Buscar

Climatologia atividade 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Elementos climáticos que são afetados pelas mudanças no clima
Após a Revolução Industrial, os efeitos da urbanização sobre o meio ambiente tornaram-se mais pronunciados, comprometendo a qualidade ambiental e a vida humana. Isso pode ser comprovado por estudos que mostram como a urbanização afeta o clima em escala local e macro.
1) Radiação solar: A radiação climática, em linhas gerais, pode ser definida como todo o calor recebido pela atmosfera, a maior parte advinda do sol, mas que também recebe a influência dos seres vivos e dos elementos naturais e artificiais que refletem o calor já existente. A radiação solar manifesta-se em diferentes tons de intensidade ao longo do planeta, o que contribui para a formação das chamadas zonas térmicas e climáticas da Terra. 
2) Pressão atmosférica: é o “peso” ou “força” exercidos pelo ar sobre a superfície. A pressão atmosférica é comumente medida em milibares (mb). A pressão atmosférica também tem um impacto nas condições do tempo. Isso ocorre porque as zonas de baixa pressão fazem com que o ar suba, permitindo a formação de nuvens, enquanto as zonas de alta pressão fazem com que o ar caia, impedindo a formação de nuvens e tornando o tempo mais "limpo". O barômetro é um aparelho que serve para medir a pressão atmosférica de um determinado local. A pressão média na Terra é de 1013mb.
3) Temperatura: é a medida do calor na atmosfera, que pode ser expressa em graus Celsius (°C) ou outras unidades de medida, como graus Fahrenheit (°F) ou graus Kelvin (°K) (K). Uma das consequências do deslocamento populacional e do desenvolvimento econômico nas cidades é o fenômeno Ilha Urbana de Calor, que, entre outras coisas, impacta diretamente no conforto térmico e higrométrico das pessoas que ali vivem. O ar quente está presente em maior concentração no centro das cidades que sofrem com esse desequilíbrio. E essa condição dificulta a evaporação, reduz o poder de dispersão dos poluentes atmosféricos gerados trazendo complicações para a vida no meio urbano
4) Precipitação: A precipitação é a quantidade de água que cai sobre a superfície da Terra como resultado do resfriamento (condensação e até congelamento) do vapor d'água contido na atmosfera. Ela ocorre na forma de chuva, neve, granizo etc . As precipitações são mais abundantes na linha do Equador e diminuem em direção aos pólos, mas podem ser maiores com o aumento da altitude ou com a proximidade de oceanos e mares (maritimidade).
5) Umidade: é a quantidade de água e m sua forma gasosa presente na atmosfera. Temos, assim, a umidade absoluta (quantidade total de água na atmosfera) e a umidade relativa do ar (quantidade de água na atmosfera e m relação ao total necessário para haver chuva). 
6) Vento: São fluxos de ar que se deslocam de um ponto a outro da Terra por conta das diferenças de pressão atmosférica. Destacam -se os ventos alísios, que são ventos úmidos que saem dos trópicos em direção ao Equador; os contra alísios, ventos secos que fazem o caminho oposto; a brisa e as monções.

Continue navegando