Logo Passei Direto
Buscar

ATIVIDADE ONLINE 2 - direito penal AV22022_1

User badge image
Ricardo Tim

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Antônio, 25 anos, estudante do curso de Direito, reside com seus pais na cidade de Paranavaí. Antônio está desempregado, assim, depende dos seus pais financeiramente. Em fevereiro de 2022, Antônio foi vítima do crime de ameaça, que somente se procedeu mediante representação.
Considerando a situação acima narrada, INDIQUE a opção correta.
a. Se Antônio vier a falecer, ainda que haja prazo para representar, haverá a extinção da punibilidade.
b. Se Antônio deixar de exercer o direito de representação, a condição de procedibilidade da ação penal poderá ser satisfeita por meio de requisição do Ministro da Justiça.
c. Tendo em vista a dependência financeira, o represente legal de Antônio também poderá mover ação penal, sendo o prazo iniciado a partir da data em que o crime tenha sido consumado.
d. Se Antônio vier falecer, o direito de representação prescreverá caso seus pais não requeiram a nomeação de curador especial pelo juiz, no prazo legal.
e. Se Antônio exercer o seu direito de representação e o membro do Ministério Público não promover a ação penal no prazo, Antônio poderá mover ação penal privada subsidiária da pública.

O delegado de polícia recebeu denúncia anônima dando conta de que Fulano praticou roubo de bens avaliados em R$ 500.000,00, e que Cicrano, de 20 anos, já condenado pela prática de ato infracional grave aos 17 anos e pelo crime de furto após atingida a maioridade, os receptou e os guardava em seu veículo, modificado para lhe servir de residência ('motor home') e estacionado permanentemente na Zona 07, em Maringá. Diante da denúncia e após diligências preliminares que confirmaram o seu teor, o delegado requereu ordem judicial de busca e apreensão a ser cumprido no veículo de Fulano e sequestro de bens de Cicrano.
Considere as assertivas:
I - O juiz deve decretar de ofício a prisão preventiva de Fulano.
II - A busca e apreensão em veículo é medida cabível e lícita, conforme o Código de Processo Penal.
III - Os Bens havidos pelo réu com o proveito da infração penal, poderão ser constritos por sequestro para assegurar que a vítima seja indenizada pelos prejuízos sofridos.
a. Apenas as assertivas I e III estão corretas.
b. Apenas a III está correta.
c. Apenas as assertivas I e II estão corretas.
d. Apenas as assertivas II e III estão corretas.
e. Todas as assertivas estão corretas.

Marque verdadeiro ou falso:
( ) O princípio da paridade das armas é mitigado pelo princípio da oficialidade na ação penal pública.
( ) Não é caso de invalidade da investigação criminal e da ação que dela se originam a inobservância do contraditório e da ampla defesa durante o IP.
( ) A ação penal é privada, salvo quando a lei expressamente a declara pública.
a. F-F-V
b. V-F-F
c. V-V-F
d. F-V-V
e. V-V-V

Em relação aos sistema processuais, é correto afirmar que:
I - No sistema acusatório há a separação das funções de acusar, defender e julgar.
II - No sistema inquisitorial o juiz inquisidor é dotado de ampla iniciativa acusatória e probatória, tendo liberdade para determinar de ofício a colheita de elementos informativos e de provas, seja no curso das investigações, seja no curso da instrução processual.
III - No sistema acusatório se admite o princípio da verdade real e o acusado não é sujeito de direitos, sendo tratado como mero objeto do processo.
a. Todas estão corretas.
b. Apenas a assertiva II está correta.
c. Apenas I e III estão corretas.
d. Apenas a assertiva III está correta.
e. Apenas I e II estão corretas

Aprendemos dizer que o Direito Penal busca ordenar a boa convivência em sociedade e delimita em seu corpo normativo condutas que são consideradas criminosas e proibidas, que são penalizadas, Diante disso, responda: o direito penal, conforme Mirabete (2012) é:
a. o conjunto de normas e disposições jurídicas que regulam o exercício do poder sancionador e preventivo do Estado, mas que não estabelece o conceito de crime como pressuposto da ação estatal.
b. O conjunto de leis que apenas pune o indivíduo, não lhe dando nenhuma garantia de defesa ou de direito, pois é um código punitivista e não há regulação do exercício do poder sancionador e preventivo do Estado.
c. Um conjunto de normas que integra o Código de Processo Penal, exclusivamente, não possui nenhuma função ou norma individual.
d. o conjunto de normas e disposições jurídicas que regulam o exercício do poder sancionador e preventivo do Estado, estabelecendo o conceito de crime como pressuposto da ação estatal, assim como a responsabilidade do sujeito ativo, e associado à infração da norma uma pena finalista ou uma medida de segurança.
e. Um compilado de normas que não são imposições ao indivíduo, sendo um mero norte da conduta humano, com o fim de deixar o Estado se auto regular e desenvolver.

O Direito Penal busca ordenar a boa convivência em sociedade e delimita em seu corpo normativo condutas que são consideradas criminosas e proibidas, que são penalizadas e possui algumas finalidades bem definidas.
sendo elas:
I - A finalidade Preventiva: tem como objetivo principal punir o indivíduo que pratica o delito.
II - Finalidade Retributiva: seria apenas um castigo ao agente infrator.
III - Finalidade Socioeconomica: proteger o patrimonio da sociedade.
a. Apenas a II e III estão corretas.
b. Apenas a II está correta.
c. Todas estão corretas.
d. Apenas a I e III estão corretas.
e. Apenas a I está correta.

O direito penal só deve se preocupar com a proteção dos bens jurídicos mais essenciais à vida em sociedade, constituindo a sua intervenção a ultima ratio.
Tal conceito tem relação com o princípio da:
a. Reserva Legal
b. Intervenção Mínima
c. Proporcionalidade
d. Anterioridade
e. Intranscendência

Eduardo está sendo indiciado pela suposta prática do delito de extorsão. Foi instaurado o Inquérito Policial, que correu dentro do prazo legal, sendo que a Autoridade competente elaborou o relatório final. Neste relatório o delegado de polícia entendeu que todos os elementos que foram colhidos durante a investigação apontavam para a pessoa de Eduardo como efetivo autor do crime de extorsão.
Considerando o caso acima, assinale a alternativa correta.
a. Caso o representante do Ministério Público entenda serem necessárias novas diligências para elucidação do caso e, desta forma, seja excedido o prazo para o oferecimento da denúncia, será possível ação penal privada subsidiária da pública.
b. Caso o membro do Ministério Público entenda ser hipótese de arquivamento dos autos do inquérito policial, tendo ocorrido o efetivo arquivamento, ainda será possível ação penal privada subsidiária da pública a qualquer tempo e independente de condições, com base na inafastabilidade do controle jurisdicional.
c. Caso o membro do Ministério Público se mantenha inerte e não ofereça denúncia no prazo legal, será possível ação penal privada subsidiária da pública a qualquer tempo; por questão de justiça criminal, ela é de exercício imprescritível.
d. Caso o membro do Ministério Público permaneça inerte e não ofereça denúncia dentro do prazo legal, será possível ação penal privada subsidiária da pública dentro do prazo de seis meses contados a partir do dia em que esgotar o prazo para o oferecimento da denúncia.
e. Caso o membro do Ministério Público ofereça denúncia, se a vítima, seu representante legal, ou terceiro interessado entender insuficiente a acusação, poderá ingressar com ação penal privada subsidiária da pública desde que respeitado o prazo legal de seis meses contados a partir do oferecimento da denúncia.

No direito penal brasileiro aplica-se para o tempo do crime o momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o tempo do resultado.
Neste caso, trata-se da:
a. Teoria da atividade.
b. Teoria da ubiquidade.
c. Teoria do tempo certo.
d. Teoria do resultado.
e. Teoria da ação.

A pena é a resposta do Estado a determinado indivíduo, como uma consequência de uma infração penal praticada e são restritas ao tipo penal e não são de aplicação automática e desmedida. O julgador deve fazer a análise do fato ao tipo e se manter atento às disposições legais.
Existem várias teorias que buscam estudar e compreender a finalidade da pena, seguindo óticas distintas, sobre o tema, marque a opção correta:
a. A Teoria mista da pena é um conjunto dos interesses da Teoria Agnóstica da Pena e da Teoria Absoluta, sendo a teoria que se amolda às normas brasileiras.
b. Teoria Absoluta: para essa teoria, a pena cumpre apenas a função de degenerar as pessoas que vierem a cometer alguma infração penal.
c. A Teoria Mista apresenta um conjunto dos interesses da Teoria Absoluta e da Teoria Relativa da Pena, cujo objetivo e finalidade são retribuir o indivíduo pelo mal causado com o cometimento do delito e, também, prevenir a prática de delitos futuros.
d. Para a Teoria Agnóstica da Pena, o agente que cometer o delito deverá ser punido exclusivamente por ter delinquido.
e. A Teoria Relativa da pena entende que a pena tem como objetivo retribuir o agente pela prática do crime. Seria uma resposta ao mal causado.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Antônio, 25 anos, estudante do curso de Direito, reside com seus pais na cidade de Paranavaí. Antônio está desempregado, assim, depende dos seus pais financeiramente. Em fevereiro de 2022, Antônio foi vítima do crime de ameaça, que somente se procedeu mediante representação.
Considerando a situação acima narrada, INDIQUE a opção correta.
a. Se Antônio vier a falecer, ainda que haja prazo para representar, haverá a extinção da punibilidade.
b. Se Antônio deixar de exercer o direito de representação, a condição de procedibilidade da ação penal poderá ser satisfeita por meio de requisição do Ministro da Justiça.
c. Tendo em vista a dependência financeira, o represente legal de Antônio também poderá mover ação penal, sendo o prazo iniciado a partir da data em que o crime tenha sido consumado.
d. Se Antônio vier falecer, o direito de representação prescreverá caso seus pais não requeiram a nomeação de curador especial pelo juiz, no prazo legal.
e. Se Antônio exercer o seu direito de representação e o membro do Ministério Público não promover a ação penal no prazo, Antônio poderá mover ação penal privada subsidiária da pública.

O delegado de polícia recebeu denúncia anônima dando conta de que Fulano praticou roubo de bens avaliados em R$ 500.000,00, e que Cicrano, de 20 anos, já condenado pela prática de ato infracional grave aos 17 anos e pelo crime de furto após atingida a maioridade, os receptou e os guardava em seu veículo, modificado para lhe servir de residência ('motor home') e estacionado permanentemente na Zona 07, em Maringá. Diante da denúncia e após diligências preliminares que confirmaram o seu teor, o delegado requereu ordem judicial de busca e apreensão a ser cumprido no veículo de Fulano e sequestro de bens de Cicrano.
Considere as assertivas:
I - O juiz deve decretar de ofício a prisão preventiva de Fulano.
II - A busca e apreensão em veículo é medida cabível e lícita, conforme o Código de Processo Penal.
III - Os Bens havidos pelo réu com o proveito da infração penal, poderão ser constritos por sequestro para assegurar que a vítima seja indenizada pelos prejuízos sofridos.
a. Apenas as assertivas I e III estão corretas.
b. Apenas a III está correta.
c. Apenas as assertivas I e II estão corretas.
d. Apenas as assertivas II e III estão corretas.
e. Todas as assertivas estão corretas.

Marque verdadeiro ou falso:
( ) O princípio da paridade das armas é mitigado pelo princípio da oficialidade na ação penal pública.
( ) Não é caso de invalidade da investigação criminal e da ação que dela se originam a inobservância do contraditório e da ampla defesa durante o IP.
( ) A ação penal é privada, salvo quando a lei expressamente a declara pública.
a. F-F-V
b. V-F-F
c. V-V-F
d. F-V-V
e. V-V-V

Em relação aos sistema processuais, é correto afirmar que:
I - No sistema acusatório há a separação das funções de acusar, defender e julgar.
II - No sistema inquisitorial o juiz inquisidor é dotado de ampla iniciativa acusatória e probatória, tendo liberdade para determinar de ofício a colheita de elementos informativos e de provas, seja no curso das investigações, seja no curso da instrução processual.
III - No sistema acusatório se admite o princípio da verdade real e o acusado não é sujeito de direitos, sendo tratado como mero objeto do processo.
a. Todas estão corretas.
b. Apenas a assertiva II está correta.
c. Apenas I e III estão corretas.
d. Apenas a assertiva III está correta.
e. Apenas I e II estão corretas

Aprendemos dizer que o Direito Penal busca ordenar a boa convivência em sociedade e delimita em seu corpo normativo condutas que são consideradas criminosas e proibidas, que são penalizadas, Diante disso, responda: o direito penal, conforme Mirabete (2012) é:
a. o conjunto de normas e disposições jurídicas que regulam o exercício do poder sancionador e preventivo do Estado, mas que não estabelece o conceito de crime como pressuposto da ação estatal.
b. O conjunto de leis que apenas pune o indivíduo, não lhe dando nenhuma garantia de defesa ou de direito, pois é um código punitivista e não há regulação do exercício do poder sancionador e preventivo do Estado.
c. Um conjunto de normas que integra o Código de Processo Penal, exclusivamente, não possui nenhuma função ou norma individual.
d. o conjunto de normas e disposições jurídicas que regulam o exercício do poder sancionador e preventivo do Estado, estabelecendo o conceito de crime como pressuposto da ação estatal, assim como a responsabilidade do sujeito ativo, e associado à infração da norma uma pena finalista ou uma medida de segurança.
e. Um compilado de normas que não são imposições ao indivíduo, sendo um mero norte da conduta humano, com o fim de deixar o Estado se auto regular e desenvolver.

O Direito Penal busca ordenar a boa convivência em sociedade e delimita em seu corpo normativo condutas que são consideradas criminosas e proibidas, que são penalizadas e possui algumas finalidades bem definidas.
sendo elas:
I - A finalidade Preventiva: tem como objetivo principal punir o indivíduo que pratica o delito.
II - Finalidade Retributiva: seria apenas um castigo ao agente infrator.
III - Finalidade Socioeconomica: proteger o patrimonio da sociedade.
a. Apenas a II e III estão corretas.
b. Apenas a II está correta.
c. Todas estão corretas.
d. Apenas a I e III estão corretas.
e. Apenas a I está correta.

O direito penal só deve se preocupar com a proteção dos bens jurídicos mais essenciais à vida em sociedade, constituindo a sua intervenção a ultima ratio.
Tal conceito tem relação com o princípio da:
a. Reserva Legal
b. Intervenção Mínima
c. Proporcionalidade
d. Anterioridade
e. Intranscendência

Eduardo está sendo indiciado pela suposta prática do delito de extorsão. Foi instaurado o Inquérito Policial, que correu dentro do prazo legal, sendo que a Autoridade competente elaborou o relatório final. Neste relatório o delegado de polícia entendeu que todos os elementos que foram colhidos durante a investigação apontavam para a pessoa de Eduardo como efetivo autor do crime de extorsão.
Considerando o caso acima, assinale a alternativa correta.
a. Caso o representante do Ministério Público entenda serem necessárias novas diligências para elucidação do caso e, desta forma, seja excedido o prazo para o oferecimento da denúncia, será possível ação penal privada subsidiária da pública.
b. Caso o membro do Ministério Público entenda ser hipótese de arquivamento dos autos do inquérito policial, tendo ocorrido o efetivo arquivamento, ainda será possível ação penal privada subsidiária da pública a qualquer tempo e independente de condições, com base na inafastabilidade do controle jurisdicional.
c. Caso o membro do Ministério Público se mantenha inerte e não ofereça denúncia no prazo legal, será possível ação penal privada subsidiária da pública a qualquer tempo; por questão de justiça criminal, ela é de exercício imprescritível.
d. Caso o membro do Ministério Público permaneça inerte e não ofereça denúncia dentro do prazo legal, será possível ação penal privada subsidiária da pública dentro do prazo de seis meses contados a partir do dia em que esgotar o prazo para o oferecimento da denúncia.
e. Caso o membro do Ministério Público ofereça denúncia, se a vítima, seu representante legal, ou terceiro interessado entender insuficiente a acusação, poderá ingressar com ação penal privada subsidiária da pública desde que respeitado o prazo legal de seis meses contados a partir do oferecimento da denúncia.

No direito penal brasileiro aplica-se para o tempo do crime o momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o tempo do resultado.
Neste caso, trata-se da:
a. Teoria da atividade.
b. Teoria da ubiquidade.
c. Teoria do tempo certo.
d. Teoria do resultado.
e. Teoria da ação.

A pena é a resposta do Estado a determinado indivíduo, como uma consequência de uma infração penal praticada e são restritas ao tipo penal e não são de aplicação automática e desmedida. O julgador deve fazer a análise do fato ao tipo e se manter atento às disposições legais.
Existem várias teorias que buscam estudar e compreender a finalidade da pena, seguindo óticas distintas, sobre o tema, marque a opção correta:
a. A Teoria mista da pena é um conjunto dos interesses da Teoria Agnóstica da Pena e da Teoria Absoluta, sendo a teoria que se amolda às normas brasileiras.
b. Teoria Absoluta: para essa teoria, a pena cumpre apenas a função de degenerar as pessoas que vierem a cometer alguma infração penal.
c. A Teoria Mista apresenta um conjunto dos interesses da Teoria Absoluta e da Teoria Relativa da Pena, cujo objetivo e finalidade são retribuir o indivíduo pelo mal causado com o cometimento do delito e, também, prevenir a prática de delitos futuros.
d. Para a Teoria Agnóstica da Pena, o agente que cometer o delito deverá ser punido exclusivamente por ter delinquido.
e. A Teoria Relativa da pena entende que a pena tem como objetivo retribuir o agente pela prática do crime. Seria uma resposta ao mal causado.

Prévia do material em texto

Painel / Meus cursos / Elementos do Direito Penal e Processual.
/ AVALIAÇÕES DO PERÍODO 2022/1 / ATIVIDADE ONLINE 2 - AV22022/1
Iniciado em sábado, 2 Abr 2022, 19:49
Estado Finalizada
Concluída em sábado, 2 Abr 2022, 21:18
Tempo
empregado
1 hora 28 minutos
Avaliar 1,60 de um máximo de 2,00(80%)
Questão 1
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Antônio, 25 anos, estudante do curso de Direito, reside com seus pais na cidade de Paranavaí.
Antônio está desempregado, assim, depende dos seus pais financeiramente. Em fevereiro de
2022, Antônio foi vítima do crime de ameaça, que somente se procedeu mediante
representação. Considerando a situação acima narrada, INDIQUE a opção correta. 
Escolha uma opção:
a. Se Antônio vier a falecer, ainda que haja prazo para representar, haverá a extinção da
punibilidade.
b. Se Antônio deixar de exercer o direito de representação , a condição de
procedibilidade da ação penal poderá ser satisfeita por meio de requisição do Ministro da
Justiça.
c. Tendo em vista a dependência financeira, o represente legal de Antônio também
poderá mover ação penal, sendo o prazo iniciado a partir da data em que o crime tenha
sido consumado.
d. Se Antônio vier falecer, o direito de representação prescreverá caso seus pais não
requeiram a nomeação de curador especial pelo juiz, no prazo legal
e. Se Antônio exercer o seu direito de representação e o membro do Ministério Público
não promover a ação penal no prazo, Antônio poderá mover ação penal privada subsidiária
da pública. 
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/my/
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/course/view.php?id=735
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/course/view.php?id=735#section-5
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/view.php?id=17210
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,20
O delegado de polícia recebeu denúncia anônima dando conta de que Fulano praticou roubo
de bens avaliados em R$ 500.000,00, e que Cicrano, de 20 anos, já condenado pela prática de
ato infracional grave aos 17 anos e pelo crime de furto após atingida a maioridade, os receptou
e os guardava em seu veículo, modificado para lhe servir de residência (“motor home”) e
estacionado permanentemente na Zona 07, em Maringá. Diante da denúncia e após diligências
preliminares que confirmaram o seu teor, o delegado requereu ordem judicial de busca e
apreensão a ser cumprido no veículo de Fulano e sequestro de bens de Cicrano. Considere as
assertivas:
I - O juiz deve decretar de ofício a prisão preventiva de Fulano. 
II - A busca e apreensão em veículo é medida cabível e lícita, conforme o Código de Processo
Penal.
III - Os Bens havidos pelo réu com o proveito da infração penal, poderão ser constritos por
sequestro para assegurar que a vítima seja indenizada pelos prejuízos sofridos.
 
Escolha uma opção:
a. Apenas as assertivas I e II estão corretas. 
b. Todas as assertivas estão corretas.
c. Apenas as assertivas I e III estão corretas.
d. Apenas as assertivas II e III estão corretas.
e. Apenas a III está correta,
Questão 3
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,20
Marque verdadeiro ou falso:
 
( ) O princípio da paridade das armas é mitigado pelo princípio da oficialidade na ação penal
pública.
( ) Não é caso de invalidade da investigação criminal e da ação que dela se originam a
inobservância do contraditório e da ampla defesa durante o IP.
( ) A ação penal é privada, salvo quando a lei expressamente a declara pública.
 
 
Escolha uma opção:
a. F-F-V
b. F-V-V
c. V-V-V
d. V-V-F
e. V-F-F 
Questão 4
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Em relação aos sistema processuais, é correto afirmar que:
 
I - No sistema acusatório há a separação das funções de acusar, defender e julgar.
 
II - No sistema inquisitorial o juiz inquisidor é dotado de ampla iniciativa acusatória e probatória,
tendo liberdade para determinar de ofício a colheita de elementos informativos e de provas,
seja no curso das investigações, seja no curso da instrução processual.
 
III - No sistema acusatório se admite o princípio da verdade real e o acusado não é sujeito de
direitos, sendo tratado como mero objeto do processo.
 
 
Escolha uma opção:
a. Apenas a assertiva III está correta.
b. Todas estão corretas.
c. Apenas I e III estão corretas.
d. Apenas I e II estão corretas 
e. Apenas a assertiva II está correta.
Questão 5
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Aprendemos dizer que o Direito Penal busca ordenar a boa convivência em sociedade e
delimita em seu corpo normativo condutas que são consideradas criminosas e proibidas, que
são penalizadas, Diante disso, responda: o direito penal, conforme Mirabete (2012) é:
Escolha uma opção:
a. o conjunto de normas e disposições jurídicas que regulam o exercício do poder
sancionador e preventivo do Estado, estabelecendo o conceito de crime como pressuposto
da ação estatal, assim como a responsabilidade do sujeito ativo, e associado à infração da
norma uma pena finalista ou uma medida de segurança. 
b. o conjunto de normas e disposições jurídicas que regulam o exercício do poder
sancionador e preventivo do Estado, mas que não estabelece o conceito de crime como
pressuposto da ação estatal.
c. Um conjunto de normas que integra o Código de Processo Penal, exclusivamente, não
possui nenhuma função ou norma individual.
d. Um compilado de normas que não são imposições ao indivíduo, sendo um mero norte
da conduta humano, com o fim de deixar o Estado se auto regular e desenvolver.
e. O conjunto de leis que apenas pune o indivíduo, não lhe dando nenhuma garantia de
defesa ou de direito, pois é um código punitivista e não há regulação do exercício do poder
sancionador e preventivo do Estado.
Questão 6
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
O Direito Penal busca ordenar a boa convivência em sociedade e delimita em seu corpo
normativo condutas que são consideradas criminosas e proibidas, que são penalizadas e
possui algumas finalidades bem definidas, sendo elas:
 I - A finalidade Preventiva: tem como objetivo principal punir o indivíduo que pratica o delito.
 II - Finalidade Retributiva: seria apenas um castigo ao agente infrator.
 III - Finalidade Socioeconomica: proteger o patrimonio da sociedade.
 
Escolha uma opção:
a. Apenas a II e III estão corretas
b. Apenas a II está correta. 
c. Todas estão corretas.
d. Apenas a I e III estão corretas.
e. Apenas a I está correta
Questão 7
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
O direito penal só deve se preocupar com a proteção dos bens jurídicos mais essenciais à vida
em sociedade, constituindo a sua intervenção a ultima ratio, ou seja, tal intervenção somente
será exigida quando não se fizer suficiente a proteção proporcionada pelos demais ramos do
direito.
Tal conceito tem relação com o princípio da: 
Escolha uma opção:
a. Reserva Legal
b. Intervenção Mínima 
c. Proporcionalidade
d. Anterioridade
e. Intranscendência,
Questão 8
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Eduardo está sendo indiciado pela suposta prática do delito de extorsão. Foi instaurado o
Inquérito Policial, que correu dentro do prazo legal, sendo que a Autoridade competente
elaborou o relatório final. Neste relatório o delegado de polícia entendeu que todos os
elementos que foram colhidos durante a investigação apontavam para a pessoa de Eduardo
como efetivo autor do crime de extorsão. Por entender que estavam demonstrados com
suficiência os indícios de autoria e de materialidade do delito, o delegado fez remessa dos
autos de inquérito para o representante do Ministério Público. Considerando o caso acima,
assinale a alternativa correta. 
Escolha uma opção:
a. Caso o representante do Ministério Público entenda serem necessárias novas
diligências para elucidação do caso e, desta forma, seja excedido o prazo para o
oferecimento da denúncia, será possível ação penal privada subsidiária da pública.
b. Caso o membro do Ministério Público entenda ser hipótese de arquivamento dos
autos do inquérito policial, tendo ocorrido o efetivo arquivamento, ainda será possível ação
penal privada subsidiária da pública a qualquer tempo e independentede condições, com
base na inafastabilidade do controle jurisdicional.
c. Caso o membro do Ministério Público se mantenha inerte e não ofereça denúncia no
prazo legal, será possível ação penal privada subsidiária da pública a qualquer tempo; por
questão de justiça criminal, ela é de exercício imprescritível
d. Caso o membro do Ministério Público permaneça inerte e não ofereça denúncia dentro
do prazo legal, será possível ação penal privada subsidiária da pública dentro do prazo de
seis meses contados a partir do dia em que esgotar o prazo para o oferecimento da
denúncia. 
e. Caso o membro do Ministério Público ofereça denúncia, se a vítima, seu
representante legal, ou terceiro interessado entender insuficiente a acusação, poderá
ingressar com ação penal privada subsidiária da pública desde que respeitado o prazo
legal de seis meses contados a partir do oferecimento da denúncia.
Questão 9
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
No direito penal brasileiro aplica-se para o tempo do crime o momento da ação ou omissão,
ainda que outro seja o tempo do resultado. Neste caso, trata-se da: 
Escolha uma opção:
a. Teoria do tempo certo.
b. Teoria da atividade. 
c. Teoria da ubiquidade.
d. Teoria do resultado.
e. Teoria da ação.
Questão 10
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
A pena é a resposta do Estado a determinado indivíduo, como uma consequência de uma
infração penal praticada e são restritas ao tipo penal e não são de aplicação automática e
desmedida. O julgador deve fazer a análise do fato ao tipo e se manter atento às disposições
legais. Existem várias teorias que buscam estudar e compreender a finalidade da pena,
seguindo óticas distintas, sobre o tema, marque a opção correta:
 
Escolha uma opção:
a. A Teoria Mista apresenta um conjunto dos interesses da Teoria Absoluta e da Teoria
Relativa da Pena, cujo objetivo e finalidade são retribuir o indivíduo pelo mal causado com
o cometimento do delito e, também, prevenir a prática de delitos futuros. 
b. A Teoria Relativa da pena entende que a pena tem como objetivo retribuir o agente
pela prática do crime. Seria uma resposta ao mal causado.
c. Teoria Absoluta: para essa teoria, a pena cumpre apenas a função de degenerar as
pessoas que vierem a cometer alguma infração penal.
d. Para a Teoria Agnóstica da Pena, o agente que cometer o delito deverá ser punido
exclusivamente por ter delinquido.
e. A Teoria mista da pena é um conjunto dos interesses da Teoria Agnóstica da Pena e
da Teoria Absoluta, sendo a teoria que se amolda às normas brasileiras.

Mais conteúdos dessa disciplina