Buscar

Q3 ava

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3- 
No Sistema Único de Saúde, o planejamento em saúde é uma atividade obrigatória para adequar as necessidades de saúde da população com as ações realizadas pelas equipes de saúde, inclusive na AB, pois orienta também o processo de trabalho das Equipes de Saúde da Família. Sobre as etapas do planejamento, é incorreto afirmar que: (Marque apenas a alternativa incorreta).
a) Os passos para o planejamento em saúde são: 1. diagnóstico da comunidade; 2. delineamento de um plano de ação; 3. operacionalização do plano de ação; e, 4. avaliação para acompanhar todas as fases do planejamento.
b) O momento explicativo do planejamento é a etapa do diagnóstico da situação de saúde no território (análise da situação). Neste momento a equipe deve identificar o perfil epidemiológico e as necessidades da comunidade. 
c) A necessidade de organização das ações e serviços com base na lógica da Estratégia Saúde da Família é potencializada com o uso do Planejamento em saúde.
d) Para a organização e efetivação do planejamento não são necessários momentos de diálogos multiprofissionais, nem que os profissionais conheçam o território em que atuam, e considerem a integralidade da atenção em saúde, a equidade e, sobretudo, o acesso universal aos serviços de saúde.
e) O planejamento participativo deve envolver a comunidade, por meio de espaços de debates em reuniões, para a construção de propostas e ações, a partir de processos coletivos e democráticos.

Outros materiais