Buscar

PDF_ BIOSSEGURANÇA E BIOÉTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

M.A.P.A – Biossegurança e Bioética
	NOME: Maria Lorena Almeida
	R.A: 220842215
	Disciplina: Biossegurança e Bioética
INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE
	· Todos os campos acima (cabeçalho) deverão ser devidamente preenchidos.
	· O(A) aluno(a) deverá utilizar este modelo padrão para realizar a atividade.
	· Esta atividade deverá ser realizada individualmente. Caso identificada cópia indevida de colegas, as atividades de ambos serão zeradas. Também serão zeradas atividades que contiverem partes de cópias da Internet ou livros sem as devidas referências e citações de forma correta.
	· Para realizar esta atividade, leia atentamente as orientações e atente-se ao comando da questão. Procure argumentar de forma clara e objetiva, de acordo com o conteúdo da disciplina. Certifique-se que tenha assistido aos vídeos de apoio disponíveis na sala do café.
	· Neste arquivo resposta, coloque apenas as respostas identificadas de acordo com as questões.
	· Após terminar o seu arquivo resposta, salve o documento em PDF e o nomeie identificando a disciplina correspondente, para evitar que envie o MAPA na disciplina errada. Envie o arquivo resposta na página da atividade MAPA, na região inferior no espaço destinado ao envio das atividades.
FORMATAÇÃO EXIGIDA
	· O documento deverá ser salvo no formato PDF (.pdf).
	· Tamanho da fonte: 12
	· Cor: Automático/Preto.
	· Tipo de letra: Arial.
	· Alinhamento: Justificado.
	· Espaçamento entre linhas de 1.5.
	· Arquivo Único.
ATENÇÃO
	VALOR DA ATIVIDADE: 3.5
	Esta atividade deve ser realizada utilizando o formulário abaixo. Apague as informações que estão escritas em vermelho, pois são apenas demonstrações e instruções para te auxiliar, e, posteriormente, preencha todos os campos com suas palavras/imagens. Coloque as referências utilizadas nas normas da ABNT 
Questão 1
Os Equipamentos de Proteção Individual além de essenciais à proteção do trabalhador, visando a manutenção de sua saúde física e proteção contra os riscos de acidentes do trabalho e/ou de doenças profissionais e do trabalho, podem também proporcionar a redução de custos ao empregador.
utilizar o EPI apenas para a finalidade a que se destina;
responsabilizar-se pela guarda e conservação;
comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio ao uso; e
cumprir as determinações do empregador sob o uso pessoal;
Questão 2
A biossegurança em laboratórios também é abordada na RDC nº 50, através de um conjunto de práticas, equipamentos e instalações voltados para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de prestação de serviços, pesquisas, produção e ensino, visando à saúde dos homens, à preservação do ambiente e à qualidade dos resultados.
Existem quatro níveis de biossegurança: NB-1, NB-2, NB-3 e NB-4, crescentes no maior grau de contenção e complexidade do nível de proteção, que consistem de combinações de práticas e técnicas de laboratório e barreiras primárias e secundárias de um laboratório. O responsável técnico pelo laboratório é o responsável pela avaliação dos riscos e pela aplicação adequada dos níveis de biossegurança, em função dos tipos de agentes e das atividades a serem realizadas.
Questão 3
Os organismos geneticamente modificados (OGM) são aqueles que tiveram uma ou mais características modificadas e codificadas pelo gene ou pelos genes introduzidos. Esses organismos são manipulados geneticamente objetivando o aparecimento de características desejadas, como cor, tamanho, resistência, etc. Os OGMs têm trechos de seu genoma alterados por meio da tecnologia do RNA/DNA recombinante ou engenharia genética.
Quando um OGM é desenvolvido, são realizadas mudanças em seu material genético que não aconteceriam naturalmente. É possível fazer a recombinação genética utilizando material genético da mesma espécie ou, até mesmo, de espécies distintas.
Questão 4
Regulamenta os incisos II, IV e V do § 1º do art. 225 da Constituição Federal, estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização de atividades que envolvam organismos geneticamente modificados – OGM e seus derivados, cria o Conselho Nacional de Biossegurança – CNBS, reestrutura a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança – CTNBio, dispõe sobre a Política Nacional de Biossegurança – PNB, revoga a Lei nº 8.974, de 5 de janeiro de 1995, e a Medida Provisória nº 2.191-9, de 23 de agosto de 2001, e os arts. 5º , 6º , 7º , 8º , 9º , 10 e 16 da Lei nº 10.814, de 15 de dezembro de 2003, e dá outras providências.
Questão 5
Riscos químicos — gases; riscos biológicos — fungos, vírus e parasitas; riscos ergonômicos — levantamento de peso, ritmo de trabalho e turnos; riscos de acidentes — iluminação, arranjo físico e incêndio.
REFERÊNCIAS
 LIVRO DIDATICO: BIOSSEGURANÇA E BIOÉTICA
SITE:http://www.biotecnologia.ufsc.br/

Outros materiais