Buscar

(Enviado) Atividade Contextualizada - Tópicos Avançados em Administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Contextualizada - Tópicos Avançados em Administração
Danyel Augusto Consoli Silva
28173781
Tópicos Avançados em Administração
Visto que o estímulo ao pensamento empreendedor dentro das empresas não é somente algo enriquecedor, mas também é algo necessário, pois, a partir deste, muitas ideias de projetos e programas positivos e benéficos à empresa serão gerados. Uma dúvida deve ser implantada na cabeça de cada funcionário: qual a empresa ideal e como seria trabalhar nela? O motivo é simples, estimular o pensamento crítico e construtivo, mas a questão é como trabalhar esse tópico. Três pontos se destacam: estudo, análise e diálogo.
Iniciando pelos setores mais elevados de uma empresa, os representantes principais devem realizar estudos periódicos do mercado e de estratégias de sucesso já realizadas, tanto pela empresa, quanto por concorrentes e demais companhias, já os líderes setoriais devem ser o ponto de ligação entre os líderes da empresa e os cargos operacionais, cujos quais se deve ter enorme cuidado e observação.
Sabendo que buscamos estimular o pensamento empreendedor, de forma crítica e construtiva, pensamos em ligar todos os setores da empresa de forma não incisiva, integrando também os stakeholders, onde todos são estimulados a contribuir com ideias, projetos de melhoria e até projetos de produção, com a intenção de colocar pontos de vista e vivências individuais em benefício de uma consciência coletiva que beneficiaria a empresa em inúmeros casos. Essa ligação se dará através de reuniões com objetivo de conversar e debater pontos a respeito do microambiente e do macroambiente da empresa, além de ser um espaço aberto para opiniões, comentários e dicas, porém ele será realizado de forma gradual, onde o setor operacional irá conversar com os líderes setoriais, também chamados de setor tático, que irão filtrar e analisar as conversas entre si, destacando os principais pontos e construindo-os para, posteriormente, serem repassados ao nível estratégico da empresa, onde ambos irão unir tudo o que foi explorado aos estudos realizados e pensar em futuras aplicações dos mesmos, contribuindo com o cenário interno e externo.
Se conclui que o os diálogos serão essenciais para o pensamento empreendedor dentro da empresa e por conseguinte para os processos estratégicos e estruturais, podendo ser um forte contribuinte para possíveis crescimentos e melhorias. Além disso, se mostram eficazes e necessários os estudos e as análises, sendo anteriores e posteriores a cada passo realizado no método empreendedor.

Continue navegando