Buscar

Afetividade na Educação Inclusiva

Prévia do material em texto

MATRIZ SÍNTESE DO ARTIGO CIENTÍFICO
Disciplina: Trabalho de Conclusão de curso em pedagogia	
Turma:9005	
Professor: Wilna Campos	
Aluno:Carla Velloso Ramos da Silva	
1. Tema escolhido:
Afetividade na Educação Inclusiva.
2. Problema científico:
 Qual a importância da afetividade na educação inclusiva?
3. Questões norteadoras:
A. Como estimular a participação de todos, reconhecendo e desenvolvendo o potencial de cada indivíduo, eliminando a discriminação dos alunos com deficiência?
B. Como está sendo direcionado o processo educacional dos alunos com necessidades especiais no ensino regular?
C. Qual o papel da afetividade dentro da educação inclusiva?
4. Objetivo geral:
Analisar a importância da afetividade na educação inclusiva e sua influência na ação pedagógica do professor.
5. Objetivos específicos:
A. Desenvolver a relação afetiva do professor com aluno, criando um ambiente mais harmonioso para desencadear um bom desenvolvimento do indivíduo.
B. Enfatizar a necessidade da formação continuada do professor para atuar na educação inclusiva de maneira eficaz.
C. Analisar como a educação inclusiva pode se entendida para trabalhar seus problemas de acordo com a realidade escolar.
6. Bibliografia Básica:
 PIAGET, Jean. Relações entre a afetividade e a inteligência no desenvolvimento mental da criança.Tradução e organização: Claudio J. P. Saltini e Doralice B. Cavenaghi. Rio de Janeiro: Wak, 2014. 356 p.
MACHADO, V. L. M. Aprendizagem e interação professor-aluno. In: WITTER, G. P.; LOMÔNACO, J. F. B. (Org.) Psicologia da aprendizagem: aplicações na escola. São Paulo: EPU, 1987.
GUIMARÃES, D. C. F. A afetividade na sala de aula: atividades de ensino e suas implicações na relação sujeito-objeto. 2008. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, São Paulo.
COLOMBO, Fabiana Aurora. Aquisição da escrita: a afetividade nas atividades de ensino desenvolvidas pelo professor. 2007. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, São Paulo.
BRAGA, M. C. B. A interação professor-aluno em classe inclusiva: um estudo exploratório com criança autista. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Estadual Paulista, Marília.

Continue navegando