Logo Passei Direto
Buscar

Prática Praticas Contábeis em Laboratorio

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O cadastro estadual é a inscrição de uma pessoa jurídica junto ao seu Estado de localização. Essa inscrição é representada por um código numérico denominado “Inscrição Estadual”. É obrigatória a obtenção de inscrição estadual para todas as pessoas jurídicas que desenvolvem atividades tributadas.
Considerando o contexto anterior, analise as seguir e assinale a alternativa correta, na qual esse cadastro deve ser feito à empresa tributada pelo:
A IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano
B ICMS – Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços
C ITCMD - Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação
D IPVA - Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores
E ISSQN - Imposto sobre serviços de qualquer natureza

O Redesim é a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, criada por meio da Lei Federal nº 11.598 de 3 de dezembro de 2007, com o objetivo de estabelecer (e continua aprimorando), diretrizes e procedimentos para a integração e a simplificação dos processos de constituição, alteração, baixa e legalização de pessoas jurídicas.
Considerando o contexto anterior, analise as asserções a seguir: I - O projeto completo do Redesim é que todos os órgãos responsáveis por registros e legalizações de pessoas jurídicas participem dessa Rede Nacional, compartilhando o mesmo banco de dados desburocratizando e agilizando os processos de registros de atos. II - A participação no Redesim é obrigatória apenas para os órgãos federais responsáveis pelos processos de registro e legalização (Receita Federal e Juntas Comerciais). Para os demais órgãos estaduais, municipais e de legalização a adesão é voluntária. III - O modelo de trabalho consolidado pelo CGSIM marca uma mudança significativa na relação do empreendedor com o governo, pois até pouco tempo necessitava elaborar documentação separada para cada órgão e, com a evolução do Redesim o contribuinte poderá acessar e um local único todos os sistemas governamentais de registro e legalização envolvidos. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A Está correto o que se afirma em I, apenas.
B Está correto o que se afirma em II, apenas.
C Está correto o que se afirma em I e II, apenas.
D Está correto o que se afirma em I e III, apenas.
E Está correto o que se afirma em I, II e III.

A NF-e é um arquivo XML (Extensible Markup Language podendo ser traduzido para “linguagem extensível de marcação genérica”) ou seja, um arquivo digital que contém todas as informações das operações realizadas entre as empresas, com seus clientes e/ou fornecedores:
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir: I – Dados do emitente II – Dados bancário do destinatário III – Estado civil do Cliente IV – Destinatário V – Tipo de Operação VI – Produtos VII – Valores VIII – Assinatura do Emitente IX – Tributação X – Informações Adicionais Assinale abaixo, a alternativa que corresponde aos dados básicos que devem conter qualquer Nota Fiscal Eletrônica (NFe).
A Está correto o que se afirma em I, II, III, IV, VI, IX, X apenas.
B Está correto o que se afirma em I, II, III, V, VIII, IX, X apenas.
C Está correto o que se afirma em I, IV, V, VI, VII, IX, X apenas.
D Está correto o que se afirma em II, III, IV, V, VI, VII, VIII apenas.
E Está correto o que se afirma em II, III, IV, VI, VIII, IX, X apenas.

O Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), modelo 57, é utilizado para documentar as operações de transporte de cargas em qualquer modal, seja rodoviário, aéreo, ferroviário, aquaviário ou dutoviário, municipal, intermunicipal, interestadual e internacional.
Considerando o texto acima, avalie afirmações que seguem, após assinale-as em Verdadeiro (V) ou Falso (F): Assinale abaixo, a alternativa que representa a sequência correta das afirmações verdadeiras e falsa do texto acima.
( ) A versão de visualização e impressão do CT-e é o Dacte – Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico, utilizado para acompanhar o transporte das cargas nele registrada.
( ) O conhecimento de transporte eletrônico (CT-e) é o arquivo digital em formato XML, que deve ser armazenado pelo contribuinte durante o prazo legal, pois ele é o documento fiscal em si, enquanto o Dacte é apenas a sua versão impressa.
( ) As empresas (transportadoras) além do CT-e, precisam emitir também o MDF-e (Manifesto de Documento Fiscal Eletrônico) que consiste em um registro de todas as notas fiscais objeto de uma carga a ser transportada, visto que muitos fretes são compostos por várias cargas.
( ) O MDF-e é emitido para cada NF-e que estão sendo transportadas, ou seja, cada NF-e dos clientes da transportadora deverá ter um MDF-e, não podendo ser emitido apenas um MDF-e por caminhão, como exemplo.
A V, F, V, F.
B F, V, F, V.
C V, F, V, V.
D V, V, F, V.
E V, V, V, F.

O Código Civil, Lei Federal nº 10.406 de 10 de janeiro de 2002, em seu título II, dos artigos 40 ao 69, dispõe sobre as pessoas jurídicas. Inicialmente estabelece que podem ser de direito público, interno ou externo, e de direito privado (Artigo 40).
Considerando o contexto anterior, analise as asserções a seguir: I - As pessoas jurídicas de direito público interno são as pessoas jurídicas que exercem atividades do estado, a nível municipal, estadual e federal que serão civilmente responsabilizadas pelos atos de seus agentes, gestores ou representantes. Conforme o Artigo 41 do Código Civil, entre elas: a União, os Estados, os Município etc. II - As pessoas jurídicas de direito público externo são aquelas dos “Estados estrangeiros e todas as pessoas que forem regidas pelo direito internacional público” conforme previsto no artigo 42 do Código Civil. Como por exemplo, a União das Noções Unidas – ONU; a Unesco; a União Europeia; o Mercosul. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A Está correto o que se afirma em I e II.
B Está correto o que se afirma em I, apenas.
C Está correto o que se afirma II apenas.
D Ambas asserções são falsas.
E Está incorreto o que se afirma em II, sendo I a justificativa da II.

Ao selecionar no sistema Redesim, a opção de constituição de empresa e informar o Estado, conforme já citado, será redirecionado para o site da Junta Comercial específica. E a partir de então, inicia-se o processo de preenchimento das informações. O passo 1 é a “consulta prévia” chamada de “viabilidade”. A Viabilidade é a pesquisa inicial que se faz na Junta Comercial, informando todos os dados necessários para a constituição da empresa.
Considerando o contexto anterior, analise as asserções a seguir: I - Natureza Jurídica e o Porte; II - Endereço completo; III - Tipo Sanguíneo dos sócios IV - Atividades, principal e secundárias e descrição do objeto social; V - Opções de nome para a razão social; VI - Nome e CPF dos sócios; VII - Tipo de unidade e forma de atuação. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta que representa os dados necessários à constituição da empresa na fase de consulta prévia.
A Está correto o que se afirma em I, III, V e VII apenas.
B Está correto o que se afirma em II, IV, VI, VIII apenas.
C Está correto o que se afirma em I, II, III, IV, VIII apenas.
D Está correto o que se afirma em I, II, IV, V, VI, VII,, apenas.
E Todas asserções são verdadeiras.

Além das declarações fiscais, econômicas e tributárias, as pessoas jurídicas também precisam atender as legislações trabalhistas quanto as declarações, informar à previdência social e à Receita Federal um cadastro a respeito das remunerações e os valores das contribuições de cada segurado registrado em sua folha de pagamento no período, como também as admissões, demissões ou transferências de colaboradores em regime celetista (CLT) que ocorreram no período, ou seja, os vínculos empregatícios.
Com base no texto acima, leia as afirmações abaixo. I - DIRPF (Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física) Balancetes diários, Balanços e fichas de lançamentos e demais livros auxiliares (se houver)” aos órgão públicos. V - A Escrituração Fiscal Digital do ICMS e IPI (EFD ICMS IPI) como o sugere, é a escrituração digital dos registros de entradas, saídas, apurações dos impostos ICMS e IPI e outras informações complementares. Estão obrigadas todas as pessoas jurídicas contribuintes do ICMS e do IPI (sendo necessário observar a legislação de cada estado). Assinale a alternativa correta:
A Está correto o que se afirma em I, II, e III apenas.
B Está correto o que se afirma em II, III, e IV apenas.
C Está correto o que se afirma em II, III, e V apenas.

Os principais elementos que necessitam de atenção para constituição de pessoas jurídicas, em conformidade com o disposto nas legislações federais, os dispositivos legais específicos de cada estado, verificando normativos na respectivas Juntas Comerciais, Secretarias de Fazenda de Estado, assim como demais órgãos regulamentadores específicos da atividade a ser explorada e, ainda deve ser consultada as disposições da Prefeitura Municipal, pois estas também podem determinar particularidades para o processo de formalização e autorização de funcionamento das empresas estabelecidas em sua localidade.
Considerando o contexto anterior, analise as asserções a seguir:
I - Conforme apresenta o inciso I do artigo 46 do Código Civil, as pessoas jurídicas devem informar no documento constitutivo, qual será a sua denominação (BRASIL, 2002), a representa como será conhecida juridicamente.
II - Refere-se à finalidade que se propõe a pessoa jurídica, podendo ser com finalidade de lucro ou não. Essa finalidade não poderá ser “ilícita, impossível, indeterminável ou em contrário aos bons costumes, à ordem pública e à moral”. (DREI, 2018).
III - é o valor que os sócios ou acionistas investem na pessoa jurídica para iniciar as atividades, ou seja, o capital inicial, aquele disponível no momento da constituição, devendo ser expresso em moeda corrente nacional, e será administrado visando o alcance dos objetivos da empresa.
IV - As pessoas jurídicas possuem [...] que é aquele apresentado na fachada do estabelecimento e utilizado nas publicidades, propagandas e demais meios de divulgação.
A I - Razão Social, II - Objeto Social, III - Capital Social, IV - Nome Fantasia.
B I - Nome Fantasia, II - Capital Social, III - Objeto Social, IV - Razão Social.
C I - Razão Social, II - Capital Social, III - Objeto Social, IV - Nome Fantasia.
D I - Nome Fantasia, II - Objeto Social, III - Capital Social, IV - Razão Social.
E I - Objeto Social, II - Razão Social, III - Nome Fantasia, IV - Capital Social.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O cadastro estadual é a inscrição de uma pessoa jurídica junto ao seu Estado de localização. Essa inscrição é representada por um código numérico denominado “Inscrição Estadual”. É obrigatória a obtenção de inscrição estadual para todas as pessoas jurídicas que desenvolvem atividades tributadas.
Considerando o contexto anterior, analise as seguir e assinale a alternativa correta, na qual esse cadastro deve ser feito à empresa tributada pelo:
A IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano
B ICMS – Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços
C ITCMD - Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação
D IPVA - Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores
E ISSQN - Imposto sobre serviços de qualquer natureza

O Redesim é a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, criada por meio da Lei Federal nº 11.598 de 3 de dezembro de 2007, com o objetivo de estabelecer (e continua aprimorando), diretrizes e procedimentos para a integração e a simplificação dos processos de constituição, alteração, baixa e legalização de pessoas jurídicas.
Considerando o contexto anterior, analise as asserções a seguir: I - O projeto completo do Redesim é que todos os órgãos responsáveis por registros e legalizações de pessoas jurídicas participem dessa Rede Nacional, compartilhando o mesmo banco de dados desburocratizando e agilizando os processos de registros de atos. II - A participação no Redesim é obrigatória apenas para os órgãos federais responsáveis pelos processos de registro e legalização (Receita Federal e Juntas Comerciais). Para os demais órgãos estaduais, municipais e de legalização a adesão é voluntária. III - O modelo de trabalho consolidado pelo CGSIM marca uma mudança significativa na relação do empreendedor com o governo, pois até pouco tempo necessitava elaborar documentação separada para cada órgão e, com a evolução do Redesim o contribuinte poderá acessar e um local único todos os sistemas governamentais de registro e legalização envolvidos. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A Está correto o que se afirma em I, apenas.
B Está correto o que se afirma em II, apenas.
C Está correto o que se afirma em I e II, apenas.
D Está correto o que se afirma em I e III, apenas.
E Está correto o que se afirma em I, II e III.

A NF-e é um arquivo XML (Extensible Markup Language podendo ser traduzido para “linguagem extensível de marcação genérica”) ou seja, um arquivo digital que contém todas as informações das operações realizadas entre as empresas, com seus clientes e/ou fornecedores:
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir: I – Dados do emitente II – Dados bancário do destinatário III – Estado civil do Cliente IV – Destinatário V – Tipo de Operação VI – Produtos VII – Valores VIII – Assinatura do Emitente IX – Tributação X – Informações Adicionais Assinale abaixo, a alternativa que corresponde aos dados básicos que devem conter qualquer Nota Fiscal Eletrônica (NFe).
A Está correto o que se afirma em I, II, III, IV, VI, IX, X apenas.
B Está correto o que se afirma em I, II, III, V, VIII, IX, X apenas.
C Está correto o que se afirma em I, IV, V, VI, VII, IX, X apenas.
D Está correto o que se afirma em II, III, IV, V, VI, VII, VIII apenas.
E Está correto o que se afirma em II, III, IV, VI, VIII, IX, X apenas.

O Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), modelo 57, é utilizado para documentar as operações de transporte de cargas em qualquer modal, seja rodoviário, aéreo, ferroviário, aquaviário ou dutoviário, municipal, intermunicipal, interestadual e internacional.
Considerando o texto acima, avalie afirmações que seguem, após assinale-as em Verdadeiro (V) ou Falso (F): Assinale abaixo, a alternativa que representa a sequência correta das afirmações verdadeiras e falsa do texto acima.
( ) A versão de visualização e impressão do CT-e é o Dacte – Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico, utilizado para acompanhar o transporte das cargas nele registrada.
( ) O conhecimento de transporte eletrônico (CT-e) é o arquivo digital em formato XML, que deve ser armazenado pelo contribuinte durante o prazo legal, pois ele é o documento fiscal em si, enquanto o Dacte é apenas a sua versão impressa.
( ) As empresas (transportadoras) além do CT-e, precisam emitir também o MDF-e (Manifesto de Documento Fiscal Eletrônico) que consiste em um registro de todas as notas fiscais objeto de uma carga a ser transportada, visto que muitos fretes são compostos por várias cargas.
( ) O MDF-e é emitido para cada NF-e que estão sendo transportadas, ou seja, cada NF-e dos clientes da transportadora deverá ter um MDF-e, não podendo ser emitido apenas um MDF-e por caminhão, como exemplo.
A V, F, V, F.
B F, V, F, V.
C V, F, V, V.
D V, V, F, V.
E V, V, V, F.

O Código Civil, Lei Federal nº 10.406 de 10 de janeiro de 2002, em seu título II, dos artigos 40 ao 69, dispõe sobre as pessoas jurídicas. Inicialmente estabelece que podem ser de direito público, interno ou externo, e de direito privado (Artigo 40).
Considerando o contexto anterior, analise as asserções a seguir: I - As pessoas jurídicas de direito público interno são as pessoas jurídicas que exercem atividades do estado, a nível municipal, estadual e federal que serão civilmente responsabilizadas pelos atos de seus agentes, gestores ou representantes. Conforme o Artigo 41 do Código Civil, entre elas: a União, os Estados, os Município etc. II - As pessoas jurídicas de direito público externo são aquelas dos “Estados estrangeiros e todas as pessoas que forem regidas pelo direito internacional público” conforme previsto no artigo 42 do Código Civil. Como por exemplo, a União das Noções Unidas – ONU; a Unesco; a União Europeia; o Mercosul. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A Está correto o que se afirma em I e II.
B Está correto o que se afirma em I, apenas.
C Está correto o que se afirma II apenas.
D Ambas asserções são falsas.
E Está incorreto o que se afirma em II, sendo I a justificativa da II.

Ao selecionar no sistema Redesim, a opção de constituição de empresa e informar o Estado, conforme já citado, será redirecionado para o site da Junta Comercial específica. E a partir de então, inicia-se o processo de preenchimento das informações. O passo 1 é a “consulta prévia” chamada de “viabilidade”. A Viabilidade é a pesquisa inicial que se faz na Junta Comercial, informando todos os dados necessários para a constituição da empresa.
Considerando o contexto anterior, analise as asserções a seguir: I - Natureza Jurídica e o Porte; II - Endereço completo; III - Tipo Sanguíneo dos sócios IV - Atividades, principal e secundárias e descrição do objeto social; V - Opções de nome para a razão social; VI - Nome e CPF dos sócios; VII - Tipo de unidade e forma de atuação. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta que representa os dados necessários à constituição da empresa na fase de consulta prévia.
A Está correto o que se afirma em I, III, V e VII apenas.
B Está correto o que se afirma em II, IV, VI, VIII apenas.
C Está correto o que se afirma em I, II, III, IV, VIII apenas.
D Está correto o que se afirma em I, II, IV, V, VI, VII,, apenas.
E Todas asserções são verdadeiras.

Além das declarações fiscais, econômicas e tributárias, as pessoas jurídicas também precisam atender as legislações trabalhistas quanto as declarações, informar à previdência social e à Receita Federal um cadastro a respeito das remunerações e os valores das contribuições de cada segurado registrado em sua folha de pagamento no período, como também as admissões, demissões ou transferências de colaboradores em regime celetista (CLT) que ocorreram no período, ou seja, os vínculos empregatícios.
Com base no texto acima, leia as afirmações abaixo. I - DIRPF (Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física) Balancetes diários, Balanços e fichas de lançamentos e demais livros auxiliares (se houver)” aos órgão públicos. V - A Escrituração Fiscal Digital do ICMS e IPI (EFD ICMS IPI) como o sugere, é a escrituração digital dos registros de entradas, saídas, apurações dos impostos ICMS e IPI e outras informações complementares. Estão obrigadas todas as pessoas jurídicas contribuintes do ICMS e do IPI (sendo necessário observar a legislação de cada estado). Assinale a alternativa correta:
A Está correto o que se afirma em I, II, e III apenas.
B Está correto o que se afirma em II, III, e IV apenas.
C Está correto o que se afirma em II, III, e V apenas.

Os principais elementos que necessitam de atenção para constituição de pessoas jurídicas, em conformidade com o disposto nas legislações federais, os dispositivos legais específicos de cada estado, verificando normativos na respectivas Juntas Comerciais, Secretarias de Fazenda de Estado, assim como demais órgãos regulamentadores específicos da atividade a ser explorada e, ainda deve ser consultada as disposições da Prefeitura Municipal, pois estas também podem determinar particularidades para o processo de formalização e autorização de funcionamento das empresas estabelecidas em sua localidade.
Considerando o contexto anterior, analise as asserções a seguir:
I - Conforme apresenta o inciso I do artigo 46 do Código Civil, as pessoas jurídicas devem informar no documento constitutivo, qual será a sua denominação (BRASIL, 2002), a representa como será conhecida juridicamente.
II - Refere-se à finalidade que se propõe a pessoa jurídica, podendo ser com finalidade de lucro ou não. Essa finalidade não poderá ser “ilícita, impossível, indeterminável ou em contrário aos bons costumes, à ordem pública e à moral”. (DREI, 2018).
III - é o valor que os sócios ou acionistas investem na pessoa jurídica para iniciar as atividades, ou seja, o capital inicial, aquele disponível no momento da constituição, devendo ser expresso em moeda corrente nacional, e será administrado visando o alcance dos objetivos da empresa.
IV - As pessoas jurídicas possuem [...] que é aquele apresentado na fachada do estabelecimento e utilizado nas publicidades, propagandas e demais meios de divulgação.
A I - Razão Social, II - Objeto Social, III - Capital Social, IV - Nome Fantasia.
B I - Nome Fantasia, II - Capital Social, III - Objeto Social, IV - Razão Social.
C I - Razão Social, II - Capital Social, III - Objeto Social, IV - Nome Fantasia.
D I - Nome Fantasia, II - Objeto Social, III - Capital Social, IV - Razão Social.
E I - Objeto Social, II - Razão Social, III - Nome Fantasia, IV - Capital Social.

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Práticas Contábeis em Laboratório 
O cadastro estadual é a inscrição de uma pessoa jurídica junto ao seu Estado de 
localização. Essa inscrição é representada por um código numérico denominado 
“Inscrição Estadual”. É obrigatória a obtenção de inscrição estadual para todas as 
pessoas jurídicas que desenvolvem atividades tributadas. 
Considerando o contexto anterior, analise as seguir e assinale a alternativa correta, na 
qual esse cadastro deve ser feito à empresa tributada pelo: 
Nota: 10.0 
 
A IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano 
 
B ICMS – Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços 
Você assinalou essa alternativa (B) 
Você acertou! 
Comentário: A alternativa que apresenta a resposta correta é a (a), Rota 2, página 22. Conforme exposto no material. O cadastro estadual é a inscrição de uma pessoa jurídica junto 
ao seu Estado de localização. Essa inscrição é representada por um código numérico denominado “Inscrição Estadual”. É obrigat
jurídicas que desenvolvem atividades tributadas pelo ICMS que é o imposto sobre circulação de mercadoria e serviços de transp
comunicação. 
 
 
C ITCMD - Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação 
 
D IPVA - Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores 
 
E ISSQN - Imposto sobre serviços de qualquer natureza 
 
Questão 2/10 - Práticas Contábeis em Laboratório 
O Redesim é a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de 
Empresas e Negócios, criada por meio da Lei Federal nº 11.598 de 3 de dezembro de 
2007, com o objetivo de estabelecer (e continua aprimorando), diretrizes e 
procedimentos para a integração e a simplificação dos processos de constituição, 
alteração, baixa e legalização de pessoas jurídicas. (SEMPE, 2019; BRASIL, 2007). 
Considerando o contexto anterior, analise as asserções a seguir: 
I - O projeto completo do Redesim é que todos os órgãos responsáveis por registros e 
legalizações de pessoas jurídicas participem dessa Rede Nacional, compartilhando o 
mesmo banco de dados desburocratizando e agilizando os processos de registros de 
atos. 
II - A participação no Redesim é obrigatória apenas para os órgãos federais 
responsáveis pelos processos de registro e legalização (Receita Federal e Juntas 
Comerciais). Para os demais órgãos estaduais, municipais e de legalização a adesão é 
voluntária. 
III - O modelo de trabalho consolidado pelo CGSIM marca uma mudança significativa 
na relação do empreendedor com o governo, pois até pouco tempo necessitava elaborar 
documentação separada para cada órgão e, com a evolução do Redesim o contribuinte 
poderá acessar e um local único todos os sistemas governamentais de registro e 
legalização envolvidos. (SEMPE, 2019; Receita, 2018). 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 
Nota: 10.0 
 
A Está correto o que se afirma em I, apenas. 
 
B Está correto o que se afirma em II, apenas. 
 
C Está correto o que se afirma em I e II, apenas. 
 
D Está correto o que se afirma em I e III, apenas. 
 
E Está correto o que se afirma em I, II e III. 
Você assinalou essa alternativa (E) 
Você acertou! 
Comentário: A alternativa que apresenta a resposta correta é a (a), Rota 2, página 3. Conforme exposto no material. O projeto completo do Redesim é que todos os órgãos responsáveis 
por registros e legalizações de pessoas jurídicas participem dessa Rede Nacional, compartilhando o mesmo banco de dados desbu
atos. Conforme observa-se pela Lei de criação, o projeto idealizado desde 2007, foi implementado no início de 2017 no município de São Paulo e somen
disponibilizado para todo o Brasil e, ainda está em desenvolvimento. Desde sua implantação o Redesim se tornou “a janela única dos órgãos partícipes para a interação com 
empreendedor”. (RECEITA FEDERAL, 2018). Atualmente os órgãos responsáveis pelos registros de atos e legalização das pesso
Receitas Estaduais e Secretarias de Fazenda de todos os Estados e do Distrito Federal, Prefeituras de todos os municípios bra
Corpo de Bombeiros, Vigilâncias Sanitárias, e órgãos do Meio Ambiente. Entretanto, a participação no Redesim é obrigatória apenas para os órg
de registro e legalização (Receita Federal e Juntas Comerciais). Para os demais órgãos estaduais, municipais e de legalização a adesão é voluntária. (SEMPE, 2019). ). O modelo de 
trabalho consolidado pelo CGSIM marca uma mudança significativa na relação do empreendedor com o governo, pois até pouco temp
cada órgão e, com a evolução do Redesim o contribuinte poderá acessar e um local único todos os sistemas governamentais de re
2018). 
 
Questão 3/10 - Práticas Contábeis em Laboratório 
A NF-e é um arquivo XML (Extensible Markup Language podendo ser traduzido para 
“linguagem extensível de marcação genérica”) ou seja, um arquivo digital que contém 
todas as informações das operações realizadas entre as empresas, com seus clientes 
e/ou fornecedores: 
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir: 
I – Dados do emitente 
II – Dados bancário do destinatário 
III – Estado civil do Cliente 
IV – Destinatário 
V – Tipo de Operação 
VI – Produtos 
VII – Valores 
VIII – Assinatura do Emitente 
IX – Tributação 
X – Informações Adicionais 
Assinale abaixo, a alternativa que corresponde aos dados básicos que devem 
conter qualquer Nota Fiscal Eletrônica (NFe). 
Nota: 10.0 
 
A Está correto o que se afirma em I, II, III, IV, VI, IX, X apenas. 
 
B Está correto o que se afirma em I, II, III, V, VIII, IX, X apenas. 
 
C Está correto o que se afirma em I, IV, V, VI, VII, IX, X apenas. 
Você assinalou essa alternativa (C) 
Você acertou! 
Comentário: Alternativa que apresenta a resposta correta é a (b), Rota 03, páginas 05, segundo parágrafo. Conforme exposto no material, a NFe deve conter algumas informações 
básicas, como: dados do emitente, destinatário, tipo de operação, produtos, valores, tributação e informações adicionais, ent
 
D Está correto o que se afirma em II, III, IV, V, VI, VII, VIII apenas. 
 
E Está correto o que se afirma em II, III, IV, VI, VIII, IX, X apenas. 
 
Questão 4/10 - Práticas Contábeis em Laboratório 
O Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), modelo 57, é utilizado para 
documentar as operações de transporte de cargas em qualquer modal, seja rodoviário, 
aéreo, ferroviário, aquaviário ou dutoviário, municipal, intermunicipal, interestadual e 
internacional. 
Considerando o texto acima, avalie afirmações que seguem, após assinale-as 
em Verdadeiro (V) ou Falso (F): 
( ) A versão de visualização e impressão do CT-e é o Dacte – Documento 
Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico, utilizado para acompanhar o 
transporte das cargas nele registrada. 
( ) O conhecimento de transporte eletrônico (CT-e) é o arquivo digital em 
formato XML, que deve ser armazenado pelo contribuinte durante o prazo legal, pois 
ele é o documento fiscal em si, enquanto o Dacte é apenas a sua versão impressa. 
( ) As empresas (transportadoras) além do CT-e, precisam emitir também o 
MDF-e (Manifesto de Documento Fiscal Eletrônico) que consiste em um registro de 
todas as notas fiscais objeto de uma carga a ser transportada, visto que muitos fretes 
são compostos por várias cargas. 
( ) O MDF-e é emitido para cada NF-e que estão sendo transportadas, ou seja, 
cada NF-e dos clientes da transportadora deverá ter um MDF-e, não podendo ser 
emitido apenas um MDF-e por caminhão, como exemplo. 
Assinale abaixo, a alternativa que representa a sequência correta das afirmações 
verdadeiras e falsa do texto acima. 
Nota: 10.0 
 
A V, F, V, F. 
 
B F, V, F, V. 
 
C V, F, V, V. 
 
D V, V, F, V. 
 
E V, V, V, F. 
Você assinalou essa alternativa (E) 
Você acertou! 
Comentário: Alternativa que apresenta a resposta correta é a (e), Rota 03, páginas 08 e 09,. Conforme exposto no materia
acerca do MDF-e o correto seria que: as empresas precisam emitir também o MDF-e (Manifesto de Documento Fiscal Eletrônico) que consiste em um registro de todasas notas fiscais 
objeto de uma carga a ser transportada. Raramente as transportadoras carregam uma carga única e exclusiva de um cliente e que seja objeto de apenas u
comum que as cargas sejam compostas por mercadorias e produtos de vários clientes e com vários docu
o MDF-e, para cada veículo de transporte, informando todas as NF-e de origem da carga ora transportada.
 
Questão 5/10 - Práticas Contábeis em Laboratório 
O Código Civil, Lei Federal nº 10.406 de 10 de janeiro de 2002, em seu título II, dos 
artigos 40 ao 69, dispõe sobre as pessoas jurídicas. Inicialmente estabelece que podem 
ser de direito público, interno ou externo, e de direito privado (Artigo 40). (BRASIL, 
2002). 
Considerando o contexto anterior, analise as asserções a seguir: 
I - As pessoas jurídicas de direito público interno são as pessoas jurídicas que exercem 
atividades do estado, a nível municipal, estadual e federal que serão civilmente 
responsabilizadas pelos atos de seus agentes, gestores ou representantes. Conforme 
o Artigo 41 do Código Civil, entre elas: a União, os Estados, os Município etc. 
II - As pessoas jurídicas de direito público externo são aquelas dos “Estados 
estrangeiros e todas as pessoas que forem regidas pelo direito internacional público” 
conforme previsto no artigo 42 do Código Civil. Como por exemplo, a União das Noções 
Unidas – ONU; a Unesco; a União Europeia; o Mercosul. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão 
 
A Está correto o que se afirma em I e II. 
Comentário: A alternativa que apresenta a resposta correta é a (a), Rota 01 páginas 04 e 05. Conforme exposto no material. As pessoas jurídicas de direito público interno são as 
pessoas jurídicas que exercem atividades do estado, a nível municipal, estadual e federal que serão civilmente responsabiliza
Conforme o Artigo 41 do Código Civil, são elas: I – a União; II – Os Estados, o Distrito Federal e os Territórios; III 
V – as demais entidades de caráter público criadas por lei. (BRASIL, 2002). Já as pessoas jurídicas de direito público externo sã
que forem regidas pelo direito internacional público” conforme previsto no artigo 42 do Código Civil. Como por exemplo, a Uni
Europeia; o Mercosul. 
 
B Está correto o que se afirma em I, apenas. 
Você assinalou essa alternativa (B) 
 
C Está correto o que se afirma II apenas. 
 
D Ambas asserções são falsas. 
 
E Está incorreto o que se afirma em II, sendo I a justificativa da II. 
 
Questão 6/10 - Práticas Contábeis em Laboratório 
Ao selecionar no sistema Redesim, a opção de constituição de empresa e informar o 
Estado, conforme já citado, será redirecionado para o site da Junta Comercial 
específica. E a partir de então, inicia-se o processo de preenchimento das 
informações. (REDESIM, 2019). O passo 1 é a “consulta prévia” chamada de 
“viabilidade”. A Viabilidade é a pesquisa inicial que se faz na Junta Comercial, 
informando todos os dados necessários para a constituição da empresa. 
Considerando o contexto anterior, analise as asserções a seguir: 
I - Natureza Jurídica e o Porte; 
II - Endereço completo; 
III - Tipo Sanguíneo dos sócios 
IV - Atividades, principal e secundárias e descrição do objeto social; 
V - Opções de nome para a razão social; 
VI - Nome e CPF dos sócios; 
VII - Tipo de unidade e forma de atuação. 
VIII – Formação Universitária dos sócios. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta que representa os dados 
necessários à constituição da empresa na fase de consulta prévia. 
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão 
 
A Está correto o que se afirma em I, III, V e VII apenas. 
 
B Está correto o que se afirma em II, IV, VI, VIII apenas. 
Você assinalou essa alternativa (B) 
 
C Está correto o que se afirma em I, II, III, IV, VIII apenas. 
 
D Está correto o que se afirma em I, II, IV, V, VI, VII,, apenas. 
Comentário: A alternativa que apresenta a resposta correta é a (a), Rota 2, página 13. Conforme exposto no material. Já citamos também que o passo 1 é a “consulta prévia” 
chamada de “viabilidade”. A Viabilidade é a pesquisa inicial que se faz na Junta Comercial, informando todos os dados necessários para a constituiçã
Jurídica e o Porte; Endereço completo; Atividades, principal e secundárias e descrição do objeto social; Opções de nome para a razão social; Nome e CPF dos sócios; Tipo de unidade e 
forma de atuação. (JUCEMAT, 2019). 
 
E Todas asserções são verdadeiras. 
 
Questão 7/10 - Práticas Contábeis em Laboratório 
Além das declarações fiscais, econômicas e tributárias, as pessoas jurídicas também 
precisam atender as legislações trabalhistas quanto as declarações, informar à 
previdência social e à Receita Federal um cadastro a respeito das remunerações e os 
valores das contribuições de cada segurado registrado em sua folha de pagamento no 
período, como também as admissões, demissões ou transferências de colaboradores 
em regime celetista (CLT) que ocorreram no período, ou seja, os vínculos 
empregatícios. 
Com base no texto acima, leia as afirmações abaixo. 
I - DIRPF (Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física) 
II - GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informação à Previdência Social) 
III - Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) 
IV - Escrituração Fiscal Digital do ICMS e IPI (EFD ICMS IPI) 
V - RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) 
VI - DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte) 
VII - e-Social (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias 
e Trabalhistas) 
VIII – (EFD-Contribuições) Escrituração Fiscal Digital Contribuições 
Assinale abaixo, a alternativa que representa as declarações trabalhista. 
Nota: 10.0 
 
A Está correto o que se afirma em I, II, III, V e VII apenas. 
 
B Está correto o que se afirma em I, IV, V, VII e VIII apenas. 
 
C Está correto o que se afirma em II, III, IV, V e VIII apenas. 
 
D Está correto o que se afirma em II, III, V, VI e VII apenas. 
Você assinalou essa alternativa (D) 
Você acertou! 
Comentário: Alternativa que apresenta a resposta correta é a (d), Rota 03, páginas 27 a 30. Conforme expost
DIRF e e-Social. As demais não são declarações trabalhistas, como segue: a DIRPF é uma é a declaração obrigatória anualmente aos contr
o produtor rural na condição de pessoa física que exerce atividade econômica também precisa cumprir essa obrigação. A EFD ICMS IPI se trata de uma declaração tributária e não se 
configura tributos trabalhistas e por fim a EFD-Contribuições é a escrituração digital da apuração das contribuições para o PIS, Cofins tanto nos regimes de apuração cumulativo e não
cumulativo 
 
E Está correto o que se afirma em II, III, V, VI e VIII apenas. 
 
Questão 8/10 - Práticas Contábeis em Laboratório 
O governo criou em 2007 o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) com o 
objetivo de unificar a recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e 
documentos que compõem as escriturações fiscais e contábeis das empresas. (SPED 
RFB, 2019) 
Acerca do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), leia as afirmações abaixo. 
I - O universo de atuação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) envolve 
somente os documentos ficais eletrônicos (CT-e; NF-e; NFS-e; MFD-e; NFC-e.) 
II - Todas as declarações, serão assinadas digitalmente, pela empresa, sócios e/ou 
profissionais contábil e auditor responsável e, transmitidas por meio de um PVA 
(programa validador e assinador) disponibilizado pela Receita Federal. 
III - A Escrituração Contábil Digital (ECD) é a escrituração dos registros contábeis em 
formato digital, ao qual as pessoas jurídicas possuem a obrigação de transmitir à 
Receita Federal a versão digital dos livros: “I - Livro diário; II – Livro Razão; III – Livro 
Balancetes diários, Balanços e fichas de lançamentos e demais livros auxiliares (se 
houver)” 
IV - A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) é a atual declaração de imposto de renda 
das pessoas jurídicas,entrou em vigor a partir do ano calendário de 2014 em 
substituição a DIPJ (Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa 
Jurídica) que está extinta desde então. A ECF deve ser emitidas por todas as 
empresas independentemente de seu regime de tributação, inclusive aos órgão 
públicos. 
V - A Escrituração Fiscal Digital do ICMS e IPI (EFD ICMS IPI) como o sugere, é a 
escrituração digital dos registros de entradas, saídas, apurações dos impostos ICMS e 
IPI e outras informações complementares. Estão obrigadas todas as pessoas jurídicas 
contribuintes do ICMS e do IPI (sendo necessário observar a legislação de cada 
estado). 
Assinale a alternativa correta: 
Nota: 10.0 
 
A Está correto o que se afirma em I, II, e III apenas. 
 
B Está correto o que se afirma em II, III, e IV apenas. 
 
C Está correto o que se afirma em II, III, e V apenas. 
Você assinalou essa alternativa (C) 
Você acertou! 
Comentário: Alternativa que apresenta a resposta correta é a (c), Rota 03, páginas 21 e 22. Conforme exposto no material, O SPED compreende os documentos fiscais e as 
declarações, como não menciona a declaração no item I, essa afirmação está incorreta. A asserção IV está incorreta devido afirmar que deve ser emitida ECF a todas empresas, estando 
dispensadas as empresas optantes pelo regime de tributação do Simples Nacional, os órgãos públicos e as empresas inativas.
 
D Está correto o que se afirma em II, IV, e V apenas. 
 
E Está correto o que se afirma em III, IV, e V apenas. 
 
Questão 9/10 - Práticas Contábeis em Laboratório 
A legislação civil empresarial do país tem se modernizado bastante, e vem oferecendo 
cada vez mais ótimas possibilidades para a formalização de negócios e incentivos para 
os empreendedores. Isso porque há vantagens e regras bem diferentes para cada tipo 
de pessoa jurídica, e só será possível aproveitá-las ao máximo a partir da adequada 
compreensão das características e da ideia por trás de cada espécie empresarial 
Considerando o contexto anterior, analise as seguir e assinale a alternativa correta. 
Nota: 10.0 
 
A Micro Empresa (ME) deve ser selecionada quando a previsão de faturamento para o exercício atual seja igual ou inferior a R$ 4
reais) ou na proporcionalidade de até R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) por mês, considerando os casos em que a constituição é realizada entre os meses de fevereiro e 
dezembro. Caso este limite seja ultrapassado no exercício corrente, deve-se providenciar o reenquadramento como empresa de pequeno porte, no mê
exercício seguinte. (BRASIL, 2006). 
 
B Empresa de Pequeno Porte (EPP) deve ser selecionada, quando a expectativa de faturamento prevista para o exercício atual seja
sessenta mil reais) e igual ou inferior a R$ 5.800.000,00 (cinco milhões e oitocentos mil reais) ou ainda proporcionalmente a
considerando os casos em que a constituição é realizada entre os meses de fevereiro e dezembro. Ao ultrapassar esse limite, deve
EPP no mês janeiro do exercício seguinte. (BRASIL, 2006). 
 
C Micro Empresa (ME) deve ser selecionada quando a previsão de faturamento para o exercício atual seja igual ou inferior a R$ 360.0
ou na proporcionalidade de até R$ 30.000,00 (trinta mil reais) por mês, considerando os caso
Caso este limite seja ultrapassado no exercício corrente, deve-se providenciar o reenquadramento como empresa de pequeno porte, no mês de janeiro do exercício seguinte. 
(BRASIL, 2006). 
Você assinalou essa alternativa (C) 
Você acertou! 
Comentário: A alternativa que apresenta a resposta correta é a (a), Rota 2, página 15. Conforme exposto no material. Neste caso que se refere a constituição de empresa, a opção de 
micro Empresa (ME) deve ser selecionada quando a previsão de faturamento para o exercício atual seja igual ou inferior a R$360.000,00 (trezentos e
proporcionalidade de até R$ 30.000,00 (trinta mil reais) por mês, considerando os casos em que a constit
ultrapassado no exercício corrente, deve-se providenciar o reenquadramento como empresa de pequeno porte, no mês de janeiro do exercício seguinte. (BRASIL, 2006).
 Já a opção de empresa de pequeno porte (EPP) deve ser selecionada, quando a expectativa de faturamento prevista para o exercí
e sessenta mil reais) e igual ou inferior a R$4.800.000,00 (quatro milhões e oitocentos mil reais) ou ainda proporcionalmente a R$400.000,00 (quatrocentos mil reais) por mês considerando 
os casos em que a constituição é realizada entre os meses de fevereiro e dezembro. Ao ultrapassar esse limite, deve
exercício seguinte. (BRASIL, 2006). 
 
D Empresa de Pequeno Porte (EPP) deve ser selecionada, quando a expectativa de faturamento prevista para o e
mil reais) e igual ou inferior a R$ 6.960.000,00 (seis milhões e novecentos e sessenta mil reais) ou ainda proporcionalmente 
mês considerando os casos em que a constituição é realizada entre os meses de fevereiro e dezembro. Ao ultrapassar esse limite, deve
de EPP no mês janeiro do exercício seguinte. (BRASIL, 2006). 
 
E Independentemente do faturamento, a Micro Empresa e a Empresa de Pequeno Porte, são assim classificadas diante da opção de se
havendo relação ao faturamento, mas sim diante de uma decisão estratégica de negócio, devido ao
 
Questão 10/10 - Práticas Contábeis em Laboratório 
Os principais elementos que necessitam de atenção para constituição de pessoas 
jurídicas, em conformidade com o disposto nas legislações federais, os dispositivos 
legais específicos de cada estado, verificando normativos na respectivas Juntas 
Comerciais, Secretarias de Fazenda de Estado, assim como demais órgãos 
regulamentadores específicos da atividade a ser explorada e, ainda deve ser consultada 
as disposições da Prefeitura Municipal, pois estas também podem determinar 
particularidades para o processo de formalização e autorização de funcionamento das 
empresas estabelecidas em sua localidade. 
Considerando o contexto anterior, analise as asserções a seguir: 
I - Conforme apresenta o inciso I do artigo 46 do Código Civil, as pessoas jurídicas 
devem informar no documento constitutivo, qual será a sua denominação (BRASIL, 
2002), a representa como será conhecida juridicamente. 
II - Refere-se à finalidade que se propõe a pessoa jurídica, podendo ser com finalidade 
de lucro ou não. Essa finalidade não poderá ser “ilícita, impossível, indeterminável ou 
em contrário aos bons costumes, à ordem pública e à moral”. (DREI, 2018). 
III - é o valor que os sócios ou acionistas investem na pessoa jurídica para iniciar as 
atividades, ou seja, o capital inicial, aquele disponível no momento da constituição, 
devendo ser expresso em moeda corrente nacional, e será administrado visando o 
alcance dos objetivos da empresa. 
IV - As pessoas jurídicas possuem [...] que é aquele apresentado na fachada do 
estabelecimento e utilizado nas publicidades, propagandas e demais meios de 
divulgação. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção que apresenta a alternativa correta, 
respectivamente. 
Nota: 10.0 
 
A I - Razão Social, II - Objeto Social, III - Capital Social, IV - Nome Fantasia. 
Você assinalou essa alternativa (A) 
Você acertou! 
Comentário: A alternativa que apresenta a resposta correta é a (a), Rota 01 página 13 a 17. Conforme exposto no material. A denominação é a razão social de uma pessoa jurídica, 
ou seja, o nome pela qual será conhecida juridicamente. Exemplificando, uma pessoa ‘física’, possui o seu nome e sobrenome, que formam seu nome completo, já a pessoa jurídica possui 
sua razão social. Além da denominação empresarial, as pessoas jurídicas possuem o nome comercial que é aquele apresentado na 
propagandas e demais meios de divulgação, chamado de “nome fantasia”. O objeto de uma pessoa jurídica é a descrição de todas 
serão desenvolvidas. A atividade principal como o próprio nome induz, refere-se ao que a empresa se dedicará realizar como objetivo maior. O capital social é o valor que os sócios ou 
acionistas investem na pessoa jurídica para iniciar as atividades, ou seja, o capital inicial,aquele disponível no momento d
e será administrado visando o alcance dos objetivos da empresa. (DREI, 2018). 
 
B I - Nome Fantasia, II - Capital Social, III - Objeto Social, IV - Razão Social. 
 
C I - Razão Social, II - Capital Social, III - Objeto Social, IV - Nome Fantasia. 
 
D I - Nome Fantasia, II - Objeto Social, III - Capital Social, IV - Razão Social. 
 
E I - Objeto Social, II - Razão Social, III - Nome Fantasia, IV - Capital Social.

Mais conteúdos dessa disciplina