Logo Passei Direto
Buscar

Projeto de Arquitetura e Urbanismo IV - AOL 1

User badge image
Rubens Lima

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O site do Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (LABEEE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) – chamado PROJETEEE – engloba uma série de dados climáticos de várias cidades brasileiras, o que pode auxiliar no desenvolvimento de projetos de arquitetura.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a análise do terreno em um projeto arquitetônico, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A análise do terreno inclui verificar os gabaritos das áreas adjacentes.
II. ( ) A análise da orientação solar é um dos parâmetros verificados no terreno.
III. ( ) O site do Projeteee fornece dados da carta solar de diversas cidades e eles podem ser utilizados no desenvolvimento de um projeto arquitetônico.
IV. ( ) As informações de ventilação, que podem ser encontradas no site do Projeteee, podem ser utilizadas como uma das informações principais no projeto de arquitetura.
V. ( ) Topografia é um dos parâmetros que devem ser verificados quando o estudo do terreno estiver sendo feito.
1. F, V, V, V, V.
2. V, V, F, F, V.
3. V, F, F, V, V.
4. F, V, V, F, V.
5. F, F, F, V, V.

Ao longo dos anos, no Brasil, foi possível observar algumas modificações na configuração da moradia. Além disso, a área ocupada por apartamentos também tem reduzido. Nos anos 1970, um apartamento de dois dormitórios tinha em média 100m², enquanto o mesmo perfil de residência não chegava aos 60m² em 2010, em muitos casos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a arquitetura residencial no Brasil, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Ao longo dos anos, novos espaços foram acrescentados à residência, como as dependências de empregada, mas o tamanho dos cômodos em geral diminuiu.
Porque:
II. Enquanto as áreas comuns de edificações tornaram-se relevantes nos projetos de arquitetura, a área privativa das residências não necessitava mais ocupar grandes espaços.
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta do I.
2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
3. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
4. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
5. As asserções I e II são proposições falsas.

O projeto de arquitetura engloba algumas fases e processos. Nestes, sabe-se que a setorização é um passo fundamental, pois se aplica aos diferentes tipos de projeto e de deve ser realizada nas etapas iniciais do projeto para que, posteriormente, suas informações permitam o desenvolvimento ideal do projeto.
Considerando estas informações e o conteúdo estudado sobre os aspectos morfológicos e culturais relacionados à elaboração de projetos, pode-se afirmar que a setorização:
1. é a etapa que apresenta a leitura de áreas de vegetação do local.
2. representa o agrupamento dos ambientes do programa de necessidades de acordo com a relação existente entre eles.
3. roteiriza os cômodos que um determinado projeto deve ter de acordo com a área que ele ocupará no terreno.
4. é aquela que apresenta os ambientes de um projeto de arquitetura de acordo com as necessidades do cliente.
5. é o processo de verificar os acessos ao terreno a partir da leitura de mapas dos meios de transporte e fluxos locais.

Baker (1998) assinala a importância do contexto cultural e seu papel como um dos componentes fundamentais para a formulação de um projeto de arquitetura. Essa preocupação deve ser considerada desde a proposta inicial de uma edificação.
Considerando essa informação e o conteúdo estudado sobre partido arquitetônico, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A monumentalidade da arquitetura pode ser reflexo do período em que ela foi construída, demonstrando os poderes político ou religioso e reafirmando seu status e autoridade.
Porque:
II. A arquitetura moderna evitou o uso de rebuscamentos, buscando a chamada forma pura. Neste momento, a função tornou-se o fator primordial.
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
2. As asserções I e II são proposições falsas.
3. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
4. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
5. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

O estudo do entorno é uma fase inicial de projeto que contribui com seu desenvolvimento. Nele, são coletados dados referentes à área de projeto e seu contexto e, muitas vezes, as análises são feitas a partir da observação de mapas.
Considerando estas informações e o que foi estudado até então, pode-se afirmar que o mapa que indica o número de pavimentos das edificações é o de:
1. tipologia.
2. mobilidade.
3. gabaritos.
4. cheios e vazios.
5. uso e ocupação.

Uma das fases do desenvolvimento de projetos residenciais é aquela se analisa a informação de outros projetos, de referência. Eles podem ou não serem da mesma tipologia do projeto a ser desenvolvido e deve ser realizado no início do processo projetual.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre análise de projetos residenciais, pode-se afirmar que o estudo de caso é importante no processo projetual, pois:
1. traz uma cópia para o seu projeto de soluções já consagradas, independentemente do contexto do seu próprio projeto.
2. demonstra que as soluções inovadoras de projeto são provenientes de uma busca em referências tecnológicas.
3. trata de entender como se dá a relação do entorno com a edificação.
4. trata de uma fase final do projeto, durante o projeto executivo. Ele permite comparar as soluções adotadas por você àquelas aplicadas por outros arquitetos.
5. trata de procurar projetos comparáveis e com características em comum para estudar e coletar informações relativas a eles.

A NBR 13531 define como programa de necessidades a etapa destinada à determinação das exigências, necessidades e expectativas dos usuários ou clientes, a serem correspondidas e atendidas pela edificação que está sendo projetada.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre programa de necessidades em arquitetura, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O programa de necessidades de uma residência segue um padrão pré-estabelecido para os projetos de acordo com a tipologia que se está trabalhando.
II. ( ) A criação de um programa de necessidades de um projeto permite organizar as expectativas e demandas dos clientes.
III. ( ) O programa de necessidades é uma lista de ambientes da edificação e que serão ordenados de acordo com suas funções.
IV. ( ) O programa de necessidades de uma edificação é uma demanda da fase de projeto executivo, quando os ambientes são listados e organizados de acordo com suas áreas.
V. ( ) O programa de necessidades deve ser feito nas etapas iniciais de projeto.
1. F, V, V, F, V.
2. V, F, F, V, V.
3. F, F, V, V, F.
4. V, V, F, F, V.
5. V, V, V, F, F.

O programa de necessidades de uma edificação é a definição de uma lista de ambientes que esta deve conter para suprir as necessidades do seu usuário. Quando esse programa está completo, pode-se partir para um novo passo, chamado de setorização.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre setorização, pode-se afirmar que a setorização leva em consideração:
1. as atividades e usos da edificação.
2. as necessidades do cliente.
3. a mobilidade dos ambientes.
4. os serviços a serem desenvolvidos e a mão de obra na construção.
5. as etapas de trabalho e de construção.

Leia o trecho a seguir: "A relação com o lugar é fundamental para a arquitetura; nenhum projeto de qualidade pode ser indiferente ao seu entorno. Projetar é estabelecer relações entre partes de um todo; isso vale tanto para as relações internas a um projeto quanto para as que cada edifício estabelece com seu entorno, do qual é uma parte."
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a análise do contexto urbano de um projeto arquitetônico, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A análise do contexto urbano é fundamental no projeto arquitetônico, pois permite verificar a interferência das condicionantes locais no resultado.
II. ( ) O estudo do entorno pode considerar fatores como topografia e sistema viário.
III. ( ) Analisar o entorno implica compreender a área ao redor de um terreno e o próprio terreno a ser edificado.
IV. ( ) Os gabaritos das edificações do redor são uma informação importante no desenvolvimento de um edifício, assim como o programa de necessidades do entorno.
V. ( ) A ocupação do solo de uma determinada área pode ser estudada através do mapa de gabaritos.
1. V, F, F, V, V.
2. F, V, V, F, V.
3. V, V, V, F, F.
4. F, F, F, V, V.
5. V, V, F, F, V.

O processo de projetar, pelo qual os alunos ou profissionais de arquitetura passam, apresenta três estágios. Esses estágios são chamados pelos nomes de análise, síntese e avaliação, ocorrendo um após o outro durante determinado projeto.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre análises em projetos arquitetônicos, pode-se afirmar que o estágio definido por Jones como de síntese é:
1. aquele no qual o pensamento criativo avalia se as especificações do projeto estão corretas.
2. aquele no qual se buscam soluções para as especificações que foram detalhadas na fase de análise do projeto.
3. aquele no qual há um balanço das soluções oferecidas para o projeto até então, de acordo com cada especificação necessária.
4. aquele em que é possível entender a proposta do projeto e compilar suas informações iniciais.
5. aquele em que são estabelecidas as necessidades do projeto junto com o cliente.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O site do Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (LABEEE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) – chamado PROJETEEE – engloba uma série de dados climáticos de várias cidades brasileiras, o que pode auxiliar no desenvolvimento de projetos de arquitetura.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a análise do terreno em um projeto arquitetônico, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A análise do terreno inclui verificar os gabaritos das áreas adjacentes.
II. ( ) A análise da orientação solar é um dos parâmetros verificados no terreno.
III. ( ) O site do Projeteee fornece dados da carta solar de diversas cidades e eles podem ser utilizados no desenvolvimento de um projeto arquitetônico.
IV. ( ) As informações de ventilação, que podem ser encontradas no site do Projeteee, podem ser utilizadas como uma das informações principais no projeto de arquitetura.
V. ( ) Topografia é um dos parâmetros que devem ser verificados quando o estudo do terreno estiver sendo feito.
1. F, V, V, V, V.
2. V, V, F, F, V.
3. V, F, F, V, V.
4. F, V, V, F, V.
5. F, F, F, V, V.

Ao longo dos anos, no Brasil, foi possível observar algumas modificações na configuração da moradia. Além disso, a área ocupada por apartamentos também tem reduzido. Nos anos 1970, um apartamento de dois dormitórios tinha em média 100m², enquanto o mesmo perfil de residência não chegava aos 60m² em 2010, em muitos casos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a arquitetura residencial no Brasil, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Ao longo dos anos, novos espaços foram acrescentados à residência, como as dependências de empregada, mas o tamanho dos cômodos em geral diminuiu.
Porque:
II. Enquanto as áreas comuns de edificações tornaram-se relevantes nos projetos de arquitetura, a área privativa das residências não necessitava mais ocupar grandes espaços.
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta do I.
2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
3. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
4. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
5. As asserções I e II são proposições falsas.

O projeto de arquitetura engloba algumas fases e processos. Nestes, sabe-se que a setorização é um passo fundamental, pois se aplica aos diferentes tipos de projeto e de deve ser realizada nas etapas iniciais do projeto para que, posteriormente, suas informações permitam o desenvolvimento ideal do projeto.
Considerando estas informações e o conteúdo estudado sobre os aspectos morfológicos e culturais relacionados à elaboração de projetos, pode-se afirmar que a setorização:
1. é a etapa que apresenta a leitura de áreas de vegetação do local.
2. representa o agrupamento dos ambientes do programa de necessidades de acordo com a relação existente entre eles.
3. roteiriza os cômodos que um determinado projeto deve ter de acordo com a área que ele ocupará no terreno.
4. é aquela que apresenta os ambientes de um projeto de arquitetura de acordo com as necessidades do cliente.
5. é o processo de verificar os acessos ao terreno a partir da leitura de mapas dos meios de transporte e fluxos locais.

Baker (1998) assinala a importância do contexto cultural e seu papel como um dos componentes fundamentais para a formulação de um projeto de arquitetura. Essa preocupação deve ser considerada desde a proposta inicial de uma edificação.
Considerando essa informação e o conteúdo estudado sobre partido arquitetônico, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A monumentalidade da arquitetura pode ser reflexo do período em que ela foi construída, demonstrando os poderes político ou religioso e reafirmando seu status e autoridade.
Porque:
II. A arquitetura moderna evitou o uso de rebuscamentos, buscando a chamada forma pura. Neste momento, a função tornou-se o fator primordial.
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
2. As asserções I e II são proposições falsas.
3. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
4. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
5. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

O estudo do entorno é uma fase inicial de projeto que contribui com seu desenvolvimento. Nele, são coletados dados referentes à área de projeto e seu contexto e, muitas vezes, as análises são feitas a partir da observação de mapas.
Considerando estas informações e o que foi estudado até então, pode-se afirmar que o mapa que indica o número de pavimentos das edificações é o de:
1. tipologia.
2. mobilidade.
3. gabaritos.
4. cheios e vazios.
5. uso e ocupação.

Uma das fases do desenvolvimento de projetos residenciais é aquela se analisa a informação de outros projetos, de referência. Eles podem ou não serem da mesma tipologia do projeto a ser desenvolvido e deve ser realizado no início do processo projetual.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre análise de projetos residenciais, pode-se afirmar que o estudo de caso é importante no processo projetual, pois:
1. traz uma cópia para o seu projeto de soluções já consagradas, independentemente do contexto do seu próprio projeto.
2. demonstra que as soluções inovadoras de projeto são provenientes de uma busca em referências tecnológicas.
3. trata de entender como se dá a relação do entorno com a edificação.
4. trata de uma fase final do projeto, durante o projeto executivo. Ele permite comparar as soluções adotadas por você àquelas aplicadas por outros arquitetos.
5. trata de procurar projetos comparáveis e com características em comum para estudar e coletar informações relativas a eles.

A NBR 13531 define como programa de necessidades a etapa destinada à determinação das exigências, necessidades e expectativas dos usuários ou clientes, a serem correspondidas e atendidas pela edificação que está sendo projetada.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre programa de necessidades em arquitetura, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O programa de necessidades de uma residência segue um padrão pré-estabelecido para os projetos de acordo com a tipologia que se está trabalhando.
II. ( ) A criação de um programa de necessidades de um projeto permite organizar as expectativas e demandas dos clientes.
III. ( ) O programa de necessidades é uma lista de ambientes da edificação e que serão ordenados de acordo com suas funções.
IV. ( ) O programa de necessidades de uma edificação é uma demanda da fase de projeto executivo, quando os ambientes são listados e organizados de acordo com suas áreas.
V. ( ) O programa de necessidades deve ser feito nas etapas iniciais de projeto.
1. F, V, V, F, V.
2. V, F, F, V, V.
3. F, F, V, V, F.
4. V, V, F, F, V.
5. V, V, V, F, F.

O programa de necessidades de uma edificação é a definição de uma lista de ambientes que esta deve conter para suprir as necessidades do seu usuário. Quando esse programa está completo, pode-se partir para um novo passo, chamado de setorização.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre setorização, pode-se afirmar que a setorização leva em consideração:
1. as atividades e usos da edificação.
2. as necessidades do cliente.
3. a mobilidade dos ambientes.
4. os serviços a serem desenvolvidos e a mão de obra na construção.
5. as etapas de trabalho e de construção.

Leia o trecho a seguir: "A relação com o lugar é fundamental para a arquitetura; nenhum projeto de qualidade pode ser indiferente ao seu entorno. Projetar é estabelecer relações entre partes de um todo; isso vale tanto para as relações internas a um projeto quanto para as que cada edifício estabelece com seu entorno, do qual é uma parte."
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a análise do contexto urbano de um projeto arquitetônico, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A análise do contexto urbano é fundamental no projeto arquitetônico, pois permite verificar a interferência das condicionantes locais no resultado.
II. ( ) O estudo do entorno pode considerar fatores como topografia e sistema viário.
III. ( ) Analisar o entorno implica compreender a área ao redor de um terreno e o próprio terreno a ser edificado.
IV. ( ) Os gabaritos das edificações do redor são uma informação importante no desenvolvimento de um edifício, assim como o programa de necessidades do entorno.
V. ( ) A ocupação do solo de uma determinada área pode ser estudada através do mapa de gabaritos.
1. V, F, F, V, V.
2. F, V, V, F, V.
3. V, V, V, F, F.
4. F, F, F, V, V.
5. V, V, F, F, V.

O processo de projetar, pelo qual os alunos ou profissionais de arquitetura passam, apresenta três estágios. Esses estágios são chamados pelos nomes de análise, síntese e avaliação, ocorrendo um após o outro durante determinado projeto.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre análises em projetos arquitetônicos, pode-se afirmar que o estágio definido por Jones como de síntese é:
1. aquele no qual o pensamento criativo avalia se as especificações do projeto estão corretas.
2. aquele no qual se buscam soluções para as especificações que foram detalhadas na fase de análise do projeto.
3. aquele no qual há um balanço das soluções oferecidas para o projeto até então, de acordo com cada especificação necessária.
4. aquele em que é possível entender a proposta do projeto e compilar suas informações iniciais.
5. aquele em que são estabelecidas as necessidades do projeto junto com o cliente.

Prévia do material em texto

Projeto de Arquitetura e Urbanismo IV - 
Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - 
Questionário 
Conteúdo do exercício 
Conteúdo do exercício 
1. Pergunta 1Crédito total dado 
1/1 
O site do Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (LABEEE) da 
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em conjunto com o Ministério do Meio 
Ambiente (MMA) – chamado PROJETEEE – engloba uma série de dados climáticos de 
várias cidades brasileiras, o que pode auxiliar no desenvolvimento de projetos de 
arquitetura. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a análise do terreno em 
um projeto arquitetônico, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) 
verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) A análise do terreno inclui verificar os gabaritos das áreas adjacentes. 
II. ( ) A análise da orientação solar é um dos parâmetros verificados no terreno. 
III. ( ) O site do Projeteee fornece dados da carta solar de diversas cidades e eles 
podem ser utilizados no desenvolvimento de um projeto arquitetônico. 
IV. ( ) As informações de ventilação, que podem ser encontradas no site do Projeteee, 
podem ser utilizadas como uma das informações principais no projeto de arquitetura. 
V. ( ) Topografia é um dos parâmetros que devem ser verificados quando o estudo do 
terreno estiver sendo feito. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, V, V, V, V. 
Resposta correta 
2. 
V, V, F, F, V. 
3. 
V, F, F, V, V. 
4. 
F, V, V, F, V. 
5. 
F, F, F, V, V. 
2. Pergunta 2 
1/1 
Ao longo dos anos, no Brasil, foi possível observar algumas modificações na 
configuração da moradia. Além disso, a área ocupada por apartamentos também tem 
reduzido. Nos anos 1970, um apartamento de dois dormitórios tinha em média 100m², 
enquanto o mesmo perfil de residência não chegava aos 60m² em 2010, em muitos 
casos. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a arquitetura 
residencial no Brasil, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. Ao longo dos anos, novos espaços foram acrescentados à residência, como as 
dependências de empregada, mas o tamanho dos cômodos em geral diminuiu. 
Porque: 
II. Enquanto as áreas comuns de edificações tornaram-se relevantes nos projetos de 
arquitetura, a área privativa das residências não necessitava mais ocupar grandes 
espaços. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta do I. 
2. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma 
justificativa correta da I. 
3. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
4. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
Resposta correta 
5. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
3. Pergunta 3 
1/1 
O projeto de arquitetura engloba algumas fases e processos. Nestes, sabe-se que a 
setorização é um passo fundamental, pois se aplica aos diferentes tipos de projeto e 
deve ser realizada nas etapas iniciais do projeto para que, posteriormente, suas 
informações permitam o desenvolvimento ideal do projeto. 
Considerando estas informações e o conteúdo estudado sobre os aspectos 
morfológicos e culturais relacionados à elaboração de projetos, pode-se afirmar que a 
setorização: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
é a etapa que apresenta a leitura de áreas de vegetação do local. 
2. 
representa o agrupamento dos ambientes do programa de necessidades 
de acordo com a relação existente entre eles. 
Resposta correta 
3. 
roteiriza os cômodos que um determinado projeto deve ter de acordo 
com a área que ele ocupará no terreno. 
4. 
é aquela que apresenta os ambientes de um projeto de arquitetura de 
acordo com as necessidades do cliente. 
5. 
é o processo de verificar os acessos ao terreno a partir da leitura de 
mapas dos meios de transporte e fluxos locais. 
4. Pergunta 4 
1/1 
Baker (1998) assinala a importância do contexto cultural e seu papel como um dos 
componentes fundamentais para a formulação de um projeto de arquitetura. Essa 
preocupação deve ser considerada desde a proposta inicial de uma edificação. 
Fonte: BAKER, G. Analisis de la forma: urbanismo y arquitectura. 2. ed. Ciudad de 
México: Gustavo Gili, 1998. 
Considerando essa informação e o conteúdo estudado sobre partido arquitetônico, 
analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. A monumentalidade da arquitetura pode ser reflexo do período em que ela foi 
construída, demonstrando os poderes político ou religioso e reafirmando seu status e 
autoridade. 
Porque: 
II. A arquitetura moderna evitou o uso de rebuscamentos, buscando a chamada forma 
pura. Neste momento, a função tornou-se o fator primordial. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da I. 
2. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
3. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
4. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
5. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma 
justificativa correta da I. 
Resposta correta 
5. Pergunta 5 
1/1 
O estudo do entorno é uma fase inicial de projeto que contribui com seu 
desenvolvimento. Nele, são coletados dados referentes à área de projeto e seu contexto 
e, muitas vezes, as análises são feitas a partir da observação de mapas. 
Considerando estas informações e o que foi estudado até então, pode-se afirmar que o 
mapa que indica o número de pavimentos das edificações é o de: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
tipologia. 
2. 
mobilidade. 
3. 
gabaritos. 
Resposta correta 
4. 
cheios e vazios. 
5. 
uso e ocupação. 
6. Pergunta 6 
1/1 
Uma das fases do desenvolvimento de projetos residenciais é aquela se analisa a 
informação de outros projetos, de referência. Eles podem ou não serem da mesma 
tipologia do projeto a ser desenvolvido e deve ser realizado no início do processo 
projetual. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre análise de projetos 
residenciais, pode-se afirmar que o estudo de caso é importante no processo projetual, 
pois: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
traz uma cópia para o seu projeto de soluções já consagradas, 
independentemente do contexto do seu próprio projeto. 
2. 
demonstra que as soluções inovadoras de projeto são provenientes de 
uma busca em referências tecnológicas. 
3. 
trata de entender como se dá a relação do entorno com a edificação. 
4. 
trata de uma fase final do projeto, durante o projeto executivo. Ele 
permite comparar as soluções adotadas por você àquelas aplicadas por 
outros arquitetos. 
5. 
trata de procurar projetos comparáveis e com características em comum 
para estudar e coletar informações relativas a eles. 
Resposta correta 
7. Pergunta 7 
1/1 
A NBR 13531 define como programa de necessidades a etapa destinada à 
determinação das exigências, necessidades e expectativas dos usuários ou clientes, a 
serem correspondidas e atendidas pela edificação que está sendo projetada. 
Fonte: ABNT. NBR 13531 Elaboração de projetos de edificações – Atividades técnicas. 
Rio de Janeiro, 1995. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre programa de 
necessidades em arquitetura, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) 
verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) O programa de necessidades de uma residência segue um padrão pré-estabelecido 
para os projetos de acordo com a tipologia que se está trabalhando. 
II. ( ) A criação de um programa de necessidades de um projeto permite organizar as 
expectativas e demandas dos clientes. 
III. ( ) O programa de necessidades é uma lista de ambientes da edificação e que serão 
ordenados de acordo com suas funções.IV. ( ) O programa de necessidades de uma edificação é uma demanda da fase de 
projeto executivo, quando os ambientes são listados e organizados de acordo com suas 
áreas. 
V. ( ) O programa de necessidades deve ser feito nas etapas iniciais de projeto. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, V, V, F, V. 
Resposta correta 
2. 
V, F, F, V, V. 
3. 
F, F, V, V, F. 
4. 
V, V, F, F, V 
5. 
V, V, V, F, F. 
8. Pergunta 8 
1/1 
O programa de necessidades de uma edificação é a definição de uma lista de ambientes 
que esta deve conter para suprir as necessidades do seu usuário. Quando esse 
programa está completo, pode-se partir para um novo passo, chamado de setorização. 
Fonte: MACIEL, C. A. Arquitetura, projeto e conceito. Arquitextos, São Paulo, ano 4, n. 
43, v. 10, dez. 2003. Disponível em: 
<http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/04.043/633>. Acesso em 8 
set. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre setorização, pode-se 
que a setorização leva em consideração: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
as atividades e usos da edificação. 
Resposta correta 
2. 
as necessidades do cliente. 
3. 
a mobilidade dos ambientes. 
4. 
os serviços a serem desenvolvidos e a mão de obra na construção. 
5. 
as etapas de trabalho e de construção. 
9. Pergunta 9 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“A relação com o lugar é fundamental para a arquitetura; nenhum projeto de qualidade 
pode ser indiferente ao seu entorno. Projetar é estabelecer relações entre partes de um 
todo; isso vale tanto para as relações internas a um projeto quanto para as que cada 
edifício estabelece com seu entorno, do qual é uma parte.” 
Fonte: MAHFUZ, E. C. Reflexões sobre a construção da forma pertinente. Vitruvius, São 
Paulo, n. 45, v. 2, ano 4, fev. 2004. Disponível em: 
<https://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/04.045/606>. Acesso em: 
10 set. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a análise do contexto 
urbano de um projeto arquitetônico, analise as afirmativas a seguir e assinale V para 
a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) A análise do contexto urbano é fundamental no projeto arquitetônico, pois 
permite verificar a interferência das condicionantes locais no resultado. 
II. ( ) O estudo do entorno pode considerar fatores como topografia e sistema viário. 
III. ( ) Analisar o entorno implica compreender a área ao redor de um terreno e o 
próprio terreno a ser edificado. 
IV. ( ) Os gabaritos das edificações do redor são uma informação importante no 
desenvolvimento de um edifício, assim como o programa de necessidades do entorno. 
V. ( ) A ocupação do solo de uma determinada área pode ser estudada através do mapa 
de gabaritos. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, F, F, V, V. 
2. 
F, V, V, F, V. 
3. 
V, V, V, F, F. 
Resposta correta 
4. 
F, F, F, V, V. 
5. 
V, V, F, F, V. 
10. Pergunta 10 
1/1 
O processo de projetar, pelo qual os alunos ou profissionais de arquitetura passam, 
apresenta três estágios. Esses estágios são chamados pelos nomes de análise, síntese e 
avaliação, ocorrendo um após o outro durante determinado projeto. 
Fonte: JONES, J. C. Design methods: seeds of human factures. New York: John Wiley, 
1970. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre análises em projetos 
arquitetônicos, pode-se afirmar que o estágio definido por Jones como de síntese é: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
aquele no qual o pensamento criativo avalia se as especificações do 
projeto estão corretas. 
2. 
aquele no qual se buscam soluções para as especificações que foram 
detalhadas na fase de análise do projeto. 
Resposta correta 
3. 
aquele no qual há um balanço das soluções oferecidas para o projeto até 
então, de acordo com cada especificação necessária. 
4. 
aquele em que é possível entender a proposta do projeto e compilar suas 
informações iniciais. 
5. 
aquele em que são estabelecidas as necessidades do projeto junto com o 
cliente.

Mais conteúdos dessa disciplina