Buscar

Introdução à Histologia: Tipos de Tecidos

Prévia do material em texto

Histologia 
Prof . Roberta Hokama 
Histologia 
O que vocês sabem sobre o assunto ?
Sabem o significado de Histologia?
Histologia = Hydton – Tecido + Logos –Estudo 
Sabendo que a Histologia é o estudo sobre os tecidos, que tipos de tecidos iremos estudar?
Histologia 
Tecidos são um agrupado de células que podem ser semelhantes ou não. 
Essas Células estão agrupadas para realizar alguma função específica. 
Tecido 
Entre as células existe uma substância chamada intercelular ou intersticial, essa substância está localizada ao redor das células e as auxiliam no seu funcionamento. 
Tipos de Tecido 
No corpo humano temos quatro tipos básicos de tecido:
Epitelial
Conjuntivo
Muscular
Nervoso
Tecido Epitelial 
As células do tecido epitelial são muito unidas não tendo muito espaço para a substância intercelular. 
Sendo assim não haverá espaços para vasos sanguíneos. 
Então como é feita a nutrição celular ?
A nutrição celular do tecido epitelial é realizado com o auxílio do tecido conjuntivo. 
Característica do Tecido Epitelial 
Resistente – Utilizado para o revestimento e para locais onde ocorre a secreção glandular. 
Epiderme (Camada mais superficial da pele)
Mucosas (nariz, interior da boca, estômago, traqueia, etc.)
Serosas (Pulmão) Revestimento do órgão externamente. 
Secreção Glandular 
Exócrinas 
Endócrinas 
Tecido conjuntivo 
Ao contrário do tecido epitelial o tecido conjuntivo é caracterizado por ter uma grande quantidade de substancia intercelular.
O tecido Conjuntivo é dividido em alguns tipos e cada tipo ele tem uma determinada função. 
Tecido Conjuntivo Frouxo - Ele é um estrutura frágil, porém de estrema importância, o tecido conjuntivo frouxo é responsável em preencher as fibras musculares e envolve vasos sanguíneos e é ele que é responsável em auxiliar a nutrição do tecido epitelial 
Tecido Conjuntivo Denso – O tecido é o oposto do anterior sendo mais estruturado e é formado por fibras de colágeno, proteína que as duas são maior sustentação ao tecido. 
	É encontrada na derme, dando maior proteção á pele, tendões musculares.
Tecido adiposo- ele é formado por células adiposas, que são responsáveis em armazenar gordura capaz de gerar energia onde o corpo está com falta de glicose. Eles podem guardar grande quantidade de gordura em seu interior podendo aumentar muitas vezes o seu tamanho.
Fibras elásticas- estão localizadas no material intersticial e são responsáveis em dar mais elasticidade ao tecido. Esse tipo de fibra é encontrada em alguns ligamentos e nas paredes de artérias. 
Tecido Cartilaginoso
A cartilagem é um tipo de tecido mais resistente, porém um uma certa flexibilidade e com uma importante função modeladora. A cartilagem é rica em colágeno, entre outras substâncias e ela é dividida em três tipos.
Hialina –Possuem grande quantidade de substância intercelular e muitas fibrilas colágenas. Estão nas articulações, traqueia e brônquios.
Elastina – são formadas por muitas fibras elásticas, como pavilhão da orelha. 
Fibrosa ou Fibrocartilagem- possui uma grande quantidade de fibras em sua maioria colágenas. São mais resistentes e são encontrados nos discos articulares e intervertebrais. 
Tecido ósseo 
O osso possui a substancia intersticial calcificada dando bastante dureza. No meio da substância calcificada há células que caracterizam o osso como uma estrutura viva. 
Sangue
Tecido fundamental para o funcionamento do organismo e a sua substancia intercelular líquida é formada pelo plasma, que nela circulam as células sanguíneas, que se subdividem em três tipos. 
Hemácias ou glóbulos vermelhos- Responsáveis em transportar oxigênio para os tecidos, são células que não apresentam núcleo.
Leucócitos ou Glóbulos Brancos – são responsáveis na defesa do nosso organismo
Plaquetas – Fragmentos celulares responsáveis pela coagulação sanguínea
Atividade
https://wordwall.net/play/5096/364/724
Tecido Muscular 
Formado por células especiais que tem a principal função de contração, tornando-se possível a movimentação corporal. 
Essa ação é possível, pois no citoplasma dessas células existem filamentos que interagem entre si, encurtando o comprimento da célula. 
Tecido Muscular
Músculo Liso- ele tem esse nome porque ao olhar o microscópio esse tecido tem um aspecto liso. É formado por células longitudinais também chamadas de fibras musculares. Esse tecido é encontrado nas vísceras, as suas contrações são involuntárias. 
Músculo Estriado esquelético – Tecido em que as células apresentam várias estrias, resultantes da ordenação dos feixes paralelos. Ele recebe essa denominação, pois em muitas das vezes estão presos a parte do esqueleto, e quando se contraem provocam a movimentação corporal. 
Músculo estriado cardíaco- Esse tipo de músculo tem células com estrias, porém as suas contrações independe da vontade do indivíduo. Existe unicamente no miocárdio, o músculo do coração. 
Tecido Nervoso 
O tecido nervoso é responsável em produzir e conduzir impulsos elétricos, são fundamentais para todas as funções do sistema nervoso, possibilitando o controle da movimentação e da sensibilidade do corpo. 
O tecido nervoso também é responsável pelas funções cognitivas- memória, reflexões e aprendizado. 
As células presentes no sistema nervoso responsáveis em conduzir e produzir esses impulsos elétricos são os neurônios e além deles existem as células denominadas de glia, que auxiliam na sustentação e nutrição esses neurônios.

Continue navegando