Buscar

Avaliação I - Individual - Práticas de Eletricidade e Eletrotécnica - Uniasselvi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação I - Individual (Cod.:772861) Código da prova: 58455876
Disciplina: Práticas de Eletricidade e Eletrotécnica (EEA125) Período para responder: 07/11/2022 - 22/11/2022
Peso: 1,50
1 - Código de cores ajudam na identificação de componentes quando se está trabalhando de forma prática, em laboratório, por exemplo. A figura apresenta o código de cores de resistores. Com base nisso, apresente a sequência de cores dos resistores de 150.000 ohms/2% e 4,5 giga ohms/5%.
A )	Marrom, verde, amarelo, vermelho; amarelo, verde, cinza, dourado. B )	Marrom, verde, amarelo, vermelho; verde, amarelo, cinza, dourado. C )	Verde, marrom, amarelo, vermelho; amarelo, verde, branco, dourado. D )	Amarelo, verde, branco, dourado; marrom, verde, amarelo, vermelho.
2 - A característica da resistência elétrica é muito utilizada nos equipamentos e dispositivos elétricos, uma vez que possui a capacidade de transformar energia elétrica em energia térmica. Esse efeito de geração de calor pode ser aproveitado para aquecimento de fluido e massa. Calcule a corrente elétrica consumida por um resistor de 180 ohms que dissipa uma potência na forma de calor de 605 mW:
A )	57,97 mA.
B )	3,31 A.
C )	29,75 mA.
D )	54,54 mA.
3 - Uma lanterna de uso geral pode ser modelada conforme o circuito apresentado a seguir, onde RL representa a resistência da lâmpada e Rc a resistência do conector. Supondo que a associação das Pilhas 1 e Pilhas 2 produzam uma tensão de 4,8 V e que a lâmpada tem uma potência nominal de 2 W a uma tensão de nominal de 5 V. Sobre a corrente que circula no circuito quando o interruptor é acionado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A corrente que circula por RC pode ser calculada pelas equações do divisor de corrente. ( ) Quando o interruptor está aberto, a tensão nos seus terminais é de 4,8 V. (
) Se por algum motivo a Pilha 1 descarregar totalmente e a Pilha 2 mantiver a carga total, a tensão disponível para a lâmpada quando o interruptor for fechado é de 2,4 V. ( ) A corrente que circula por RL e RC quando o interruptor é fechado possuem o mesmo valor. ( ) Dividindo-se as tensões das pilhas pelo resistor RL, pode-
 (
22/11/2022
 
17:40
) (
about:blank
)
 (
about:blank
) (
4
/4
)
se calcular a corrente que percorre o circuito. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A )	F - V - F - V - V.
B )	V - F - V - V - V.
C )	F - V - F - F - V.
D )	F - V - F - V - F.
4 - Os fenômenos naturais estão relacionados aos fenômenos que não sofrem a intervenção humana e que estão sujeitos às leis naturais. A eletricidade, por ser um fenômeno induzido, não se encaixa na definição de fenômeno natural. Por isso, ela está sujeita à ação humana, no entanto, pode estar associada/ligada com alguns fenômenos naturais. Sobre alguns desses fenômenos, analise as sentenças a seguir: I- Descargas atmosféricas, magnetismo e campo magnético da Terra. II- Energia marítima, campo magnético da Terra e agitação dos vulcões. III- Energia dos ventos, descargas atmosféricas e energia oceânica. IV- Magnetismo, energia dos ventos e energia oceânica. Assinale a alternativa CORRETA:
A ) As sentenças I e IV estão corretas. B ) As sentenças I e III estão corretas. C ) As sentenças II e III estão corretas. D ) Somente a sentença I está correta.
5 - A associação de fontes é muito utilizada em equipamentos e sistemas que necessitam de mobilidade. Considerando que as condições de paralelismo de fontes sejam observadas e com base no circuito apresentado na figura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A tensão V1 = V3 = V4. ( ) Pode-se inferir que a tensão total entre os pontos A e B é dada por: VAB=(V1+V2) + V3 + (V4+V5). ( ) A tensão V3 pode ser escrita como sendo V1+V2. ( ) Cada ramo da associação contribui para a corrente total do circuito. ( ) Pelas informações apresentadas, é possível afirmar que V1 = V4 e V2 = V5. Assinale a
alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A )	V - F - V - V - F.
B )	F - F - V - V - F.
C )	V - V - F - F - V.
D )	F - V - V - V - F.
6 - O efeito Joule é um fenômeno físico que foi observado pelo pesquisador James Prescott Joule, que estudou o fenômeno em 1840. Basicamente, o que especifica a Lei de Joule é que um condutor percorrido por uma corrente elétrica vai liberar energia na forma de calor, ou seja, o efeito Joule é um importante fenômeno, sempre levado em consideração quando se trabalha com a eletricidade. O calor gerado por esse efeito pode causar grandes perdas de energia (que se traduzem por ineficiência elétrica), e em casos mais críticos de descontrole, até a destruição de patrimônio e perdas de vidas quando da ocorrência de incêndios. Existem outras características que são utilizadas pelos resistores em aplicações específicas. Sobre essas
características, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Fusíveis de segurança são elementos construídos de tal maneira que interrompem a passagem da corrente elétrica em um circuito quando ela atingir um valor considerado alto demais. ( ) Aquecedores elétricos são elementos destinados a esquentar o ar ou a água que flui por eles. Nessa categoria, citam-se: os chuveiros elétricos, os aquecedores de ambiente, o ferro de passar roupas, entre outros. ( ) Fornos de indução são equipamentos utilizados nas residências e algumas indústrias se beneficiam da geração de calor em ambiente termicamente isolado e controlado. Pode empregar, entre outras fontes de aquecimento, resistores em seu interior, que exploram os fenômenos de efeito Joule. ( ) Amplamente utilizados na indústria, os fornos elétricos utilizam o princípio da indução magnética para a geração de correntes induzidas sobre o material que se deseja esquentar. ( ) Enquanto que em circuitos eletrônicos normalmente não se aceita a geração de calor, este representa um aumento das perdas do sistema; em outras aplicações, a geração de calor é desejável, sendo que existem sistemas desenhados especialmente para este fim. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A )	F - F - V - V - F.
B )	V - V - V - F - V.
C )	V - V - F - F - V.
D )	V - F - V - V - F. 7 -
O valor da resistência elétrica depende de características físicas do resistor. O quadro apresenta o valor da
resistividade de alguns materiais condutores. Qual o valor da relação de resistência quando se utilizam dois resistores de mesmo comprimento e área, sendo que para R1 é utilizado prata e para R2 utilizou-se alumínio?
.
A )
R2/R1 = 0,563.
B )
R2 é 77% maior que R1.
C )
R2 é 56,3% menor que R1.
D )
R1/R2 = 1,77.
8 - Existem diferentes topologias para a associação de resistores, redes triângulo e estrela, paralelas, em série e mistas. O que limita o uso de determinado componente é seu comportamento na dissipação do calor gerado pelo efeito Joule. Desejando-se montar um circuito série com três resistores, R1 = 1E3 ohms, R2 = 2,5E3 ohms e R3 = 4,7E3 ohms, de 1/8 W e tensão de 10 V, analise as sentenças a seguir: I- O resistor de 1000 ohms consegue suportar a potência dissipada na forma de calor e não irá esquentar acima da sua classe de
temperatura. II- O resistor de 2,5E3 ohms suporta toda a corrente do circuito sem problemas de aquecimento. III- O resistor de 4,7E3 ohms dissipa uma potência acima dos 1/8W para o qual foi dimensionado. Nesse caso, não poderia ser utilizado no circuito. Assinale a alternativa CORRETA:
A )	As sentenças I e III estão corretas. B )	Somente a sentença I está correta. C )	Somente a sentença III está correta. D )	As sentenças I e II estão corretas.
9 - Os instrumentos de medição são de uso geral em vários tipos de medições, desde as mais elementares, como as aplicações de circuitos elementares em corrente contínua quanto ao uso em subestações de energia. Com relação ao circuito apresentado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Ponte de Wheatstone é um instrumento puramente eletrodinâmico e sua escala possui zero central, de forma que seu ponteiro indicador pode se deslocar tantopara a direita quanto para a esquerda. ( ) Para a utilização do voltímetro são sempre necessários dois pontos de referência, para que, desta forma, se possa realizar a correta medição. ( ) No amperímetro, é necessário fazer com que a corrente elétrica circule pelo instrumento, a fim de que se possa realizar sua medição. ( ) O galvanômetro deve ser ajustado para que o valor da grandeza possa ser calculado mediante comparação. ( ) Alicate amperímetro tem a capacidade de medir intensidade de correntes elétricas sem que seja necessário a interrupção do circuito. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A )	F - F - V - V - F.
B )	F - V - V - F - V.
C )	V - F - V - V - F.
D )	V - V - F - V - F.
10 - O valor da resistência elétrica depende de características físicas do resistor. O quadro apresenta o valor da resistividade de alguns materiais condutores. Qual o valor da relação de resistência R1/R2 quando se utilizam dois resistores de mesmo comprimento e área, sendo que para R1 é utilizado prata e para R2
utilizou-se alumínio?
A )	R2/R1 = 0,563. B )	R1/R2 = 1,77.
C )	R1 é 56,3% menor que R2. D )	R2 é 77% menor que R1.

Outros materiais