Buscar

Os tecidos são estruturas formadas por um conjunto de células semelhantes que atuam para desempenhar uma mesma função

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os tecidos são estruturas formadas por um conjunto de células semelhantes que atuam para desempenhar uma mesma função, eles não são encontrados isoladamente em nosso corpo estando sempre associado uns aos outros formando órgãos e sistemas que compõem o nosso organismo, o corpo humano é formado por quatro tipos de tecidos, o tecido epitelial, o tecido conjuntivo, o tecido muscular e o tecido nervoso. 
O tecido epitelial possui funções de revestimento do corpo sensibilidade e secreção de substâncias para isso esse tipo de tecido é composto por um agrupamento de células justapostas em diferentes formas, cilíndricas, achatadas ou públicas, nos tecidos epiteliais não há presença de vasos sanguíneos e um exemplo desse tipo de tecido é a pele humana que é formada pela epiderme que contém tecido epitelial, e a derme que contêm tecido conjuntivo.
O tecido conjuntivo possui as funções de sustentação preenchimento e o transporte de substâncias, suas fibras são formadas por dois tipos de proteínas, o colágeno e a elastina, pelo fato de suas células serem bem diversificadas quanto à forma tamanho e funções, esse tecido é dividido em adiposo, cartilaginoso, ósseo e sanguíneo.
O tecido adiposo é composto de células adiposas que acumulando gordura, essas células recebem o nome de adipócitos e esse tipo de tecido tem como principal função o isolamento térmico do corpo sendo, portanto, o maior depósito corporal de energia.
O tecido cartilaginoso possui uma consistência firme flexível sua função é de sustentação e revestimento e esse tipo de tecido está presente em órgãos como por exemplo, a orelha o nariz e a traqueia, além disso a cartilagem amortecem o impacto dos movimentos da coluna vertebral, o tecido ósseo é um tipo de tecido rígido ele é rico em sais minerais, cálcio e colágeno O que torna os ossos firmes e resistentes além disso ele é inervado e irrigado por sangue sendo sua principal função a sustentação do corpo uma vez que compõem o esqueleto humano
O tecido sanguíneo é formado por diversos tipos de células, esse tecido possui as funções de defesa do organismo e transporte de nutrientes e gases da respiração, vale lembrar que o sangue é um tecido líquido e ele é composto de hemácias, leucócitos, plaquetas e plasma.
O tecido muscular é formado por células alongadas e especializadas em contração, pois possui proteínas contráteis como a miosina e a actina, esse tecido apresenta grande inervação e vascularização e é dividido em liso, esquelético e cardíaco.
O tecido muscular liso ele é também chamado de não estriado pois não possui estrias transversais, esse tipo de tecido realiza movimentos involuntários ou seja movimentos que acontecem independentemente de nossa vontade, nós podemos encontrar esse tecido em órgãos como útero a bexiga e o intestino.
O tecido muscular esquelético recebe esse nome pois está conectado ao nosso esqueleto, ele possui células longas e é formado por estrias transversais, esse tipo de tecido realiza movimentos voluntários.
Já o tecido muscular cardíaco é o tecido que forma o nosso coração, ele realiza movimentos involuntários e é formado por células longas e cilíndricas que possuem estrias transversais.
Tecido nervoso que é formado principalmente por células nervosas chamadas neurônios que são longas estreladas e possuem a capacidade de transmitir impulsos nervosos, são exemplos de órgãos formados por células nervosas os nervos o cérebro e a medula espinhal.

Continue navegando