Buscar

CARLA METODOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade contextualizada Metodologia da Pesquisa
Aluna: Carla Sueli Melo do Nascimento 
Matrícula: 01412128
Curso: Farmácia 
1. Considerando as modalidades de pesquisa, explique o que é uma pesquisa científica e o que são os métodos dedutivo e indutivo. 
Uma pesquisa cientifica são técnicas usadas para obter dados relevantes, que resultará em uma análise de interesse científico. Através da pesquisa é possível uma informação e analise sobre questões especificas em que se trata de demostrar e associa-las com outros fatos. A pesquisa é o caminho para auxiliar o ser humano em futuras pesquisas e inovações, assim enriquecendo o conhecimento, trazendo benefícios para a ciência, comunidade e sociedade. A importância da pesquisa é substancial, sem a metodologia da pesquisa seria impossível avanços na saúde, tecnologias e as demais áreas do conhecimento. 
Sobre o método indutivo esse tipo de pesquisa é realizado a partir de uma generalização de algo particular para assim se chegar a uma conclusão, no conceito geral essa técnica requer investigações sobre fenômenos ou fatos, assim chegando a uma conclusão de uma regra geral.
Já o método dedutivo é uma pesquisa individualizada sobre regras gerais que não se discuti e que são verdadeiras para se explicar algo particular, a partir desses princípios que são indiscutíveis e verdadeiras chamados de premissas, logo o resultado precisa ser verdadeiro, pôr no final da pesquisa o resultado não sendo verdadeira logo a premissa também não é verdade. 
2. Cite e explique, com suas palavras, as diferenças entre citação direta e citação indireta. Utilize exemplo para cada tipo de citação.
De acordo com meu entendimento sobre o assunto, citações são fontes que nos colocamos em nossos trabalhos, e que nos ajuda ainda mais no nosso conhecimento, enriquece nossos pensamentos para elaborar ideias coerentes, uma frase, trecho de uma obra, pensamento de um individuo. Citação direta deve ser descrita da mesma forma que o autor colocou com as mesmas palavras sem nenhuma modificação. Citação indireta acontece quando eu reproduzo a ideia do autor com minhas palavras. Citações curtas contem ate três linhas e citações longas com mais de três linhas, uma e outra precisam do ano e a página, também da utilização de aspas. 
 Ex: citação curta 
Muitos estudantes e professores pensam que estão fazendo pesquisas quando na verdade estão apenas fazendo um relatório com algumas notas no rodapé”. (MCGREGOR, 199, p.1)
Ex: citação longa
O ego é a mente consciente. Ele é constituído por percepções, memorias, pensamentos e sentimentos conscientes. O ego é responsável pelos nossos sentimentos de identidade e de continuidade, e do ponto de vista da pessoa, considera-se que esteja que esteja no centro da consciência (HALL; LINDSEY; CAMPBELL, 2000, p. 88). 
Citação indireta
Outros estudos, citados pela mesma revisão (HARA et al., 1983; KAWATE et al., 1979;
RAVUSSIN et al., 1994) encontraram que grupos de pessoas que emigraram a ambientes
modernos desenvolveram uma incidência maior do Diabetes Tipo 2, comparados com as
suas contrapartes que permanecem em seus lugares de origem.
 
REFERENCIA BIBLIOGRAFICA 
PRAÇA, Fabíola Silva Garcia. Metodologia da pesquisa científica: organização estrutural e os desafios para redigir o trabalho de conclusão. Revista Eletrônica “Diálogos Acadêmicos, v. 8, n. 1, p. 72-87, 2015.
PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale, 2013.
unipampa.edu.br/sisbi/files/2014/07/citacoes-em-documentos.pdf
HELFER, Inácio et al. Normas para apresentação de trabalhos acadêmicos. 2019.

Outros materiais