Buscar

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES A1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

222RGR0120A - ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES
Aluno: ERICK M. MARTINS DE SOUZA
RA:2022214630
Ao longo da Unidade, aprendemos os conceitos fundamentais sobre o funcionamento dos computadores, dentre os quais, a relação de Arquitetura e Organização de Computadores e a família de processadores (STALLINGS, 2010), alguns níveis de abstração e o resumo da história dos computadores, proporcionando ao leitor a capacidade de entender questões mais aprofundadas e importantes como desempenho computacional.  
Considerando essas informações e os conteúdos estudados, apresente e explique as formas e técnicas adicionais para melhoria do desempenho de hardware. 
 Referência 
STALLINGS, W. Arquitetura e Organização de Computadores. 8. ed. São Paulo: Pearson Pratice Hall, 2010. Disponível na Biblioteca Virtual.
RESPOSTA: 
Existem diversas formas avançadas de se melhorar o desempenho do Hardware, dentre elas são:
- Previsão do desvio: Quando não se usa nenhuma técnica, o processador corre o risco de ficar parado em laço de repetição, para que isso não ocorra é necessário prever qual será a opção escolhida. Dessa forma, fazer com que o processador já se direcione automaticamente a próxima linha de comando. Pois caso a opção seja diferente da prevista, não será um problema e não terá perdas, pois o processador buscará a próxima linha de comando referente à escolha, agora se for escolhida uma opção diferente à qual o processador já esteja prevendo, terá tempo ganho com a inicialização da linha de comando sendo imediata. 
Para que isso funcione, é preciso criar uma tabela com os resultados do desvio.
- Análise de fluxo de dados: Nesta análise, observamos as instruções em relação a suas dependências, desta forma verificamos se à disponibilidade de hardwares e dados para determinada execução. Sendo assim, pode haver uma execução fora de ordem caso a instrução que for correta a ser executada não corresponda à próxima linha de comando na sequência.
- Execução Especulativa: Representa a união de desvio com a análise de fluxo, para assim tentar antecipar o máximo o início da próxima instrução para manter o pipeline cheio.
Sendo assim, possível utilizar também as seguintes técnicas:
Aumento de transferência entre memória e processador, eficácia de caches para memória principal, pontos de leitura e escrita no paralelismo de operações ou melhoria de dispositivos, entrada e saída E/S.