio da governança corporativa, representa a base que sustenta sua prática nas organizações.
Existem dois tipos de riscos organizacionais: os riscos inerentes e os riscos residuais. Assinale a alternativa que indica a correta definição dos riscos residuais.
Risco alheio ao gerenciamento da instituição.
Em uma sociedade empresária foi realizada a análise SWOT, com isso, foi constatada utilização de tecnologia de ponta e uso de processos e controles gerenciais inovadores e eficientes. Com base nesse diagnóstico da análise SWOT, pode-se afirmar que se trata de um caso de:
Força.
FCC/2012 - adaptado) Todas as atividades desenvolvidas por uma organização detêm certo grau de risco. Sobre o gerenciamento de riscos é correto afirmar:
Os resultados da análise/avaliação de riscos ajudarão a direcionar e a determinar as ações gerenciais apropriadas e as prioridades para o gerenciamento dos riscos da segurança da informação, e para a implementação dos controles selecionados para a proteção contra estes riscos.
	Existem grandes casos de escândalos de fraudes contábeis bastante conhecidos. Dentre os casos qual dos apresentados abaixo está relacionado ao caso do Banco Barings:
	
Instituição consagrada da Inglaterra, fundada em 1762 e que se caracterizou pela atuação fraudulenta de um funcionário, com autorização da administração, que se viu seduzida pelos altos retornos de operações, que encobria os prejuízos por meio de uma conta inexistente.
Auditorias internas são usadas como ferramentas para adoção de programas de compliance. Sobre essa prática é possível afirmar que:
Apresentam maior capacidade de detectar de modo mais rápido possíveis irregularidades.
	A implementação da governança corporativa, compliance e gerenciamento de riscos além de permitir benefícios diretos, também colabora com a diminuição das chances de ocorrências de algumas situações negativas. Algumas dessas situações estão listadas a seguir:
I. Evita a ocorrência de eventos não esperados nos resultados financeiros que podem afetar o prestígio da instituição e a imagem da marca;
II. Evita práticas frágeis de gestão podem resultar em aumento do custo de capital;
III. Evita a concorrência entre os mercados nos quais opera;
IV. Evita custos indevidos resultantes de controles duplicados, quando a atividade de compliance não age de maneira proativa.
Assinale a alternativa que indica os itens corretos.
	
	
I, II e IV, apenas.

Continue navegando