Buscar

John Dewey e sua Contribuição para a Educação

Prévia do material em texto

AS PRINCIPAIS IDEIAS DE JOHN DEWEY E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EVOLUÇÃO DA EDUACAÇÃO
RENAN DIAS FERNANDES
03106254
LICENCIATURA EM LINGUA INGLESA 
John Dewey, vislumbrou na educação uma estratégia de disseminação dos princípios políticos democráticos como forma de consolidação dos direitos civis, políticos e sociais. Assim, a escola faz parte do trabalho da educação, mas a educação em sentido amplo inclui todas as influências que contribuem para a formação de atitudes e disposições que formam os principais hábitos da mente e do caráter. Viver é desenvolver, crescer. O processo educativo, portanto, não tem outra finalidade senão a sua, mas é um processo constante de reorganização, reconstrução e transformação da vida. O hábito de aprender diretamente com a própria vida, as condições de vida em que cada indivíduo aprende no processo de viver.
As ideias de John Dewey são utilizadas por educadores brasileiros nos períodos e fontes estudados para discutir a educação em valores humanos fundamentais e áreas da vida social. Uma característica distintiva de todos os discursos inspirados na filosofia de Dewey é que esses valores não são a priori, mas buscados em um mundo em mudança. A ideia de construir a educação em princípios normativos fez com que esses princípios nunca fossem estabelecidos de forma definitiva, fixa e absoluta, pois a realidade estava em constante movimento.
Nesse contexto, a prática docente e as atividades de pesquisa educacional não podem ser pautadas por outros referenciais que não sejam a mobilidade permanente do homem e do mundo que ele cria, que não pode ser traduzida na subordinação do indivíduo à ordem social e econômica. Uma das principais lições deixadas por Dewey é que, sendo vida e educação indissociáveis, a educação deve preparar a vida para seu constante desenvolvimento. Como ele diz, "as crianças não estão prontas para a vida em um momento e para viver em outro".
Consciente de algumas das limitações da sociedade burguesa, sobretudo no que diz respeito aos seus ideais democráticos, considerou a possibilidade de uma pedagogia capaz de fomentar o espírito de participação democrática. Uma sociedade democrática deve ser composta por cidadãos que estão ativamente envolvidos em todos os aspectos da sociedade. Como tal, afirma que a democracia não consiste simplesmente numa forma de governo e/ou sufrágio universal, mas concretiza-se através da livre troca e troca de experiências entre todos os cidadãos. No entanto, tal participação só é possível se forem desenvolvidas nos jovens certas atitudes intelectuais, tais como: iniciativa, capacidade de alargar e centrar o pensamento, interesse pela matéria de estudo, espírito livre e sentido de responsabilidade para com os outros e para com a sociedade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
Lima, Geraldo Gonçalves de e Gatti, DécioEDUCAÇÃO, SOCIEDADE E DEMOCRACIA: JOHN DEWEY NOS MANUAIS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E/OU PEDAGOGIA (BRASIL, SÉCULO XX). História da Educação [online]. 2019, v. 23 [Acessado 16 Novembro 2022] , e93210.

Continue navegando