Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Marque a alternativa que apresente o fator que mais influencia o proprietário na decisão de adquirir as soluções para uma casa mais inteligente:
Terreno
Projeto hidráulico
Acabamento
Custo de investimento
Estética/paisagismo

O conceito de sociedade 5.0 tornou-se conhecido em 2017, na exposição comercial mundial dos serviços de telecomunicação digital e tecnologia da informação. O primeiro-ministro japonês falou sobre o tema com muito entusiasmo, salientando que a sociedade estava iniciando o seu quinto capítulo. As mensagens e os slogans passaram a apresentar tons futuristas que enfatizam melhores condições de vida a partir desse novo período que, na realidade, ainda estamos vivenciando. Hoje existem planejamentos concretos para integrar a tecnologia ao cotidiano da população.
Considerando as características da sociedade 5.0, a seguir analise as afirmações:
I. A sociedade 5.0 remete a um cenário com a presença de recursos tecnológicos como a internet das coisas, big data e inteligência artificial.
II. A sociedade 5.0 remete ao surgimento de serviços interconectados voltado para uma sociedade centrada nas pessoas.
III. A sociedade 5.0 remete a acumulação e o compartilhamento do conhecimento entre as pessoas.
IV. A sociedade 5.0 remete à união do ciberespaço e do espaço físico.
I, apenas
I e II, apenas
II e III, apenas
III e IV, apenas
I, II, III e IV

Sobre o conceito casa inteligente, correlacione a primeira coluna com a segunda coluna, enumerando de cima para baixo, e a seguir assinale a alternativa correta.
(I) Reúne um conjunto de tecnologias pelos sistemas interligados e pela rede de internet.
(II) Faz uma ponte entre o cliente e a empresa que presta serviços de automação residencial.
(III) Conceito atualizado com equipamentos intuitivos transformando os espaços mais agradáveis.
(IV) Controla a iluminação, ar-condicionado e playlist, por exemplo: Siri, Alexa e Google Home.
I, II, III, IV
I, III, II, IV
II, I, III, IV
II, I, VI, III
II, IV, I, III

A globalização deve ser analisada e compreendida amplamente. No que diz respeito a fatores econômicos, ela apresenta vantagens e riscos que podem ser expressos como bons resultados (oportunidades de emprego, rendimentos, acesso a produtos e serviços), quanto maus (desemprego, pobreza, esgotamento de recursos, poluição ambiental e danos culturais). Entretanto, a globalização oferece oportunidades relevantes no contexto não-econômico.
Analise as alternativas e assinale a que indica essas oportunidades.
A. Trata-se da globalização de valores, entendida como a extensão gradual de princípios éticos comuns, cuja manifestação mais cabal é a Declaração dos Direitos Humanos.
Possibilidade do desenvolvimento intelectual de uma parcela reduzida da população.
Desenvolvimento do segmento de turismo, que possibilita à população mundial poder conhecer diferentes países e culturas.
Seleção da oferta de produtos e serviços de forma a padronizar normas de certificação internacional.
Redução de políticas que favoreçam populações mais carentes.

O interesse pelas casas inteligentes cresceu a partir do momento que as pessoas compreenderam que os dispositivos são muito mais do que acessórios. Pelo contrário, foram idealizados para facilitar as atividades diárias e estimular o consumo consciente.
A partir disso, assinale a alternativa que apresente três finalidades de uma casa inteligente:
Conforto, segurança e eficiência
Conforto, segurança e desvalorização do empreendimento
Excesso de aparelhos, atualização de curto prazo e eficiência
Conforto, excesso de aparelhos e valorização do empreendimento
Excesso de aparelhos, eficiência e valorização do empreendimento

As tecnologias disruptivas estão causando impactos irreversíveis nos mais diversos setores e também no dia a dia das pessoas. Não poderíamos deixar de citar as cidades inteligentes, com ferramentas que proporcionam, por exemplo, mais segurança, praticidade na rotina da população e otimização da gestão dos governos locais. Isso aponta que as entidades da iniciativa pública e privada que já estão investindo em ferramentas tecnológicas disruptivas estão à frente da concorrência. Por outro lado, as organizações que ainda não começaram, estão arriscando perder clientes para aquelas que se encontram neste processo.
Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I. O Estado deve considerar que o progresso desenfreado está por vir e só resta estar preparado para recebê-lo no futuro.
II. O Estado pode trabalhar com a iniciativa privada, ao instituir políticas de incentivo à contratação da mão de obra humana por meio de possíveis tributações.
III. O Estado deve buscar conciliar as garantias constitucionais e as tecnologias disruptivas, uma vez que não podemos retardar ou estagnar o avanço tecnológico.
IV. O Estado deve buscar pela preservação da dignidade dos seres humanos, diante da garantia da efetivação constitucional por meio da preservação dos direitos fundamentais sociais.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
III e IV, apenas
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.

Tecnologias disruptivas são inovações extremamente impactantes para a sociedade, capazes de alterar definitivamente a forma como nos comportamos em determinados aspectos. Sua adoção significa que hábitos antigos deixaram de ser mainstream e foram substituídos por uma nova abordagem (...) As tecnologias disruptivas estão causando impactos irreversíveis nos mais diversos setores e também no dia a dia das pessoas. Desde que a pandemia de coronavírus começou, a transformação digital e suas tecnologias disruptivas foram ainda mais aceleradas, tornando-se um dos pilares das organizações que pretendem continuar se destacando e crescendo.
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A sociedade pode se reorganizar por meio da adoção de medidas para a preservação de direitos sociais através de políticas públicas a serem instituídas pelo Poder Público, como capacitar os indivíduos para a chegada de novos postos de emprego no mercado, desde o ensino fundamental ao ensino superior, assim deve regulamentar seu uso e suas responsabilidades.
II. A reorganização da sociedade e reestruturação da economia, diante do surgimento de novas tecnologias que estão sendo adotadas, são cruciais para a diminuição dos índices de desemprego nos países.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

Quando se trata de casa inteligente, é possível pensar na automatização de muitas funções/comandos, como acender ou apagar as luzes, ligar e desligar a televisão, acionar o ar-condicionado e o alarme de segurança. Além disso, os dispositivos inteligentes podem trazer sugestões de músicas e filmes de acordo com o perfil do cliente e ficar responsável de avisar os compromissos da semana, inclusive horários de medicamentos e compromissos previamente agendados.
Sobre os aparelhos de uma casa mais inteligente, assinale a alternativa que apresente dois aparelhos que podem ser programados para receber comandos por meio de uma interface do usuário:
Computador e aparelho de jantar
Tablet e celular do tipo smartphone
Computador e aparelho auditivo
Aparelho de jantar e Tablet
Aplicativo de celular e aparelho auditivo

A partir do fenômeno da globalização, e agora com a Quarta Revolução Industrial, especialmente pelo desenvolvimento e implementação da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) em escala e velocidade ainda não vistas anteriormente, notam-se transformações na forma como vivemos e nos relacionamos, inclusive pela digitalização dos negócios, das empresas e do trabalho. Contudo, a pobreza e a precarização do trabalho em muitos segmentos persistem em existir, de forma que a erradicação da pobreza continua sendo um objetivo a ser alcançado pela humanidade. Nesse sentido, a Organização das Nações Unidas (ONU), mediante compromisso de 193 Estados-Membros, lançou a Agenda 2030.
Analise as alternativas e assinale a que representa o objetivo principal da Agenda 2030.
Possibilitar que os países participassem de reuniões anuais para discutir a pobreza mundial.
Reunir informações específicas de quais países estão na linha de pobreza no contexto mundial.
A erradicação da pobreza, inclusive a extrema, por ser requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável do Planeta, buscando fortalecer a paz universal.
Agrupar um número amplo de países que dominem a tecnologia.
Promover a transformação digital dos países que usam a tecnologia para avançar na área de educação e pesquisa e deixar para segundo plano as nações que ainda não têm a tecnologia.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Marque a alternativa que apresente o fator que mais influencia o proprietário na decisão de adquirir as soluções para uma casa mais inteligente:
Terreno
Projeto hidráulico
Acabamento
Custo de investimento
Estética/paisagismo

O conceito de sociedade 5.0 tornou-se conhecido em 2017, na exposição comercial mundial dos serviços de telecomunicação digital e tecnologia da informação. O primeiro-ministro japonês falou sobre o tema com muito entusiasmo, salientando que a sociedade estava iniciando o seu quinto capítulo. As mensagens e os slogans passaram a apresentar tons futuristas que enfatizam melhores condições de vida a partir desse novo período que, na realidade, ainda estamos vivenciando. Hoje existem planejamentos concretos para integrar a tecnologia ao cotidiano da população.
Considerando as características da sociedade 5.0, a seguir analise as afirmações:
I. A sociedade 5.0 remete a um cenário com a presença de recursos tecnológicos como a internet das coisas, big data e inteligência artificial.
II. A sociedade 5.0 remete ao surgimento de serviços interconectados voltado para uma sociedade centrada nas pessoas.
III. A sociedade 5.0 remete a acumulação e o compartilhamento do conhecimento entre as pessoas.
IV. A sociedade 5.0 remete à união do ciberespaço e do espaço físico.
I, apenas
I e II, apenas
II e III, apenas
III e IV, apenas
I, II, III e IV

Sobre o conceito casa inteligente, correlacione a primeira coluna com a segunda coluna, enumerando de cima para baixo, e a seguir assinale a alternativa correta.
(I) Reúne um conjunto de tecnologias pelos sistemas interligados e pela rede de internet.
(II) Faz uma ponte entre o cliente e a empresa que presta serviços de automação residencial.
(III) Conceito atualizado com equipamentos intuitivos transformando os espaços mais agradáveis.
(IV) Controla a iluminação, ar-condicionado e playlist, por exemplo: Siri, Alexa e Google Home.
I, II, III, IV
I, III, II, IV
II, I, III, IV
II, I, VI, III
II, IV, I, III

A globalização deve ser analisada e compreendida amplamente. No que diz respeito a fatores econômicos, ela apresenta vantagens e riscos que podem ser expressos como bons resultados (oportunidades de emprego, rendimentos, acesso a produtos e serviços), quanto maus (desemprego, pobreza, esgotamento de recursos, poluição ambiental e danos culturais). Entretanto, a globalização oferece oportunidades relevantes no contexto não-econômico.
Analise as alternativas e assinale a que indica essas oportunidades.
A. Trata-se da globalização de valores, entendida como a extensão gradual de princípios éticos comuns, cuja manifestação mais cabal é a Declaração dos Direitos Humanos.
Possibilidade do desenvolvimento intelectual de uma parcela reduzida da população.
Desenvolvimento do segmento de turismo, que possibilita à população mundial poder conhecer diferentes países e culturas.
Seleção da oferta de produtos e serviços de forma a padronizar normas de certificação internacional.
Redução de políticas que favoreçam populações mais carentes.

O interesse pelas casas inteligentes cresceu a partir do momento que as pessoas compreenderam que os dispositivos são muito mais do que acessórios. Pelo contrário, foram idealizados para facilitar as atividades diárias e estimular o consumo consciente.
A partir disso, assinale a alternativa que apresente três finalidades de uma casa inteligente:
Conforto, segurança e eficiência
Conforto, segurança e desvalorização do empreendimento
Excesso de aparelhos, atualização de curto prazo e eficiência
Conforto, excesso de aparelhos e valorização do empreendimento
Excesso de aparelhos, eficiência e valorização do empreendimento

As tecnologias disruptivas estão causando impactos irreversíveis nos mais diversos setores e também no dia a dia das pessoas. Não poderíamos deixar de citar as cidades inteligentes, com ferramentas que proporcionam, por exemplo, mais segurança, praticidade na rotina da população e otimização da gestão dos governos locais. Isso aponta que as entidades da iniciativa pública e privada que já estão investindo em ferramentas tecnológicas disruptivas estão à frente da concorrência. Por outro lado, as organizações que ainda não começaram, estão arriscando perder clientes para aquelas que se encontram neste processo.
Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I. O Estado deve considerar que o progresso desenfreado está por vir e só resta estar preparado para recebê-lo no futuro.
II. O Estado pode trabalhar com a iniciativa privada, ao instituir políticas de incentivo à contratação da mão de obra humana por meio de possíveis tributações.
III. O Estado deve buscar conciliar as garantias constitucionais e as tecnologias disruptivas, uma vez que não podemos retardar ou estagnar o avanço tecnológico.
IV. O Estado deve buscar pela preservação da dignidade dos seres humanos, diante da garantia da efetivação constitucional por meio da preservação dos direitos fundamentais sociais.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
III e IV, apenas
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.

Tecnologias disruptivas são inovações extremamente impactantes para a sociedade, capazes de alterar definitivamente a forma como nos comportamos em determinados aspectos. Sua adoção significa que hábitos antigos deixaram de ser mainstream e foram substituídos por uma nova abordagem (...) As tecnologias disruptivas estão causando impactos irreversíveis nos mais diversos setores e também no dia a dia das pessoas. Desde que a pandemia de coronavírus começou, a transformação digital e suas tecnologias disruptivas foram ainda mais aceleradas, tornando-se um dos pilares das organizações que pretendem continuar se destacando e crescendo.
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A sociedade pode se reorganizar por meio da adoção de medidas para a preservação de direitos sociais através de políticas públicas a serem instituídas pelo Poder Público, como capacitar os indivíduos para a chegada de novos postos de emprego no mercado, desde o ensino fundamental ao ensino superior, assim deve regulamentar seu uso e suas responsabilidades.
II. A reorganização da sociedade e reestruturação da economia, diante do surgimento de novas tecnologias que estão sendo adotadas, são cruciais para a diminuição dos índices de desemprego nos países.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

Quando se trata de casa inteligente, é possível pensar na automatização de muitas funções/comandos, como acender ou apagar as luzes, ligar e desligar a televisão, acionar o ar-condicionado e o alarme de segurança. Além disso, os dispositivos inteligentes podem trazer sugestões de músicas e filmes de acordo com o perfil do cliente e ficar responsável de avisar os compromissos da semana, inclusive horários de medicamentos e compromissos previamente agendados.
Sobre os aparelhos de uma casa mais inteligente, assinale a alternativa que apresente dois aparelhos que podem ser programados para receber comandos por meio de uma interface do usuário:
Computador e aparelho de jantar
Tablet e celular do tipo smartphone
Computador e aparelho auditivo
Aparelho de jantar e Tablet
Aplicativo de celular e aparelho auditivo

A partir do fenômeno da globalização, e agora com a Quarta Revolução Industrial, especialmente pelo desenvolvimento e implementação da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) em escala e velocidade ainda não vistas anteriormente, notam-se transformações na forma como vivemos e nos relacionamos, inclusive pela digitalização dos negócios, das empresas e do trabalho. Contudo, a pobreza e a precarização do trabalho em muitos segmentos persistem em existir, de forma que a erradicação da pobreza continua sendo um objetivo a ser alcançado pela humanidade. Nesse sentido, a Organização das Nações Unidas (ONU), mediante compromisso de 193 Estados-Membros, lançou a Agenda 2030.
Analise as alternativas e assinale a que representa o objetivo principal da Agenda 2030.
Possibilitar que os países participassem de reuniões anuais para discutir a pobreza mundial.
Reunir informações específicas de quais países estão na linha de pobreza no contexto mundial.
A erradicação da pobreza, inclusive a extrema, por ser requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável do Planeta, buscando fortalecer a paz universal.
Agrupar um número amplo de países que dominem a tecnologia.
Promover a transformação digital dos países que usam a tecnologia para avançar na área de educação e pesquisa e deixar para segundo plano as nações que ainda não têm a tecnologia.

Prévia do material em texto

20/11/2022 09:56 Unicesumar - Ensino a Distância
about:blank 1/6
ATIVIDADE - SEMANA DE CONHECIMENTOS GERAIS - 54/2022
Período:17/10/2022 08:00 a 20/11/2022 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ABERTO
Nota máxima:1,00
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 21/11/2022 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1ª QUESTÃO
Marque a alternativa que apresente o fator que mais influencia o proprietário na decisão de adquirir as
soluções para uma casa mais inteligente:
 
ALTERNATIVAS
Terreno
Projeto hidráulico
Acabamento
Custo de investimento
Estética/paisagismo
2ª QUESTÃO
"O conceito de sociedade 5.0 tornou-se conhecido em 2017, na exposição comercial mundial dos serviços
de telecomunicação digital e tecnologia da informação. O primeiro-ministro japonês falou sobre o tema com
muito entusiasmo, salientando que a sociedade estava iniciando o seu quinto capítulo. As mensagens e os
slogans passaram a apresentar tons futuristas que enfatizam melhores condições de vida a partir desse novo
período que, na realidade, ainda estamos vivenciando. Hoje existem planejamentos concretos para integrar
a tecnologia ao cotidiano da população".
Disponível em: <https://www.meupositivo.com.br/panoramapositivo/sociedade-5-0/> acesso em 06 out.
2022.
 
Considerando as características da sociedade 5.0, a seguir analise as afirmações:
I. A sociedade 5.0 remete a um cenário com a presença de recursos tecnológicos como a internet das coisas,
big data e inteligência artificial.
 II. A sociedade 5.0 remete ao surgimento de serviços interconectados voltado para uma sociedade centrada
nas pessoas.
III. A sociedade 5.0 remete a acumulação e o compartilhamento do conhecimento entre as pessoas.
IV. A sociedade 5.0 remete à união do ciberespaço e do espaço físico.
 É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas
I e II, apenas
II e III, apenas
III e IV, apenas
I, II, III e IV
20/11/2022 09:56 Unicesumar - Ensino a Distância
about:blank 2/6
3ª QUESTÃO
Sobre o conceito casa inteligente, correlacione a primeira coluna com a segunda coluna, enumerando de
cima para baixo, e a seguir assinale a alternativa correta. 
 
(I)Reúne um conjunto de tecnologias pelos sistemas interligados e pela rede de
internet.
(     ) Arquiteto ou
Engenheiro
(II)Faz uma ponte entre o cliente e a empresa que presta serviços de automação
residencial.
(     ) Automação
Residencial
(III)Conceito atualizado com equipamentos intuitivos transformando os espaços
mais agradáveis.
(     ) Comodidade
(IV)Controla a iluminação, ar-condicionado e playlist, por exemplo: Siri, Alexa e
Google Home.
(     ) Assistentes de voz
 
ALTERNATIVAS
I, II, III, IV
I, III, II, IV
II, I, III, IV
II, I, VI, III
II, IV, I, III
4ª QUESTÃO
A globalização deve ser analisada e compreendida amplamente. No que diz respeito a fatores econômicos,
ela apresenta vantagens e riscos que podem ser expressos como bons resultados (oportunidades de
emprego, rendimentos, acesso a produtos e serviços), quanto maus (desemprego, pobreza, esgotamento de
recursos, poluição ambiental e danos culturais). Entretanto, a globalização oferece oportunidades relevantes
no contexto não-econômico.
MACHADO. F. V. A mutação da empresa e do mundo do trabalho sob o enfoque do trabalho decente e do
crescimento econômico: uma abordagem sobre o trabalho na Economia de Plataforma. Rev. Esc. Jud. TRT4,
Porto Alegre, v. 3, n. 6, p. 187-212, jul./dez. 2021 (Adaptado)
 
Analise as alternativas e assinale a que indica essas oportunidades.
 
ALTERNATIVAS
A. Trata-se da globalização de valores, entendida como a extensão gradual de princípios éticos comuns, cuja
manifestação mais cabal é a Declaração dos Direitos Humanos.
Possibilidade do desenvolvimento intelectual de uma parcela reduzida da população.
Desenvolvimento do segmento de turismo, que possibilita à população mundial poder conhecer diferentes países e
culturas.
Seleção da oferta de produtos e serviços de forma a padronizar normas de certificação internacional.
Redução de políticas que favoreçam populações mais carentes.
20/11/2022 09:56 Unicesumar - Ensino a Distância
about:blank 3/6
5ª QUESTÃO
“O interesse pelas casas inteligentes cresceu a partir do momento que as pessoas compreenderam que os
dispositivos são muito mais do que acessórios. Pelo contrário, foram idealizados para facilitar as atividades
diárias e estimular o consumo consciente” (SANTOS, 2021).
Disponível em: https://loja.br.abb.com/blog/post/funcionalidades-das-casas-inteligentes. Acessado em:
06/10/2022.
A partir disso, assinale a alternativa que apresente três finalidades de uma casa inteligente:
 
ALTERNATIVAS
Conforto, segurança e eficiência
Conforto, segurança e desvalorização do empreendimento
Excesso de aparelhos, atualização de curto prazo e eficiência
Conforto, excesso de aparelhos e valorização do empreendimento
Excesso de aparelhos, eficiência e valorização do empreendimento
6ª QUESTÃO
As tecnologias disruptivas estão causando impactos irreversíveis nos mais diversos setores e também no dia
a dia das pessoas. Não poderíamos deixar de citar as cidades inteligentes, com ferramentas que
proporcionam, por exemplo, mais segurança, praticidade na rotina da população e otimização da gestão dos
governos locais. Isso aponta que as entidades da iniciativa pública e privada que já estão investindo em
ferramentas tecnológicas disruptivas estão à frente da concorrência. Por outro lado, as organizações que
ainda não começaram, estão arriscando perder clientes para aquelas que se encontram neste processo.
 
Disponível em: <https://blog.xpeducacao.com.br/tecnologias-disruptivas/> acesso em 13 out. 2022.
 
Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir:
 
I. O Estado deve considerar que o progresso desenfreado está por vir e só resta estar preparado para
recebê-lo no futuro.
II. O Estado pode trabalhar com a iniciativa privada, ao instituir políticas de incentivo à contratação da mão
de obra humanapor meio de possíveis tributações.
III. O Estado deve buscar conciliar as garantias constitucionais e as tecnologias disruptivas, uma vez que não
podemos retardar ou estagnar o avanço tecnológico.
IV. O Estado deve buscar pela preservação da dignidade dos seres humanos, diante da garantia da
efetivação constitucional por meio da preservação dos direitos fundamentais sociais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
I e III, apenas.
III e IV, apenas
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
7ª QUESTÃO
20/11/2022 09:56 Unicesumar - Ensino a Distância
about:blank 4/6
Tecnologias disruptivas são inovações extremamente impactantes para a sociedade, capazes de alterar
definitivamente a forma como nos comportamos em determinados aspectos. Sua adoção significa que
hábitos antigos deixaram de ser mainstream e foram substituídos por uma nova abordagem (...) As
tecnologias disruptivas estão causando impactos irreversíveis nos mais diversos setores e também no dia a
dia das pessoas. Desde que a pandemia de coronavírus começou, a transformação digital e suas tecnologias
disruptivas foram ainda mais aceleradas, tornando-se um dos pilares das organizações que pretendem
continuar se destacando e crescendo.
 
Disponível em: <https://blog.xpeducacao.com.br/tecnologias-disruptivas/> acesso em 13 out. 2022.
 
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. A sociedade pode se reorganizar por meio da adoção de medidas para a preservação de direitos sociais
através de políticas públicas a serem instituídas pelo Poder Público, como capacitar os indivíduos para a
chegada de novos postos de emprego no mercado, desde o ensino fundamental ao ensino superior, assim
deve regulamentar seu uso e suas responsabilidades.
 
PORQUE
 
II. A reorganização da sociedade e restruturação da economia, diante do surgimento de novas
tecnologias que estão sendo adotadas, são cruciais para a diminuição dos índices de desemprego nos
países.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
8ª QUESTÃO
Quando se trata de casa inteligente, é possível pensar na automatização de muitas funções/comandos,
como acender ou apagar as luzes, ligar e desligar a televisão, acionar o ar-condicionado e o alarme de
segurança. Além disso, os dispositivos inteligentes podem trazer sugestões de músicas e filmes de acordo
com o perfil do cliente e ficar responsável de avisar os compromissos da semana, inclusive horários de
medicamentos e compromissos previamente agendados.
Sobre os aparelhos de uma casa mais inteligente, assinale a alternativa que apresente dois aparelhos que
podem ser programados para receber comandos por meio de uma interface do usuário:
 
ALTERNATIVAS
Computador e aparelho de jantar
Tablet e celular do tipo smartphone
Computador e aparelho auditivo
Aparelho de jantar e Tablet
Aplicativo de celular e aparelho auditivo
20/11/2022 09:56 Unicesumar - Ensino a Distância
about:blank 5/6
9ª QUESTÃO
De modo geral, a globalização apresentou à maior parte dos países que aderiram em certo grau ao esse
processo ganhos em termos de redução de pobreza. Entretanto, uma característica geral associada a esse
processo é o aumento do nível de concentração de renda, tanto em níveis nacionais, como entre países.
Essa realidade provoca um nível de descontentamento em alguns países que motiva a relações político-
econômicas, dando origem a um novo movimento.
BAUMANN, R. Globalização, desglobalização e o Brasil. Revista de Economia Política. Vol. 42. n.3, pp. 592-
618, 2022. (Adaptado)
 
Analise as alternativas e assinale a que nomeia esse novo movimento.
 
ALTERNATIVAS
Competitividade externa
 
Governança global
 
Desglobalização
 
Internacionalização
 
Descentralização de riquezas
 
10ª QUESTÃO
A partir do fenômeno da globalização, e agora com a Quarta Revolução Industrial, especialmente pelo
desenvolvimento e implementação da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) em escala e
velocidade ainda não vistas anteriormente, notam-se transformações na forma como vivemos e nos
relacionamos, inclusive pela digitalização dos negócios, das empresas e do trabalho. Contudo, a pobreza e a
precarização do trabalho em muitos segmentos persistem em existir, de forma que a erradicação da pobreza
continua sendo um objetivo a ser alcançado pela humanidade. Nesse sentido, a Organização das Nações
Unidas (ONU), mediante compromisso de 193 Estados-Membros, lançou a Agenda 2030.
 
MACHADO. F. V. A mutação da empresa e do mundo do trabalho sob o enfoque do trabalho decente e do
crescimento econômico: uma abordagem sobre o trabalho na Economia de Plataforma. Rev. Esc. Jud. TRT4,
Porto Alegre, v. 3, n. 6, p. 187-212, jul./dez. 2021 (Adaptado).
 
Analise as alternativas e assinale a que representa o objetivo principal da Agenda 2030.
 
 
ALTERNATIVAS
20/11/2022 09:56 Unicesumar - Ensino a Distância
about:blank 6/6
Possibilitar que os países participassem de reuniões anuais para discutir a pobreza mundial.
Reunir informações específicas de quais países estão na linha de pobreza no contexto mundial.
A erradicação da pobreza, inclusive a extrema, por ser requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável
do Planeta, buscando fortalecer a paz universal.
Agrupar um número amplo de países que dominem a tecnologia.
 
Promover a transformação digital dos países que usam a tecnologia para avançar na área de educação e pesquisa e
deixar para segundo plano as nações que ainda não têm a tecnologia.

Mais conteúdos dessa disciplina