Buscar

TA_AV1 - CONTROLADORIA E ORÇAMENTO PÚBLICO (2)

Prévia do material em texto

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: CONTROLADORIA E ORÇAMENTO PÚBLICO
Avaliação - AV1 
Nome: Lucas Batalha de Oliveira
Matrícula: 2015100680
Turma: 821
Questão 1
Qual o entendimento de um modelo de administração burocrático e cite duas vantagens e duas desvantagens de sua utilização.
Resposta
Primeiro, vemos que não estamos falando do conceito popular de burocracia, e sim da burocracia como solução para que as organizações evitem arbitrariedades.E a estruturação formal da organização, permitindo, dessa forma, organizar as atividades humanas para a realização de objetivos comuns no longo prazo. 
Como vantagens do modelo, a consistência e a eficiência. Já como desvantagens temos o excesso de rigidez e a lentidão na execução dos processos.
Questão 2
Os cinco princípios básicos da Administração Pública estão presentes no artigo 37 da Constituição Federal de 1988 e condicionam o padrão que as organizações administrativas devem seguir. São eles: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Explique o que significa o princípio da moralidade e exemplifique com uma ação que se apresenta na mídia.
Resposta
Em um sentido mais simples, a noção de moralidade está associada às noções de justiça, ação e dever, Trata-se de obedecer não somente a lei jurídica mas também a lei ética. A moralidade administrativa junto à sua legalidade, possui pressupostos que, quando não seguidos, torna a atividade pública ilegítima, um exemplo prático disto é a nomeação de parentes em cargos comissionados.
Questão 3
O orçamento é a materialização da ação planejada do Estado na manutenção de suas atividades e na execução de seus projetos. Faça um resumo do que seja o orçamento-programa e cite 3 exemplos de programas das esferas Federal, Estadual e Municipal.
Resposta
O orçamento-programa apresenta os propósitos, os objetivos e as metas para os quais a administração solicita os recursos necessários. Além disso, identifica os custos dos programas propostos para alcançar tais objetivos e os dados quantitativos que medem as realizações e o trabalho realizado dentro de cada programa. 
Para que o orçamento-programa cumpra essas funções, é preciso que ele esteja integrado ao Plano Plurianual (PPA), à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e à Lei Orçamentária Anual (LOA) – estes estão vinculados aos planos e às diretrizes macros de governo. 
É possível afirmar que o orçamento-programa é um instrumento de gestão pública, tanto na perspectiva da contabilidade pública quanto do planejamento, da implantação, da execução e do controle das políticas públicas.
Questão 4
Em que consiste o PPA, a LDO e a LOA?
Resposta:
PPA
O Plano Plurianual (PPA) é o primeiro desses instrumentos. Nesse documento, é definida as diretrizes, objetivos e metas da administração pública em um prazo de 4 anos, é feito um planejamento de médio prazo para o país, o estado ou o município. O conteúdo é mais estratégico, contemplando investimentos em obras que durem mais de um ano, por exemplo, e oferecendo um norte para os outros dois instrumentos orçamentários (a LDO e a LOA).
O PPA deve ser enviado pelo Poder Executivo até 31 de agosto do primeiro ano de cada mandato, e o Poder Legislativo deve devolvê-lo para sanção do Chefe do Poder Executivo até o encerramento da sessão legislativa. O plano passa a vigorar no em 1º de janeiro do segundo ano do mandato.
LDO
Baseando-se no PPA, o Poder Executivo de cada membro da federação (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) envia aos seus respectivos órgãos do Poder Legislativo, até o dia 15 de abril, um projeto de lei estabelecendo as prioridades e metas para o próximo ano. Quando aprovado, o projeto torna-se Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A LDO serve para detalhar e organizar esses objetivos e metas para o ano seguinte. Uma meta traçada no PPA. Tem como função fazer um link entre o PPA.
LOA
O papel da Lei Orçamentária Anual (LOA) é fixar quanto poderá ser gasto em cada um desses itens no próximo ano e dizer de onde virão os recursos para bancar essas despesas. Os prazos da LOA são os mesmos do PPA.
A LOA estima as receitas para o próximo ano, com base no histórico de arrecadação e em uma previsão de crescimento ou redução de acordo com os movimentos do mercado. Com a informação de quanto provavelmente teremos de arrecadação no ano seguinte é que são fixadas as despesas para cada uma dessas ações. Não significa, que aquele valor estará disponível em caixa para a realização dessas despesas, já que as receitas foram apenas estimadas e dependem da sua realização para que estejam à disposição.

Continue navegando