Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA - ANÁLISE DE CUSTOS

Prévia do material em texto

A competitividades nas organizações, principalmente comerciais provocam a otimização na eficácia e produtividade, tornando-as eficientes. Para que esse ambiente se torne cada vez mais dinâmico, é de extrema necessidade o planejamento estratégico, a fim de desenvolver o controle e a gestão financeira na composição dos gastos e custos para que se mantenha estável o negócio e haja saúde financeira. É de suma importância saber o quanto é gasto, por exemplo, na produção de produtos ou serviços. Através dessa gestão de custos e gastos é que a empresa se desenvolve, garantindo boas fatias no mercado e superando suas concorrentes.
A eficiente gestão de custos, auxilia as tomadas de decisões na execução de tarefas e operações, possibilitando alta performance na rentabilidade. Pode-se analisar o retorno no capital investido quando há essa eficiente gestão dos custos e gastos. Todavia, as informações que compõem a gestão dos custos devem estar coerentes, muito bem estruturadas a atender qualquer necessidade específica, além de ser possível avaliar o desempenho da organização.
O custeio objetiva encontrar o custo real de determinado produto ou serviço. Outrossim, no Custeio Variável pode-se compreender como o financeiro é afetado pelo volume de vendas. Dada essa premissa, toma-se conhecimento que, a quantidade vendida orientará como cobrir as despesas. Destarte pode ser determinado, por exemplo, o máximo valor de desconto.
A definição da margem de lucro do produto ou serviço, que é um percentual da venda, cujo valor é o lucro do negócio, é definida através do Markup. Essa margem é o valor que sobra após todas as despesas serem descontadas.
Com o domínio das finanças, o sucesso de uma empresa é obtido através da análise de custeio e através de uma boa gestão e controle dos custos e despesas são essenciais para que haja saúde financeira da organização.

Continue navegando