Buscar

EXERCICIO CALCULOS (4)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Paciente internado na clínica cirúrgica, tem a seguinte prescrição para ser administrada, se dor: dipirona 60mg, VO. Na farmácia tem disponível, somente, frasco gotas, 20mg/mL. Para atender corretamente a prescrição, quantas gotas serão necessárias?
2) Ao preparar a seguinte prescrição: SG 15% 500 ml + SG 50% 40 ml + KCl 10% 10 ml, na vazão de 40 gts/min e levá-la para ser administrada, o seu paciente ansioso, pergunta quanto tempo levará para finalizar esse soro, pois já está de alta, e quer muito ir para casa, você prontamente calcula o tempo e o informa que levará exatamente.
3) A equipe de enfermagem deve estar qualificada para a assistência ao recém-nascido e ter habilidade na realização de cálculos e administração de medicamentos com exatidão, a fim de evitar iatrogenias. Considerando a prescrição de meropenem 280mg 1x ao dia, sendo o frasco disponível de 500mg, diluído em 10ml da AD, quantos ml serão administrados.
4) Está prescrito, para um paciente, 1500mg de Cefalotina. A farmácia dispensa ao paciente dois frascos de 1g de Cefalotina. O membro da equipe de enfermagem responsável por administrar a medicação no paciente dilui os dois frascos de Cefalotina em 10 mL. Quantos mL serão administrados no paciente?
5) Para administrar 500 ml de soro glicosado a 5% em 12 horas, considerando o arredondamento padrão, o cálculo do gotejamento em gotas e microgotas deverá ser de:
6) Assinale a alternativa correta relacionada à dosagem a ser administrada, conforme a seguinte prescrição: Tramadol 60 mg com apresentação em ampola de 3 ml (25 mg/ml).
1. 1,4 ml b) 2,1 ml c) 2,4 ml d) 1, 6 ml
7) O profissional de enfermagem deve ter habilidade na realização de cálculos e na mensuração das doses com exatidão para prevenção de erros de administração de medicamentos. Considerando seu conhecimento sobre cálculos, responda: quantas gotas e microgotas por minuto são necessárias, aproximadamente, para correr uma solução glicofisiológica de 2500ml em 09 horas?
8) O cálculo de gotejamento da medicação é um dos pontos fundamentais para garantir a correta dose ao paciente conforme a medicação prescrita pelo médico. Esse processo pode viabilizar a efetividade ou causar danos ao paciente. Sabendo dessa complexidade, é essencial calcular adequadamente o gotejamento dos medicamentos administrados e escolher o equipo ideal para cada tipo de tratamento, além de acompanhar a resposta do paciente. Dessa forma, o enfermeiro terá certeza de que o medicamento está sendo administrado na velocidade preconizada pela prescrição médica, e qualquer anormalidade será imediatamente relatada ao profissional responsável. Conhecendo os equipos mais utilizados no ambiente hospitalar, o enfermeiro deve saber também que a versão macrogotas equivale a _________, enquanto o tipo microgotas equivale a _________. Complete as colunas com a alternativa CORRETA:
a) 30 gotas/mL; 80 gotas/mL b) 10 gotas/mL; 40 gotas/mL c) 20 gotas/mL; 60 gotas/mL d) 40 gotas/mL; 80 gotas/mL
9) Um paciente tem como prescrição receber a dose de 200mg de determinado medicamento, por via endovenosa. Sabendo-se que o medicamento vem em ampolas de 2ml, e que cada 1ml contém 50mg do medicamento, assinale a alternativa que apresenta a quantidade de ampolas a serem administradas.
10) A mãe de João Pedro (05 anos), 36kg de peso, recebeu uma receita do pediatra onde o mesmo prescreveu 360mg de azitromicina. Sabendo que a medicação azitromicina encontrada na farmácia da unidade contém 200mg/5ml, qual será o volume correto de medicação a ser administrada pela mãe?
11) Foi prescrito a um paciente Cloridrato de Metoclopramida 1 mg VO. A unidade possui apenas frasco de 4 mg/ml. Quantas gotas serão administradas para atender à prescrição médica?
12) Após consulta médica a paciente apresentou a receita de Gentamicina 7,5mg/kg/dia, em três tomadas diárias. A paciente pesa 6 kg e a apresentação disponível no serviço é 10mg/ml. A dose a ser administrada em cada horário é
13) Um paciente precisa receber Cefazolina 400 mg a cada horário, porem na unidade só existem frascos de 500 mg com 5 ml. Tendo em vista que foi prescrita essa medicação a cada 8 horas, quantos ml ele irá receber em cada horário e ao final do dia, somando-se todas as doses, respectivamente?
14) O técnico em enfermagem, diluiu a ampola de cefalotina 1g em 8 mL de água para injeção estéril. Dessa solução, ele aspirou e administrou, no paciente, 3,7 mL. A dosagem de antibiótico recebida pelo paciente foi de:
15) Foi prescrita a administração de 350 ml de solução glicosada a ser administrada a um paciente em 24 horas de internação. Qual deverá ser o gotejamento aproximado para cumprimento desta prescrição?
16) Carlos é enfermeiro e recebeu as prescrições de um médico para administrar um medicamento analgésico X em quatro pacientes diferentes (A, B, C e D).
Este medicamento vem no estado líquido em um frasco de 50 mL, com a seguinte informação “analgésico X 2,5 mg/mL” e para sua administração é diluído em soro e aplicado intravenoso.
Abaixo está a prescrição, feita pelo médico responsável, para cada paciente. Paciente - Idade/doença Prescrição. Paciente A 12 anos/dor de cabeça 20 mg de analgésico X;
Paciente B 18 anos/Dor de dente 15 mg de analgésico X;
Paciente C 29 anos/dor no joelho esquerdo 65 mg de analgésico X;
Paciente D 42 anos/dor nas costas 100 mg de analgésico X.
Com base nessas informações, julgue os itens abaixo marcando verdadeiro (V) ou falso (F).
( ) Carlos deverá administrar 10 mL do analgésico X para o paciente A.
( ) Carlos deverá administrar 6 mL do analgésico X para o paciente B.
( ) Carlos deve administrar exatamente metade de um frasco do analgésico X para o paciente C.
( ) Carlos deverá administrar para o paciente D o quíntuplo da dose administrada ao paciente A, ou seja, 40 mL do analgésico X.
( ) Para administrar a medicação aos quatro pacientes, Carlos necessita de 3 frascos do analgésico X, ao menos, já que juntos os pacientes receberão mais que 100 mL do medicamento.
Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência CORRETA:
a-V – F – F – V – F. b- F – V – F – V – F. c- F – F – V – V – F. d- V – V – V – F – V. e- F – V – V – V – V.
17) Você trabalha no setor de pediatria e tem de preparar a seguinte prescrição médica: Metronidazol 200mg EV, de 12/12 horas. Na instituição, há disponível Metronidazol 0,2% com 300ml de solução. Sendo assim, calcule quantos ml da droga serão necessários para atender corretamente à prescrição.
a) 300 b) 100. c) 50. d)10.
18) Uma paciente internada na clínica cirúrgica está aguardando acabar a infusão do seu soro para sair de alta. Ansiosa, a paciente pergunta ao enfermeiro quanto tempo falta para acabar a medicação, o enfermeiro percebe que ainda há 500ml da solução e que o gotejamento está a 20 gotas/minuto. Com essas informações, calcule o tempo exato para informar à paciente.
19) Foi prescrito uma bolsa de Plasma Fresco (120 mL), para infusão rápida, em 35 minutos. O gotejamento será de:
20) Foi registrada a prescrição médica com 20 UI de insulina NPH rotulado 100 UI/ml. Você dispõe de seringas de insulina graduada 100 UI/ml e de seringas hipodérmicas de 3 ml. Qual quantitativo se deve aspirar nas duas opções de seringa, respectivamente?
1. 20 UI e 0,2 ml.
2. 2 UI e 2 ml.
3. 20 UI e 2 ml.
4. 2 UI e 0,2 ml
21) Um médico prescreveu a um paciente 150 mg de amicacina. Ao checar a disponibilidade do medicamento na enfermaria, o técnico de enfermagem constatou que existiam apenas ampolas com 500 mg/2 mL desse fármaco.
Nesse caso, deve-se proceder ao cálculo para obter a quantidade correta a ser administrada àquele paciente. Essa quantidade corresponde:
22) Paciente M. L de 28 anos deu entrada em uma unidade de pronto atendimento devido ao quadro de hipotensão e êmese. Após passarpela consulta médica, aguarda ser puncionado para administração de hidratação venosa. Foi prescrito pelo médico 540ml de S.F 0,9% para correr em 4 horas. O volume de gotas por minuto que deverá ser administrado pelo enfermeiro no paciente para que a solução seja infundida de acordo com a prescrição médica (PM) é de:
23) Em uma unidade de clínica médica foi prescrito ao paciente R.S.J, 52 anos, 60 mg de diclofenaco de sódio. Na unidade tem disponível ampolas de 3ml, 25mg/ml. Ao realizar o cálculo de administração o Técnico em Enfermagem deve administrar:
24) Diluir uma solução significa dissolver, adicionando-se a ela solvente que não altera a massa do soluto. Enquanto que rediluir é diluir mais ainda o medicamento, aumentando o volume do solvente (Água Destilada, SF, SG ou diluente para injeção), com o objetivo de obter dosagens pequenas, ou seja, concentrações menores de soluto, porém com um volume que possa ser aspirado com segurança. Utiliza-se a rediluição quando se necessita de doses bem pequenas, como as utilizadas em neonatologia, pediatria e algumas clínicas especializadas. Neste cenário, foi prescrito Aminofilina 3,5 mg IV, tem-se na unidade, ampolas de 240mg/10 ml. Qual o quantitativo que se devemos aspirar após a rediluição e administrar no paciente?
25) Quantos gramas de glicose há em uma ampola de 20 ml de glicose a 50%.

Continue navegando