Buscar

Prática de Ensino Gestão Educacional - Atividade II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prática de Ensino em Gestão Educacional
	Alun@: Caroline Alves de Moura
	RGM: 19742223
	Curso: Licenciatura em Pedagogia
	Tutora: Luana Quitério
ATIVIDADE REFLEXIVA II: “O PNE possui 20 metas. Análise e cite duas metas do Plano e às comente, analisando se você acredita ser possível que se efetivem até o ano de 2024, prazo do PNE.”
O Plano Nacional de Educação, conhecido também como PNE, cujo propósito está centrado na busca pela equidade educacional, apresenta em sua composição os objetivos, diretrizes, metas e estratégias para a educação brasileira. Enfatizando o desenvolvimento de iniciativas e estratégias para todos os níveis, modalidades e etapas de ensino. 
De acordo com o MEC, o Plano Nacional de Educação é um plano diferente dos anteriores, principalmente por se tratar de um PNE decenal previsto constitucionalmente, o que significa que ele supera até mesmo o governo. Ainda de acordo com o MEC, o Brasil é uma federação onde os estados, o Distrito Federal e os municípios têm autonomia para tomar decisões, mas para organizar a educação nacional, os entes federais devem trabalhar juntos porque compartilham capacidades comuns. Nesse contexto, o PNE cumpre a função de articular esforços cooperativos nacionais, sendo essencial para que os estados e municípios construam seus próprios planos educacionais.
As metas 16 e 17 deste plano visam garantir a formação continuada dos profissionais da educação básica, em sua área de atuação, e a valorização destes profissionais até o último ano de vigência do atual PNE, respectivamente. A meta 16, que segundo o Plano deve garantir a todos os profissionais da educação básica disponham nível de pós-graduação e recebam formação continuada. Esta meta tem tido relativo êxito, pois uma parcela, ainda que pequena, dos profissionais da área da educação tem buscado se aperfeiçoar em suas formações acadêmicas. 
Segundo Ana Lucia Lima, diretora executiva do Instituto Paulo Montenegro, os professores são considerados proficientes em termos de letramento e alfabetismo, apesar de não serem uma das categorias com melhor remuneração. Contudo, ainda que essa seja uma ótima notícia e um avanço significativo no que diz respeito às exigências com relação à escolaridade desses profissionais, ainda estamos longe de atingir o objetivo previsto na meta e considero que está não será cumprida até o final do plano, apesar dos esforços dos profissionais que propende complementar suas formações e buscar especializações no decorrer de suas carreiras.
Com relação a meta 17 que previa a valorização dos profissionais da área da educação básica nas redes públicas, visando equiparar seus rendimentos com os dos demais profissionais com escolaridade semelhante. 
Os profissionais da área da educação, ainda que capacitados, têm enfrentado uma enorme desvalorização de sua profissão ao longo dos anos e esse foi outro aspecto que contribuiu para o insucesso do atual PNE. Estes profissionais estão cada vez mais distantes de salários justos e boas condições de trabalho. Com isso, muitos profissionais da educação perdem o seu entusiasmo e motivação, mesmo essa sendo uma das profissões essenciais da formação. Considero que ainda estamos muito distantes de alcançar o ideal de valorização para esses profissionais e não acredito que isso seja cumprido até o final do plano. 
Dessa forma, o atual PNE apresenta-se como um dos mais importantes referenciais jurídicos da atualidade, no que diz respeito à educação nacional, porém, ainda depara-se com a importância da superação de obstáculos estabelecidos por décadas de descaso com as políticas públicas, especialmente no que se refere à educação.
 
REFERÊNCIAS
ANTUNES, A. Maior parte do PNE não será cumprida, aponta relatório. Fiocruz, 2022. Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/reportagem/maior-parte-do-pne-nao-sera-cumprida-aponta-relatorio#:~:text=A%20meta%2020%2C%20que%20segundo,Bruto%20(PIB)%20em%202024. Acesso em: 24 out 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação. Brasília, 2014. Disponível em: https://pne.mec.gov.br/. Acesso em: 19 set 2022. 
CONEXÃO FUTURA. Alfabetismo - PNE METAS 15 e 16. YouTube, 31 mai 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jycmpMK3XTc&t=963s.
OBSERVATÓRIO DO PNE. Acompanhe as 20 metas do PNE, 2020. Página inicial. Disponível em: https://www.observatoriodopne.org.br/metas. Acesso em: 19 set 2022.
OLIVEIRA, C. Plano Nacional de Educação chega aos sete anos com menos de 15% das metas atingidas. Rede Brasil Atual, 2021. Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/educacao/plano-nacional-de-educacao-chega-aos-sete-anos-com-menos-de-15-das-metas-atingidas/. Acesso em: 22 set 2022.

Continue navegando