Buscar

DIREITO AMBIENTAL UNIDADE IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO AMBIENTAL – UNIDADE IV
Código florestal (Lei n.° 12.651/12): reserva legal e áreas de preservação permanente
1. No ordenamento jurídico brasileiro, por que motivo a Constituição Federal de 1988 representa grande relevância para as questões ambientais?
A. É a primeira constituição federal brasileira a abordar o meio ambiente como um bem jurídico, estabelecendo diretrizes para sua proteção.
(A Constituição Federal de 1988 é fundamental para a proteção do meio ambiente porque foi a primeira constituição no país a entender o meio ambiente como bem jurídico. Estabelece apenas diretrizes para a proteção ambiental, pois os conceitos e limitações serão estipulados pelo Código Florestal.)
2. Sobre o Código Florestal, considere as afirmativas a seguir: I - O código atual é uma repetição dos termos do código anterior, sendo que as áreas de preservação permanente e a reserva legal surgiram no ordenamento jurídico, da forma como é hoje, em 1934. II - O Código Florestal vigente instituiu, em 2012, o Cadastro Ambiental Rural, que consiste em um registro eletrônico com a finalidade de integrar as informações ambientais dos imóveis rurais. III - É a lei que dispõe as regras gerais para a proteção da vegetação nativa no país e determina as áreas que devem ser preservadas e as regiões que são autorizadas à produção rural. É correto afirmar que:
E. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
(A afirmativa I está incorreta porque o Código florestal atual trouxe muitas inovações e novas regulamentações das áreas de preservação permanente e da reserva legal. As afirmativas II e III estão corretas porque foi instituído, em 2012, por meio do Código Florestal, o Cadastro Ambiental Rural, sendo que essa lei também indica as normas gerais para a proteção ambiental no que se refere às regiões que devem ser protegidas e as que podem ser exploradas.)
3. As áreas de preservação permanente objetivam proteger os locais considerados mais vulneráveis a danos ecológicos. Qual das alternativas a seguir é um exemplo dessas áreas?
B. Manguezais.
(Os manguezais, assim como áreas de altitude acima de 1800 metros e faixa marginal de um curso d\'água permanente são exemplos de áreas de preservação permanente.)
4. De acordo com o Código Florestal, quais são os percentuais que devem ser registrados como reserva legal em uma propriedade rural que se localiza na Amazônia Legal e no Cerrado, respectivamente?
C. 80% e 35%.
(Na Amazônia Legal e no Cerrado, devem ser registrados como reserva legal, sendo 80% em propriedades rurais localizadas em área de floresta na chamada Amazônia Legal e 35% em propriedades situadas em áreas de Cerrado na Amazônia Legal, sendo no mínimo 20% na propriedade e 15% na forma de compensação ambiental em outra área, mas na mesma microbacia; 20% na propriedade situada em área de floresta, outras formas de vegetação nativa nas demais regiões do País; 20% na propriedade em área de campos gerais em qualquer região do País.)
5. Sobre as áreas de proteção ambiental, considere o texto a seguir: O desenvolvimento econômico e um meio ambiente saudável são direitos garantidos pela legislação brasileira e, a fim de equilibrar esses dois direitos, o Código Florestal apresenta o conceito de .............., que pretende manter a preservação ambiental e permitir a exploração econômica. Já o conceito de ............... objetiva apenas proteger o meio ambiente, proibindo qualquer intervenção nas regiões assim consideradas. As expressões que adequadamente completam o texto são:
B. Reserva legal e áreas de preservação permanente.
(A reserva legal permite o equilíbrio entre a proteção do meio ambiente e a exploração econômica, enquanto que as áreas de preservação permanente são intocáveis, sendo vedada qualquer interferência humana.)
A Política Nacional de Recursos Hídricos (Ênfase em agronegócio)
1. A administração das águas brasileiras é baseada na Política Nacional de Recursos Hídricos, Lei 9.433/97, e prediz que a gestão desse recurso deve ser feita:
C. De forma descentralizada e contar com a participação do Poder Público, dos usuários e das comunidades.
(A administração das águas realmente é descentralizada, conta com diversos setores e, como unidade fundamental dessa gestão, está a bacia hidrográfica.)
2. São instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos, EXCETO:
D. O diagnóstico da situação atual dos recursos hídricos.
(O diagnóstico da situação atual dos recursos hídricos deve ser abordado junto aos Planos de Recursos Hídricos, e não é instrumento direto da Política Nacional de Recursos Hídricos.)
3. Compõem o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, EXCETO:
A. O Departamento de Recursos Hídricos.
(Os Departamentos de Recursos Hídricos são estaduais e não fazem parte do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.)
4. Os Planos de Recursos Hídricos são elaborados:
B. Por bacia hidrográfica, por estado e para o país.
(Realmente existem o Plano Nacional de Recursos Hídricos, o Plano Estadual de Recursos Hídricos e o Plano de Bacias Hidrográficas.)
5. 
A respeito das infrações às normas de utilização de recursos hídricos, marque a alternativa correta.
A. Perfurar poços para extração de água subterrânea sem outorga é considerado uma infração.
(Realmente, a pessoa que perfurar poços sem autorização, outorga, fica sujeito a penalidades.)
Conferência de Estocolmo
1. A Conferência de Estocolmo foi o primeiro marco para as discussões mundiais para preservação ambiental. Considerando seus conhecimentos adquiridos, avalie as afirmativas abaixo:
1) Apesar da emergência ambiental começar a ficar evidente a partir da década de 60, a Conferência de Estocolmo só ocorreu em 1972
2) Não foram relatados desequilíbrios e acidentes ambientais que sinalizassem a necessidade de um acordo global de preservação do meio-ambiente.
Assinale a alternativa correta:
E. A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda afirmativa é falsa.
(A primeira alternativa é considerada verdadeira por que apesar de existirem evidências de um colapso ambiental em virtude de inúmeros acidentes e incidentes ambientais registradas pelos cientistas ainda na década de 60. A segunda alternativa, porém relata a dificuldade de um acordo global em virtude da preservação ambiental ser vista como uma barreira ao crescimento socioeconômico.)
2. Quatro motivações principais foram determinantes para a ocorrência da Conferência de Estocolmo, organizada pela Organização das Nações Unidas.
Qual alternativa apresenta uma dessas motivações?
B. Os relatos de chuvas ácidas, contaminação do solo e acúmulo de metais pesados eram cada vez mais frequentes e já era sabido que essas contaminações poderiam afetar a saúde humana.
(Os cientistas já tinham cooperações consolidadas e o progresso científico era bastante expressivo, inclusive já sendo relatada a urgência de se lidar com a escassez de água. Todos esses acontecimentos eram publicamente divulgados, porém os governos preocupavam-se demais com o crescimento econômico desenfreado, sem avaliar o impacto disso no ambiente. Os relatos de contaminação de solo e água pelos cientistas suecos acendeu o alerta de que essas modificações não afetariam apenas a natureza, mas também poderiam ter consequências médicas nos humanos.)
3. A Declaração de Estocolmo, ou a Declaração das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, buscou sensibilizar os países quanto a sua responsabilidade.
Assinale a alternativa correta acerca da Declaração de Estocolmo.
B. Muitas questões da Declaração de Estocolmo foram votadas, visando garantir o desenvolvimento humano e assegurar a preservação dos recursos naturais.
(Todos os itens da Declaração de Estocolmo foram votados, especialmente em relação ao papel conferido aos países em desenvolvimento. Os ambientes natural e artificial foram considerados direitos do homem, sendo que o progresso científico e o desenvolvimento tecnológico poderiam auxiliar o homem nas ações para diminuir o impacto no ambiente. A ocorrência dos impactos ambientais foi também atribuída à desigualdade social,e não apenas ao desenvolvimento econômico. A responsabilidade pela preservação cabia não somente às empresas e instituições, mas também aos cidadãos e comunidades.)
4. Diferentes percepções e perspectivas foram adotados pelos diferentes países que participaram da Conferência de Estocolmo.
A partir disso, avalie as afirmativas abaixo:
I – Os Estados Unidos participaram da conferência, porém se recusaram a assinar a declaração de Estocolmo.
II – Os países da União Europeia, grandes responsáveis por impactos ambientais, precisaram traçar esforços de preservação ambiental.
III – Os países subdesenvolvidos foram totalmente de acordo com a Declaração de Estocolmo e com o “desenvolvimento zero”.
A. Apenas II.
(Os Estados Unidos assinaram a declaração de Estocolmo, porém se comprometeram apenas com reduções a curto prazo. Os países da União Europeia, que utilizaram grande parte dos seus recursos naturais no seu desenvolvimento, também se comprometeram e assinaram o acordo. Porém, os países subdesenvolvidos se preocuparam com a redução da atividade industrial e adotaram a bandeira de “desenvolvimento a qualquer custo”.)
5. A Conferência de Estocolmo gerou uma série de repercussões nas políticas públicas de preservação ambiental, que fomentam as ações de sustentabilidade até hoje.
Assinale a alternativa que apresenta uma das repercussões da Conferência de Estocolmo:
A. Os primeiros passos para a implementação do Direito Internacional do Meio Ambiente.
(Não houve o estabelecimento de metas concretas ou de comum acordo a todos os países, especialmente pela preocupação com a desaceleração do desenvolvimento industrial. A partir da conferência de Estocolmo, o meio ambiente e o ser humano são vistos como um sistema único, em que as ações de um refletem no outro. O relatório de Measdows é anterior à Conferência de Estocolmo, a partir dela foi elaborado o Relatório de Brundtland. A conferência foi importante para a implementação não somente do Direito Internacional do Meio Ambiente, mas também para a criação do programa Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).)

Continue navegando