Texto I
A prescrição é uma causa extintiva da punibilidade prevista no artigo 107, inciso IV, do Decreto-Lei 2.848.
Simplificadamente, pode-se conceituar a prescrição penal como a perda do direito de aplicar (prescrição da pretensão punitiva - PPP) ou executar (prescrição da pretensão executiva - PPE) a pena, diante da inércia estatal por determinado lapso temporal.
A prescrição tem ampla disciplina no Decreto-Lei 2.848, em seus artigos 109 a 119. E, entre os diversos aspectos disciplinados pela lei, chamamos a sua atenção para a possibilidade de redução do prazo prescricional, por razões de política criminal, nas hipóteses previstas no artigo 115 do Decreto-Lei 2.848.
Fonte: Saraiva Educacional.
A partir das informações apresentadas e de seu conhecimento, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Não ocorre prescrição antes de transitar em julgado a sentença final na ação pública.
PORQUE
II. A ação penal privada, aquela que vítima do referido crime pode iniciar um processo criminal contra o autor do delito, tem prazo prescricional de 5 meses.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
b.
As asserções I e II são proposições falsas.
c.
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
d.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
e.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
Ed
há 3 semanas
Vamos analisar as asserções: I. Não ocorre prescrição antes de transitar em julgado a sentença final na ação pública. Essa afirmativa é verdadeira. A prescrição penal realmente não se aplica antes do trânsito em julgado da sentença, pois a punibilidade só se extingue após essa fase. II. A ação penal privada, aquela que a vítima do referido crime pode iniciar um processo criminal contra o autor do delito, tem prazo prescricional de 5 meses. Essa afirmativa é falsa. O prazo prescricional para a ação penal privada varia conforme o crime, mas não é fixado em 5 meses de forma geral. Por exemplo, para crimes com pena máxima de até 2 anos, o prazo é de 6 meses, e para outros crimes, pode ser maior. Agora, vamos às alternativas: a) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa. (Correta) b) As asserções I e II são proposições falsas. (Incorreta) c) A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira. (Incorreta) d) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I. (Incorreta) e) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I. (Incorreta) Portanto, a alternativa correta é: a) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade