Buscar

his 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

HISTORIA DO BRASIL COLONIA IMPERIO MODULO 2
1.  
Os historiadores João Fragoso e Manolo Florentino são representantes de uma corrente historiográfica que vem procurando romper com alguns esquematismos da historiografia sobre a América portuguesa, que entende a história colonial por um viés economicista, e propiciar novas interpretações sobre a economia e a sociedade coloniais brasileiras. Uma de suas contribuições foi inserir a ideia do sistema de mercês ou economia do dom para entender a relação entre a colônia e metrópole. Leia o trecho abaixo, retirado da obra “Arcaísmo como projeto”:
"O sistema de mercês [ou economia do dom] [...] a Coroa continuamente criava e recriava uma hierarquia social fortemente desigual, baseada em privilégios. Uma consequência dessas práticas foi a formação de uma aristocracia constituída não tanto por grandes proprietários, como na Inglaterra e França, mas principalmente por beneficiários dos favores reais.”
De acordo com o trecho acima, e com seus conhecimentos sobre a economia e a sociedade coloniais, é possível afirmar que a relação entre a colônia e a metrópole, no sistema de mercês, se dava:
B. 
através da doação de terras na colônia e privilégios aos que desempenhassem funções e tarefas para a coroa portuguesa.
2. 
Ao longo de três séculos, a administração da América portuguesa foi realizada por meio de diferentes cargos e instituições. No Dicionário do Brasil Colonial, o verbete “Administração” traz o seguinte texto:
“Outro aspecto enfatizado é a indiferenciação, típica do Antigo Regime, entre as atribuições executivas, legislativas e judiciárias. Enfatizou-se que os diversos órgãos da Coroa desempenhavam funções de natureza mista, a exemplo do Tribunal da Relação, órgão judiciário, porém encarregado de um sem-número de funções legislativas e executivas. Além disso, tem sido ressaltada a importância estratégica da sobreposição de atribuições e competências entre os vários órgãos e agentes administrativos como algo intrínseco ao funcionamento da administração colonial”.
Assinale a alternativa correta sobre a administração colonial:​​​​​​​
Você acertou!
A. 
A sobreposição de atribuições e competências entre os vários agentes e órgãos gerou, em muitos casos, conflitos e dificuldades administrativas para os colonos.
3. 
As Câmaras Municipais foram instituições fundamentais na administração colonial, exercendo, em âmbito local, diversas funções. Sobre essa instituição e suas características, são feitas as seguintes afirmações. Assinale V para verdadeiro e F para falso.
(  ) Por meio da ocupação de cargos na Câmara, a elite podia encaminhar suas demandas às demais esferas administrativas da colônia e da metrópole e defender seus interesses.
( ) As Câmaras eram espaços exclusivos para elaboração de leis e regimentos, que deveriam ser cumpridos pelos habitantes das municipalidades.
(  ) Os homens bons, ou seja, aqueles que podiam ser eleitos para os cargos camarários, eram aqueles que reuniam as condições para pertencer a certo estrato social, com distinções e privilégios.
(  ) Os ocupantes dos cargos camarários eram eleitos por voto direto de todos os habitantes homens da colônia, excetuando-se os africanos escravizados e os indígenas.
A ordem correta para o preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:​​​​​​​
B. 
V – F – V – F.
4. 
D. João III introduziu no Brasil as capitanias hereditárias, loteando o território que ia de Pernambuco ao Rio da Prata. Entre os anos de 1534 e 1536, foram editadas as primeiras cartas de doação, que entregaram 15 lotes a 12 donatários. Sobre as capitanias hereditárias, são feitas as seguintes afirmações:
I – Constituíram uma forma de administração colonial implementada por Portugal no Brasil, em uma experiência inédita.
II – Guardavam raízes no sistema medieval do senhorio, na concessão de domínios de terra a particulares para o desenvolvimento econômico.
III – Foram um empreendimento que, em um primeiro momento, foi realizado sem ônus para o Estado, ou seja, apenas com o capital privado.
Qual(is) afirmativa(s) está(ão) correta(s)?​​​​​​​
D. 
Apenas II e III.
5. 
Em 1548, o rei português D. João III implementou uma modificação na administração colonial do Brasil, com a introdução do Governo Geral. Sobre a substituição do sistema de capitanias hereditárias e a criação do Governo-Geral, leia o texto a seguir:
Ao substituir o sistema de capitanias hereditárias pelo Governo-Geral, a Coroa portuguesa ___________ as capitanias hereditárias. Essa substituição se deveu _____________ dos donatários, o que levou ______________ da economia açucareira. Assim, o Governo-Geral tinha como objetivo a _____________________ político-administrativa da América portuguesa.
A alternativa que apresenta os termos corretos para o preenchimento das lacunas na ordem em que são apresentadas é:
D. 
manteve – à falta de recursos – à decadência – centralização.

Outros materiais