Buscar

Os nove blocos do canvas negócios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Com o modelo de negócio Canvas é possível realizar o mapeamento e o entendimento do negócio de uma empresa; assim o modelo de nove blocos tem o objetivo de apresentar como a empresa pretende operar e gerar valor ao cliente. A aplicação do Canvas consiste no preenchimento de seus blocos com as ideias e oportunidades. O preenchimento permite uma melhor compreensão do modelo de negócio, assim como a possibilidade de criação e melhoria de novas ideias e oportunidades. 
- Proposta de Valor: Definição de oferta de valor que a empresa entregará para os clientes. Aqui a empresa deverá resumir sua proposta, mostrar onde a empresa se diferencia das demais. A proposta de valor é a razão pela qual os clientes procuram uma empresa em detrimento de outra. Ele resolve um problema do cliente ou satisfaz uma necessidade do cliente.
- Seguimento de Clientes: define quais os seguimentos de clientes ou fatia do mercado deseja atender. Após a determinação do bloco Proposta de Valor, a empresa consegue definir com mais clareza os seguimentos de clientes ou fatia de mercado, de forma a garantir o público alvo desejado.
- Canais: Define quais canais ou caminhos de comunicação e vendas a empresa pretende utilizar para chegar até seu cliente. Com a identificação do bloco Seguimento de Clientes, é possível identificar o canal apropriado para que sua propaganda e publicidade alcance seu publico alvo.
- Relacionamento: Definição da estratégia de relacionamento e fidelização de clientes. Depois de identificar o bloco Canais que serão utilizados, fica mais fácil utilizar estratégia de fidelização com seus clientes, uma vez que a companhia foi “identificada” com produto/serviço atrativo para seu público-alvo.
- Receitas: Definir como e quanto os clientes deverão pagar pelo valor agregado que a empresa irá oferecer em troca. Esse bloco está super ligado com o bloco Relacionamento, pois depende do valor que os clientes estão dispostos a pagar e o quanto representa a fidelidade do cliente, assim, com base nas vendas, pode-se medir o fluxo de receitas.
- Recursos: Destaca os ativos necessários para efetivar a proposta de valor da empresa. Esse bloco justifica a Proposta de Valor, para assim, alcançar mercados, manter relacionamentos e obter receitas. Os recursos podem ser físicos, financeiros, intelectuais ou humano; da própria empresa ou de terceiros.
- Atividades: Define as coisas mais importantes que uma empresa deve fazer para que o modelo de negócios funcione. Conhecê-las e classificá-las corretamente favorece o sucesso do negócio. Assim como os Recursos, elas devem gerar e oferecer uma Proposta de Valor, alcançar mercados, manter relacionamentos e obter receitas. As Atividades podem ser o desenvolvimento de software, o gerenciamento da cadeia de suprimentos ou resolução de problemas; tudo vai depender do modelo de negócios de cada empresa.
- Parceria: Define quem são os parceiros importantes para a empresa, podendo ser exclusivos ou não. Parceiros que farão o modelo de negócios funcionar. As parcerias podem existir por vários motivos, como por exemplo, os fornecedores. Elas são essenciais para criar alianças e assim otimizar, reduzir riscos e adquirir recursos. 
- Estrutura de Custos: Define os principais custos decorrentes da operação do modelo de negócios, tais como os custos de manutenção de equipamentos, infraestrutura, pessoal, etc., podem ser calculados de forma relativamente fácil depois de definir Recursos, Atividades e Parcerias. A Estrutura de Custos, engloba: custos fixos, custos variáveis, economia de escala e economia de escopo.

Continue navegando