Buscar

Atividade discursiva - Desenhos auxiliados por computador Anhanguera

Prévia do material em texto

Aluno: Jair Nunes da Silva
A filosofia tradicional de gestão de operações e de materiais dá prioridade à utilização da estrutura de produção da empresa, dividida em seções fixas (tornos, fresas, montagem etc.), a qual é otimizada pela fabricação de produtos em grandes lotes e está sujeita à constituição de estoques. Esta filosofia é operacionalizada por técnicas que "empurram" a produção, isto é, que fabricam de acordo com as previsões de demanda, para a constituição de estoques, buscando minimizar os custos totais da estrutura de produção.
A partir de meados da década de 70, passou a ser bastante utilizada e difundida ao ocidente a filosofia Just-in-time (JIT), que procura atender dinâmica e instantaneamente à variada demanda do mercado, produzindo, normalmente, em lotes de pequena dimensão.
O texto-base apresenta duas filosofias de gestão da operação e de materiais bastante utilizadas nas empresas de diferentes segmentos e tamanhos. Cite as principais características de cada uma das filosofias (filosofia tradicional, com suporte do MRP e JIT).
O Planejamento das Necessidades de Materiais (MRP) é aplicado na correta organização de pedidos internos e externos das fábricas. O sistema vai pegar a previsão de pedidos e, baseado na mesma, estabelece uma produção para atender a demanda exigida.
O MRP trabalha em duas principais vertentes: quantidades e tempos. Assim, o sistema faz um levantamento da quantidade necessárias de cada item, desde os insumos até o produto final, definindo também os prazos de produção, isto é, quando produzir, para entregar os produtos dentro dos prazos sem sobras nem faltas. Como é um sistema de previsão, quando as variáveis são definidas, o sistema irá produzir independente ou não se houver consumo desses produtos.
O sistema Just in Time (JIT) é um tipo de metodologia lean, feita com o intuito de aumentar a produtividade e diminuir custos e desperdícios. Principais pontos de um processo Just in Time: Eliminação de estoque, Eliminação de desperdícios, Manufatura de fluxo contínuo, Esforço contínuo na resolução de problemas, Melhoria contínua dos processos.
Um dos tipos de metodologia lean, projetada para aumentar a eficiência, cortar custos e diminuir o desperdício. O JIT foi originalmente criado no Japão, pela empresa Toyota. Num período que desperdícios não eram admitidos e sanções econômicas cada vez mais rígidas...a implementação do just in time, se viu necessária pois conseguiu otimizar sua produção e reduzir custos e desperdícios, o que acabou necessária para o período pós-guerra e é utilizada ainda até os tempos atuais.

Continue navegando