Buscar

Atividade Aula 9 EAD

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: Empreendedorismo
	TURMA: Dn5
	DATA: 16/11/2022
	PROFESSOR (A): Priscilla Norgann de Sousa
	ACADÊMICO (A): Carlos Eduardo Soares Oliveira
ATIVIDADE AVALIATIVA – AULA 9
 Valor até 0,5 (Meio ponto) 
Um plano de negócios é um guia para o empreendedor ou empresário. Trata-se de um documento onde se descreve um negócio, se analisa a situação do mercado e se estabelecem as ações que se irão realizar no futuro, juntamente com as estratégias correspondentes para as implementar.
Deste modo, o plano de negócios é um instrumento que permite comunicar uma ideia de negócio para a vender ou para obter financiamento. Também se trata de uma ferramenta de uso interno para o empresário, pois permite-lhe avaliar a viabilidade das suas ideias e fazer um seguimento da aplicação das mesmas na prática.
Em relação ao plano de negócio, o formato de um sumário executivo irá variar de acordo com os assuntos mais importantes do negócio em questão, mas as seguintes seções deverão fazer parte de qualquer sumário bem elaborado e bem escrito.
Responda à questão:
Quais assuntos/sessões devem fazer parte do Sumário executivo de um Plano de Negócios?
· Missão da Empresa. 
I. Definir em algumas poucas frases o que é ou será a empresa. E agregue opcionalmente a visão e os valores.
· Informação Empresarial. 
I. Principais dados cadastrais da empresa e sócios. Depois um resumo do que faz e quanto faz, ou que fará.
· Seus Produtos Bens e Serviços. 
I. Resumidamente os produtos oferecidos e a serem oferecidos ao mercado pela empresa.
· Público Alvo - Mercado.
I. Para quem venderá e o tamanho deste público.
· Destaques de Crescimento.
I. No caso de um negócio em cursos, descreva os aspectos positivos, seja com os resultados obtidos, seja com as boas expectativas. E no caso de um novo negócio, foque as expectativas. Em ambos os casos, dê os principais números de mercado que fundamentam as expectativas. Lembrando que gráficos e planilhas podem ser úteis nessa seção.
· Informações Financeiras. 
I. Resuma o investimento necessário: em que investirá e quanto de recursos. E descreva a expectativa de recuperação do investimento, usando uma ou mais métricas. Exemplos: payback em meses, Taxa Interna de Retorno – TIR e Fluxo de Caixa Descontado. Aqui cabe ainda quanto se quer captar de recursos especificamente junto ao investidor ou agente financeiro.
· Resumo de Planos Futuros.
I. Um plano pode e deve tratar de expansões não contempladas naquele momento, mas que são um potencial a ser explorado no futuro.

Continue navegando