Buscar

Tics 07 Internação hospitalar do Paciente Psiquiátrico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tics 07 – Internação hospitalar – Vencimento: Sex 16 de Set de 2022 23:59 – “Quando está indicado a internação de paciente psiquiátrico? E quais situações esta prática é vedada?”
A internação do paciente psiquiátrico é indicada quando este perdeu sua capacidade de autogerir, ou seja, perdeu sua autodeterminação, se tornando muitas vezes uma ameaça para si (risco de suicídio, por exemplo) ou para a sociedade. Alguns casos extremos são: Síndrome do pânico, psicose, depressão, transtornos alimentares. A internação é vedada quando é de natureza asilar (artigo 4º, págrafos 1º e 3º da Lei n. 10.216/01).
Trecho extraído da LEI Nº 10.216, DE 6 DE ABRIL DE 2001, Lei da Reforma Psiquiátrica; Lei Paulo Delgado:
“Art. 4o A internação, em qualquer de suas modalidades, só será indicada quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes.
§ 1o O tratamento visará, como finalidade permanente, a reinserção social do paciente em seu meio.
§ 2o O tratamento em regime de internação será estruturado de forma a oferecer assistência integral à pessoa portadora de transtornos mentais, incluindo serviços médicos, de assistência social, psicológicos, ocupacionais, de lazer, e outros.
§ 3o É vedada a internação de pacientes portadores de transtornos mentais em instituições com características asilares, ou seja, aquelas desprovidas dos recursos mencionados no § 2o e que não assegurem aos pacientes os direitos enumerados no parágrafo único do art. 2o.”.
REFERÊNCIAS
LEI Nº 10.216, DE 6 DE ABRIL DE 2001, Lei da Reforma Psiquiátrica; Lei Paulo Delgado; Diário Oficial da União - Seção 1 - Eletrônico - 9/4/2001, Página 2 (Publicação Original);
Paulo Dalgalarrondo, 2019. Psicopatolgia e Semiologia e Patologia dos Transtornos Mentais.

Mais conteúdos dessa disciplina