Buscar

Ap1 Metodologia Científica

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: METODOLOGIA DE PESQUISA
 PROFESSOR TUTOR: Rosa Lidice
 ALUNO: Gabriel Corrêa dos Santos Garcia (2020100790)
 CURSO: Jornalismo 
TRABALHO – AP1_AV1 
 INDICADORES DE CORREÇÃO: INDICADORES PONTUAÇÃO Coerência de resposta ao enunciado proposto 0 a 2,0 pontos Capacidade argumentativa e clareza na exposição das ideias e conceitos 0 a 1,0 ponto Correção Gramatical 0 a 0,5 décimos Utilização das normas da ABNT na formatação, citações e referências 0 a 0,5 décimos TOTAL 4,0 pontos 
PROPOSTA: As pesquisas caracterizadas como estudos de caso permitem o levantamento de informações que se referem diretamente ao caso ou fenômeno considerado, e sobre os elementos presentes em seu contexto. O estudo de caso é caracterizado pelo estudo profundo e exaustivo dos fatos objetos de investigação, permitindo um amplo e pormenorizado conhecimento da realidade e dos fenômenos pesquisados. É uma investigação empírica que investiga um fenômeno contemporâneo dentro do seu contexto da vida real, especialmente quando os limites entre o fenômeno e o contexto não estão claramente definidos. A vantagem mais marcante dessa estratégia de pesquisa repousa, é claro, na possibilidade de aprofundamento que oferece, pois os recursos se veem concentrados no caso visado, não estando o estudo submetido às restrições ligadas à comparação do caso com outros casos. 
A partir do vídeo abaixo, descreva para nós a sua compreensão de desenvolver estratégias que envolvam estudos de casos para um melhor entendimento sobre a metodologia de pesquisa. https://www.youtube.com/watch?v=uU0kERBRXoç 
A compreensão que o vídeo mostra a partir dos conceitos de estudo de casos é que essa modalidade específica é realizada quando há muitas barreiras para se realizar uma pesquisa em larga escala, seja financeira, de profissionais aptos, enorme quantidade de casos possíveis a serem pesquisadas etc. Logo, para se ter uma base para a comprovação das hipóteses a serem estudadas, a pesquisa é feita por amostragem. Vale ressaltar que, esses estudos feitos em amostragem são contínuos, ou seja, eles abrem brechas para que pesquisas futuras do mesmo segmento utilizem pesquisas anteriores como base para novas descobertas.
Por exemplo, o Ministério da Educação quer realizar uma pesquisa sobre a quantidade de horas que os estudantes do ensino superior dormem por noite, porém, a verba que o Governo Federal concedeu para a realização dessa pesquisa é insuficiente para abranger todas as universidades do Brasil, logo, a solução foi acompanhar a rotina de cinco estudantes em 20% das universidades de cada unidade da federação para se ter uma base de amostragem.

Continue navegando