Buscar

Lei 9.609/98 e Responsabilidade do Fornecedor

Prévia do material em texto

Segundo Elias (2000), nas diversas áreas do direito brasileiro, estudiosos desenvolvem novos modelos para a legislação frente à tecnologia e suas inevitáveis consequências no mundo jurídico, tornando cada vez mais importante a Lei 9.609/98. Sobre o que trata essa lei acerca do relacionamento empregado/empregador, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O programa de computador será exclusivamente do empregador se o empregado foi contratado para desenvolver o sistema. ( ) O programa será de propriedade do empregador apenas se o empregado foi contratado com vínculo na CTPS. ( ) O programa de computador será exclusivamente do empregador quando ele for contratado por meio de CTPS e se o empregado foi contratado para desenvolver o sistema. ( ) Poderá haver estipulação em contrato, no qual o empregador poderá ceder partes ou integralmente o direito do software ao empregado. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: ELIAS, Paulo Sá. Alguns aspectos da informática e suas consequências no Direito. Revista dos Tribunais, v. 766, p. 499, 2000.
A
V - F - F - V.
B
F - V - F - V.
C
V - V - F - V.
D
V - V - V - F.
2Segundo o artigo 5º, inciso XII da Constituição Federal, "é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal". Nesse caso, pode haver falta de ética no uso das comunicações corporativas. Sobre o que são boas práticas no uso de ferramentas corporativas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) As punições podem ser aplicadas, mesmo que as regras não estejam claras. ( ) A melhor forma de resguardar todas as partes é contar com uma política transparente e bem divulgada. ( ) As normas não necessariamente devem dizer o que pode ser feito e o que é proibido. Afinal, segundo alguns intérpretes: "Tudo está proibido, caso não esteja claro que é permitido". ( ) As regras devem estar visíveis para que o funcionário saiba que está entrando em ambiente monitorado e possa decidir. ( ) A punição pode variar de uma advertência até a demissão no caso de reincidência ou de infração grave. A empresa não precisa comprovar que teve prejuízo, basta comprovar o descumprimento das regras. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 19 jun. 2020.
A
F - F - V - F - V.
B
F - V - F - V - V.
C
V - V - V - F - V.
D
V - F - V - V - F.
3A empresa XYZ adquiriu uma licença de uso de um sistema integrado de gestão empresarial, tendo por finalidade integrar todos os setores de sua empresa, bem como atender às novas exigências fiscais no que tange à emissão das notas fiscais eletrônicas. Todavia, transcorridos alguns meses de efetiva utilização do software, a referida empresa fora notificada e multada pela Receita Federal pela sonegação de impostos que vinha ocorrendo quando da emissão das notas fiscais de saída. A empresa, a fim de investigar as causas da referida sonegação, contratou uma auditoria, a qual constatou que a sonegação ocorrera, exclusivamente, por erros de cálculos realizados pelo software adquirido recentemente. Consoante aos pontos centrais da responsabilidade do fornecedor prevista no Código de Defesa do Consumidor, assinale a alternativa CORRETA:
A
No caso em comento, não há possibilidade da aplicação do Código de Defesa do Consumidor, já que a empresa XYZ trata-se de uma pessoa jurídica e não adquiriu o software como destinatária final.
B
O fabricante poderá se isentar da responsabilidade pelos danos causados à empresa, se provar que não colocou o produto no mercado.
C
O fato de o fornecedor não ter agido com dolo afasta a sua responsabilidade pelos danos causados.
D
O software continuará sendo considerado defeituoso, mesmo que haja a comprovação, que os impostos foram calculados incorretamente devido à falta de parametrização do sistema, responsabilidade esta exclusiva do consumidor.
4O Código Tributário Brasileiro, Lei nº 5.172/1966, define em seu artigo 3° que tributo é toda contribuição pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. Os tributos são valores a serem pagos de forma compulsória, seja em dinheiro ou em bens. Sobre os tributos, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Fator Gerador. II- Sujeito Ativo. III- Sujeito Passivo. ( ) É a pessoa que tem o dever de pagar o tributo. Normalmente é o contribuinte que, ao praticar o fato gerador, dá origem ao tributo. ( ) É a pessoa jurídica de direito público; a União, Estados, Municípios e Distrito Federal, que têm competência para exigir o cumprimento da obrigação tributária. ( ) É o acontecimento discriminado na lei que, ao ser praticado por alguém, dá origem à obrigação de pagar um tributo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5172.htm. Acesso em: 18 jun. 2020.
A
I - III - II.
B
III - I - II.
C
III - II - I.
D
II - III - I.
5Mesmo com o diploma legal, não existe convergência de ideias sobre os mecanismos de proteção dos programas de computador. No Brasil, nós temos legislação específica sobre esse tema, que é a Lei 9.609/98. Estudar essa legislação, ver como a tecnologia é protegida e entender como ela pode ser difundida é de essencial importância para a sociedade, já que o monopólio de conhecimentos tão importantes poderia gerar retrocesso, até mesmo ao país. Sobre a Lei 9.609/98, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9609.htm. Acesso em: 18 jun. 2020.
A
Mesmo realizando o registo, o autor perderá a tutela no passar de 5 anos.
B
Segundo a lei, o autor não é obrigado a registrar o seu software, desde que tenha outro meio confiável de provar que é o criador do produto.
C
Mesmo realizando o registo, o autor perderá a tutela no passar de 12 meses.
D
Segundo a lei, o único meio de provar que o software existe e é de propriedade do autor é através do registro.
6Em um caso na qual um motorista da empresa Uber solicita sua integração à plataforma, por conta de ter recusado apenas um passageiro, o juiz de Direito Domicio Whately Pacheco e Silva, da Primeira Vara do Juizado Especial Cível de Vergueiro/SP, julgou procedente ação para obrigar a Uber a reintegrar o motorista que foi excluído da plataforma. O juiz explicou na sentença que, em regra, diante da autonomia privada, ninguém é obrigado a contratar ou a se manter vinculado à determinada relação contratual, mas sempre se impõe a observância da boa-fé (MIGALHAS, 2018). Com relação aos princípios fundamentais do direito contratual, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Princípio da autonomia da vontade. II- Princípio do consensualismo. III- Princípio da obrigatoriedade dos contratos. IV- Princípio da boa-fé. ( ) Nele se funda a liberdade contratual dos contratantes, consistindo no poder de estipular livremente, como melhor lhes convier, mediante acordo de vontades, disciplina de seus interesses e suscitando efeitos tutelados pela ordem jurídica. ( ) Segundo ele, o sentido literal da linguagem não deverá prevalecer sobre a intenção inferida da declaração de vontade das partes. ( ) O simples acordo de duas ou mais vontades basta para gerar o contrato válido. ( ) Pelo qual as estipulações feitas no contrato deverão ser fielmente cumpridas (pacta sunt servanda), sob pena de execução patrimonial contra o inadimplente. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: MIGALHAS. Uber indenizará por tratamento indigno ao excluir motorista do aplicativo. 2018. Disponível em: https://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI292228,81042-Uber+indenizara+por+tratamento+indigno+ao+excluir+motorista+do. Acesso em: 3 dez. 2018.
A
I - IV - II - III.
BII - III - IV - I.
C
III - IV - I - II.
D
I - IV - III - II.
7Segundo o artigo 5º, inciso XII da Constituição Federal, "é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal". Nesse caso, pode haver falta de ética no uso das comunicações corporativas. Sobre o que são boas práticas no uso de ferramentas corporativas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Informalidade na redação dos e-mails: o e-mail corporativo é o papel timbrado da empresa, por isso, se deve escrever com o máximo de informalidade possível. ( ) Não enviar informações confidenciais: isso pode caracterizar crime de violação de segredo profissional ou concorrência desleal. ( ) Tratar de assuntos pessoais através do e-mail profissional. ( ) Não repassar boatos ou "correntes" recebidas. ( ) Não clicar em qualquer link recebido por mensagens eletrônicas, ou abrir anexos sem passar pelo antivírus. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 19 jun. 2020.
A
F - V - F - V - V.
B
V - V - F - V - F.
C
V - F - V - V - V.
D
F - F - F - F - V.
8O Imposto é um tributo obrigatório cobrado pelo governo. Isso quer dizer que é um valor que você paga e contribui para custear as despesas administrativas do Estado. O não pagamento pode gerar multas e até punição legal. No ordenamento tributário, podemos enumerar alguns impostos que incidem quando da emissão da nota fiscal. Neste contexto, sobre esses impostos, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas: ( ) ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). ( ) IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). ( ) IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte). ( ) IPI (Imposto sobre Percentual de Integração). Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V - F.
B
F - V - F - V.
C
V - V - V - F.
D
F - F - V - V.
9A tipificação dos crimes virtuais geralmente é similar à tipificação dos crimes comuns. Vemos cada vez mais o crescimento dos crimes cibernéticos, principalmente realizados pela internet, crescendo em todos os países, e no Brasil não é diferente. Recentemente, tivemos casos como o chamado de "baleia azul", que é facilmente enquadrado como sendo uma apologia ao crime. Com relação aos tipos de crimes, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Violação de direitos autorais (plágio). II- Pirataria de software. III- Golpes em vendas (e-commerce). ( ) É um crime que, muitas vezes, pode trazer grandes problemas. Trata-se da cópia de textos e informações da internet sem a indicação da fonte. ( ) É um crime em que o infrator viola os direitos do autor com o objetivo de obter ganho financeiro sem a autorização expressa do autor ou de quem o represente (artigo 12 da Lei n° 9.609/1998). ( ) São todos os golpes realizados pela internet, por lojas virtuais ou pessoas físicas, relacionados a vendas de produtos ou serviços. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
II - III - I.
B
I - III - II.
C
I - II - III.
D
III - II - I.
10O Direito do Consumidor é o conjunto de normas que regulamenta as relações de consumo. As relações de consumo, por sua vez, são aquelas estabelecidas entre fornecedor e consumidor, caracterizadas pela desigualdade das partes em função da hipossuficiência do consumidor. Sobre os direitos e os deveres das partes na relação de consumo, assinale a alternativa CORRETA:
A
É de dez anos o prazo que o consumidor possui para reclamar por vício no produto ou serviço.
B
A responsabilidade objetiva do consumidor pelos danos causados na relação de consumo oferece limites à atuação empresarial.
C
A proibição à publicidade enganosa ou abusiva faz parte do rol de garantias ao consumidor estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).
D
O Código de defesa do consumidor estabelece os direitos e deveres do fornecedor, com vistas a assegurar o equilíbrio da relação de consumo.

Continue navegando