Buscar

Crise de 1929

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Júlia Victória G. Bezerra Silva RA: 21310189 Ágata Damasceno: 21287937
Luana Bragantini RA: 21233423 Matheus Monteiro: 21255673
A Crise de 1929 e a ascensão dos Regimes Totalitários
A entrada do Estados Unidos da América na Primeira Guerra Mundial foi um processo importante para a resolução do conflito e para o próprio país. Após o ingresso e o fim da guerra, os EUA passaram a ser uma grande potência econômica, já que as nações europeias ainda se reestruturavam dos estragos. A produção estava a todo vapor, o “estilo de vida americano” era desejado por todos e os investidores apostavam cada vez mais nas ações e na bolsa de valores.
Contudo, com o passar dos anos a economia da Europa voltou a crescer e a se reorganizar. Os norte-americanos começaram a sentir os efeitos dessa recuperação, pois os europeus pararam de importar produtos. Até que em 1929, os EUA presenciaram uma das maiores crises da história.
Pela falta de importações, os estadunidenses começaram a produzir mais do que o necessário. A produção era muito maior do que o consumo. Com o falso otimismo, muitos passaram a investir na bolsa, o que gerou uma supervalorização das ações (elas valiam muito mais do que a realidade). Em 1929, essas ações passaram a se desvalorizar rapidamente e esse fator somado a superprodução, causou estragos na economia e nas condições de vida dos americanos. Diversas empresas faliram, milhões de desempregados, diminuição do PIB e das importações e exportações. No Brasil, a exportação de café foi diretamente afetada.
A Quebra da Bolsa de Nova York ainda causou um forte sentimento de desconfiança no Liberalismo. Esse sentimento propiciou o crescimento de ideologias, que futuramente dariam origem a regimes totalitários. Esses regimes têm por característica um governo centralizado, nacionalismo extremo, o sentimento Anti-liberalista, exaltação militar e de um líder, a ideia do partido único, e a exploração das colônias.
Entre alguns governos ditatoriais estão o Franquismo, Salazarismo, Nazismo e Fascismo. Esses dois últimos foram os mais notáveis. O Fascismo foi iniciado na Itália, foi liderado por Benito Mussolini em 1919, com o Partido Nacional Fascista. Surgiu a partir do sentimento de insatisfação da Itália com o resultado da Primeira Guerra e das determinações do Tratado De Versalhes. A "Marcha sobre Roma reuniu milhares de fascistas para pressionar o rei Vitor-Emanuel III. Sem opção, o rei convidou Mussolini, ser ministro. Os camisas negras aproveitaram a situação e deram um golpe, levando Benito ao poder.
Na Alemanha, inspirado pelo Fascismo, surgia um dos mais poderosos e cruéis regimes totalitários: o Nazismo. Em 1919, Adolf Hitler entrou para o “Partido Trabalhista Alemão”. No ano seguinte, graças a nomenclatura muda para "Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães”. Em 1921, Hitler se torna presidente do partido. Dois anos depois, os nazistas tentaram dar um golpe. A ação fracassou e Hitler foi preso. Durante a detenção escreveu o livro "Mein Kampf" (Minha Luta). Após oito meses, é solto e começa a reestruturar o partido. Criou estruturas administrativas e grupos paramilitares.
Quando tomou o poder, Adolf Hitler liderou o sistema político que dominou praticamente toda a Europa e disseminou ações antissemitas, executando e prendendo judeus em campos de concentração. Durante a Segunda Guerra, mediu força contra França, Reino Unido e Estados Unidos. Foi derrotado pela União Soviética e teve de ceder. Hitler acabou se suicidando e no fim da Guerra, a Alemanha foi dividida em duas partes.
CONCLUSÃO: A crise econômica de 1929 veio de um momento de um falso otimismo pós-guerra e que colocava os EUA como a maior potência daquele momento. Com a reestruturação europeia, os norte-americanos viram-se em meio a uma grande turbulência. A superprodução e a desvalorização da Bolsa, levaram os EUA do status de exemplo a uma nação quase falida. Esse processo ajudou a alimentar o sentimento nacionalista e de desconfiança em outros países, fazendo com que ideologias extremistas ascendessem. Entre essas ideologias, encontram-se o Nazismo e o Fascismo. Ambos centrados na figura de um líder com forte poder de persuasão e que disseminava ideais preconceituosos e antissemitas. Vemos que os eventos que ocorrem no século XX provém de consequências da Primeira Guerra (desde a entrada dos EUA, que gerou o um falso sentimento de prosperidade e levou a quebra da bolsa às determinações do Tratado de Versalhes, o qual serviu de motivação para o surgimento desses regimes).

Outros materiais