Buscar

politica setorial questionario II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

· Pergunta 1
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	(Ceps-UFPA - 2018 - Unifesspa - Técnico em Assuntos Educacionais) Sobre a gestão e a coordenação de processos educacionais a partir de uma concepção democrática, analise as afirmativas:
I. As ações de gestão devem estar centralizadas nas dimensões administrativa e financeira da escola, de modo a instrumentalizar a gerência das ações e das decisões.
II. A gestão é o ato de gerir a dinâmica cultural da escola, em articulação com as diretrizes e as políticas educacionais públicas para a implementação de seu projeto político-pedagógico.
III. A gestão escolar deve ser compromissada com os princípios da democracia, da participação e do compartilhamento das decisões.
IV. A gestão, atualmente, é um processo de tomada de decisões conjuntas e de efetivação de resultados, com acompanhamento e avaliação dos encaminhamentos dados.
V. A gestão escolar deve estabelecer o direcionamento e a mobilização capazes de sustentar e dinamizar a cultura das escolas para realizar ações conjuntas, associadas e articuladas, de modo a atingir os objetivos da escola.
 
Estão corretas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
II, III, IV e V.
	Respostas:
	a. 
I, II, III e IV.
	
	b. 
I, III, IV e V.
	
	c. 
II, III, IV e V.
	
	d. 
I, II, III e V.
	
	e. 
I, II, IV e V.
	Feedback da resposta:
	Resposta: C
Comentário:
I – Incorreta: o conceito de gestão democrática é entendido como o processo gerencial dialógico em que a autoridade decisória é compartilhada entre os participantes da ação. Porém, a expressão gestão democrática também tem sido usada para identificar as mais variadas práticas sociais de diferentes atores não apenas governamentais, mas de organizações não governamentais, associações, fundações e escolas.
II – Correta: a gestão é o ato de gerir a dinâmica cultural da escola, em articulação com as diretrizes e as políticas educacionais públicas para a implementação de seu projeto político-pedagógico.
III – Correta: a gestão escolar deve ser compromissada com os princípios da democracia, da participação e do compartilhamento das decisões.
IV – Correta: a gestão, atualmente, é um processo de tomada de decisões conjuntas e de efetivação de resultados, com acompanhamento e avaliação dos encaminhamentos dados.
V – Correta: a gestão escolar deve estabelecer o direcionamento e a mobilização capazes de sustentar e dinamizar a cultura das escolas para realizar ações conjuntas, associadas e articuladas, de modo a atingir os objetivos da escola.
	
	
	
· Pergunta 2
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	(UFMT - 2017 - UFSBA - Técnico em Assuntos Educacionais) A promoção de uma gestão universitária democrática exige um conjunto de ações e elementos constitutivos como possibilidade da prática social da educação. Sobre a promoção da gestão universitária democrática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Reconhecimento da existência de diferenças de identidades e de interesses que compõem a comunidade acadêmica.
( ) Participação da comunidade acadêmica e da sociedade civil nos momentos de elaboração, execução e avaliação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
( ) Participação, como forma de adesão ao plano de trabalho, do dirigente máximo e condição para o alcance das metas de qualidade acadêmica.
( ) Transparência pública em todos os atos da administração acadêmica.
 
Assinale a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
V, V, F, V.
	Respostas:
	a. 
V, V, F, V.
	
	b. 
F, F, V, V.
	
	c. 
V, F, V, F.
	
	d. 
F, V, F, V.
	
	e. 
V, V, V, F.
	Feedback da resposta:
	Resposta: A
Comentário: a terceira opção não está alinhada com os princípios da gestão democrática, pois fala em adesão ao plano de trabalho do dirigente máximo, ou seja, não existe a oportunidade de divisão do poder e de participação coletiva.
	
	
	
· Pergunta 3
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	(Copeve-Ufal - 2017 - Prefeitura de Maceió - AL - Assistente/Secretário Escolar) Dadas as afirmativas em relação à gestão democrática:
I. A ideia básica de uma gestão democrática implica pensar como um processo de idas e vindas, de acertos e erros, em que todos tenham a oportunidade de participar.
II. Quanto maior a participação de todos, maiores são as possibilidades de acertos nas decisões.
III. Um aspecto fundamental da gestão democrática é a construção do Projeto Político-pedagógico de modo que a cultura escolar esteja preocupada em manter a lógica hierárquica, objetivando obter excelentes resultados nas avaliações institucionais.
 
Verifica-se que está(ão) correta(s):
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
I e II.
	Respostas:
	a. 
I, apenas.
	
	b. 
III, apenas.
	
	c. 
I e II.
	
	d. 
II e III.
	
	e. 
I, II e III.
	Feedback da resposta:
	Resposta: C
Comentário:
III. Incorreta: o problema nesse item é a lógica hierárquica e excelentes resultados nas avaliações institucionais, ou seja, não está sintonizada com a participação coletiva e a divisão do poder. Um aspecto fundamental da gestão democrática é a construção do Projeto Político-pedagógico de modo que a cultura escolar esteja preocupada em manter a lógica hierárquica, objetivando obter excelentes resultados nas avaliações institucionais.
As alternativas I e II estão corretas (I – a ideia básica da gestão democrática é que todos tenham a oportunidade de participar; II – quanto maior a participação, também se aumentam as possibilidades de acertos).
	
	
	
· Pergunta 4
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	(FCC - 2018 - MPE-PE - Analista Ministerial - Pedagogia) A Lei Federal n. 8.069/1990, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), estabeleceu que “a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho”, assegurando-se-lhes a participação em processos de decisão que afetam sua experiência de escolarização no que concerne ao direito de:
I. Participação efetiva, respeitada sua liberdade de organização, nos conselhos e em todas as instâncias deliberativas de gestão democrática das escolas.
II. Trabalho, a partir de 12 anos de idade, na condição de aprendiz.
III. Ser respeitado por seus educadores.
IV. Contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.
V. Organização e participação em entidades estudantis.
 
Está correto o que se afirma apenas em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
III, IV e V.
	Respostas:
	a. 
II e V.
	
	b. 
I, IV e V.
	
	c. 
III, IV e V.
	
	d. 
I e III.
	
	e. 
I, II e III.
	Feedback da resposta:
	Resposta: C
Comentário:
“Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - direito de ser respeitado por seus educadores;
III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;
IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;
V - acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.
Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.”
O termo em todas anulou o item I, considerando que em todas generaliza, “não são em todas as instâncias deliberativas”. II. trabalho, a partir de 12 anos de idade, na condição de aprendiz. O correto seria a partir dos 14 anos de idade.
	
	
	
· Pergunta 5
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Leia os itens seguintes a respeito do Conselho Escolar:
I- O Conselho Escolar é um colegiado de natureza meramente consultiva, vinculado à escola, visando a proporcionar apoio à unidade escolar.
II- Uma das finalidades do Conselho Escolar é consolidar o processo educativo, buscando a socialização das decisões quanto ao plano global da escola.
III- São membros natos
do Conselho Escolar de cada unidade de ensino o gestor, o vice-gestor e o representante dos serviços pedagógicos.
IV- O Conselho Escolar não se reunirá ordinariamente uma vez a cada bimestre ou extraordinariamente quando se fizer necessário, por provocação do coordenador ou por 1/3 (um terço) de seus membros.
 
Estão corretos apenas os itens:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
II e III.
	Respostas:
	a. 
I e II.
	
	b. 
lI e IV.
	
	c. 
III e IV.
	
	d. 
I e IV.
	
	e. 
II e III.
	Feedback da resposta:
	Resposta: E
Comentário: uma das principais ferramentas da gestão democrática é o planejamento participativo, uma vez que ele pode envolver os mais diferentes segmentos da comunidade local e escolar que têm representação no Conselho Escolar. O Conselho Escolar é o órgão máximo para a tomada de decisões realizadas no interior de uma escola. Ele é formado pela representação de todos os segmentos que compõem a comunidade escolar.
O Conselho Escolar é responsável por zelar pela manutenção e por participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira da escola. Ele deve contribuir com as ações dos dirigentes escolares para assegurar a qualidade de ensino e a gestão democrática na escola. Cabe aos conselheiros, por exemplo, definir e fiscalizar a aplicação dos recursos destinados.
A alternativa I está incorreta (o Conselho Escolar não é um colegiado de natureza meramente consultiva, mas o órgão máximo para a tomada de decisões realizadas no interior de uma escola).
	
	
	
· Pergunta 6
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	(FGV - 2013 - Conder - Pedagogo) O Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares tem por objetivo fomentar a implantação e o fortalecimento dos Conselhos Escolares para que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino ofertado e para garantir a efetiva participação das comunidades escolar e local na gestão das escolas, como prevê a legislação.
Sobre as ações de responsabilidade dos Conselhos Escolares, analise as afirmativas a seguir.
I. Deliberar sobre as normas internas e o funcionamento da escola.
II. Analisar as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola, propondo sugestões.
III. Acompanhar a execução das ações pedagógicas, administrativas e financeiras da escola.
 
Assinale:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Se todas as afirmativas estiverem corretas.
	Respostas:
	a. 
Se apenas a afirmativa I estiver correta.
	
	b. 
Se apenas a afirmativa III estiver correta.
	
	c. 
Se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
	
	d. 
Se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
	
	e. 
Se todas as afirmativas estiverem corretas.
	Feedback da resposta:
	Resposta: E
Comentário: o Conselho é responsável por zelar pela manutenção e por participar das gestões administrativa, pedagógica e financeira da escola. Além disso, tem um papel fundamental na democratização da educação. A meta 19, do Plano Nacional de Educação (PNE), propõe estratégias para assegurar condições à gestão democrática da educação. Duas dessas estratégias são justamente a formação e o fortalecimento dos Conselhos Escolares. O texto ressalta a necessidade da articulação do Conselho Escolar com os outros órgãos colegiados, de forma que ele seja o aglutinador de demandas e encaminhamentos.
	
	
	
· Pergunta 7
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	(IF-SC - 2014 - Técnico Administrativo - Assistente de Alunos) Referente à educação inclusiva, avalie as afirmativas.
I. A educação inclusiva é fundamentada nos princípios de que todos são iguais e precisam do mesmo tratamento.
II. A educação inclusiva é fundamental para garantia de mão de obra qualificada de deficientes para o trabalho produtivo.
III. As ações afirmativas são medidas especiais voltadas para promover a inclusão de grupos discriminados e vitimados pela exclusão social.
IV. O princípio da educação inclusiva é a garantia de educação de qualidade para todos, independente de características físicas, mentais, psíquicas, culturais e sociais.
V. A educação inclusiva é baseada no papel do professor, sendo ele responsável pelo sucesso ou pelo fracasso escolar dos estudantes.
 
Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Estão corretas somente as afirmativas III e IV.
	Respostas:
	a. 
Estão corretas somente as afirmativas III e IV.
	
	b. 
Estão corretas somente as afirmativas I e II.
	
	c. 
Estão corretas somente as afirmativas I, III e IV.
	
	d. 
Estão corretas somente as afirmativas I, III e V.
	
	e. 
Estão corretas somente as afirmativas II e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta: A
Comentário: significado de educação inclusiva: é uma modalidade de educação que inclui alunos com qualquer tipo de deficiência ou transtorno, ou com altas habilidades em escolas de ensino regular. A diversidade proposta pela escola inclusiva é proveitosa para todos. De um lado estão os alunos com deficiência, que usufruem de uma escola preparada para ajudá-los com o aprendizado; e do outro, os demais alunos que aprendem a conviver com as diferenças de forma natural, a desenvolver o sentido de entreajuda, o respeito e a paciência. A inclusão ajuda a combater o preconceito buscando o reconhecimento e a valorização das diferenças por meio da ênfase nas competências, nas capacidades e nas potencialidades de cada um. Esse conceito tem como função a elaboração de métodos e recursos pedagógicos que sejam acessíveis a todos os alunos, quebrando as barreiras que poderiam vir a impedir a participação de um ou outro estudante por conta de sua respectiva individualidade. Um dos objetivos da inclusão escolar é o de sensibilizar e envolver a sociedade, principalmente a comunidade escolar.
	
	
	
· Pergunta 8
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam como objetivos do Ensino Fundamental que os alunos sejam capazes, entre outros, de:
I. Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia a dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.
II. Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país.
III. Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.
IV. Utilizar as diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal – como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação.
 
Quais itens estão conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
I, II, III e IV.
	Respostas:
	a. 
I, II e III.
	
	b. 
II e III.
	
	c. 
I e IV.
	
	d. 
I, II, III e IV.
	
	e. 
III e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta: D
Comentário: no Brasil, os PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais são diretrizes elaboradas pelo Governo Federal com o objetivo principal de orientar os educadores por meio da normatização de alguns fatores fundamentais concernentes a cada disciplina, com os seguintes objetivos:
I. compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia a dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
II. posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
III. conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais
como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país;
IV. conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais;
V. perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;
VI. desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;
VII. conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva;
VIII. utilizar as diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal – como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;
IX. saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
X. questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando, para isso, o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.
	
	
	
· Pergunta 9
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	(IF-PR - 2010 - IF-PR - Pedagogo) Em seu texto “Da nova LDB ao novo Plano Nacional de Educação: por uma outra política educacional”, Demerval Saviani (1998) define política educacional como uma modalidade de política social, entendida como “uma certa maneira de conceber, organizar e operar a administração da coisa pública”. Para o autor, é necessário pensar a possibilidade de superar uma dimensão compensatória das políticas sociais, por meio do “empenho prático dos próprios homens”.
Sobre o exposto, considere as seguintes ações:
I. Dobrar o percentual do PIB destinado à educação e rever o tratamento destinado à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental, construindo um sistema de ensino coordenado nacionalmente.
II. Rever o Ensino Médio, propiciando uma sólida formação geral de base científica e implementar, para os docentes, a jornada de trabalho de 40 horas em uma única escola e salário compatível com a função do ensino.
III. Garantir a eleição direta para administradores escolares e cotas sociais e raciais desde o início da escolaridade.
IV. Atuar conforme o princípio da indissociabilidade entre ensino e pesquisa no Ensino Superior, com ampliação de vagas nas universidades públicas e organização de um Fórum Nacional da Educação.
 
De acordo com esse autor, são linhas mestras na produção de “outra política social”:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
II e IV.
	Respostas:
	a. 
IV, apenas.
	
	b. 
I e III.
	
	c. 
I, III e IV.
	
	d. 
I, II e III.
	
	e. 
II e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta: E
Comentário:
I. Incorreta: o sistema de ensino deve ser descentralizado. Dobrar o percentual do PIB destinado à educação e rever o tratamento destinado à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental, construindo um sistema de ensino coordenado nacionalmente.
II. Correta: rever o Ensino Médio, propiciando uma sólida formação geral de base científica e implementar, para os docentes, a jornada de trabalho de 40 horas em uma única escola e salário compatível com a função do ensino.
III. Incorreta: a educação básica é universal e, por isso, não necessita de cotas. Garantir a eleição direta para administradores escolares e cotas sociais e raciais desde o início da escolaridade.
IV. Correta: atuar conforme o princípio da indissociabilidade entre ensino e pesquisa no Ensino Superior, com ampliação de vagas nas universidades públicas e organização de um Fórum Nacional da Educação.
	
	
	
· Pergunta 10
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	(Esaf - 2013 - MF - Pedagogo) A respeito do assunto Currículo e Diversidade, trabalhado pelo MEC, classifique os itens em verdadeiros (V) ou falsos (F) e assinale a opção correta.
( ) Certos saberes que não encontram um lugar definido nos currículos oficiais podem ser compreendidos como uma ausência ativa e, muitas vezes, intencionalmente produzida.
( ) Há, na educação brasileira, uma monocultura do saber, que privilegia o saber científico (transposto didaticamente como conteúdo escolar) como único e legítimo.
( ) Os movimentos sociais, conquanto sujeitos políticos, podem ser vistos como produtores de saber. Este tem sido considerado como tal pelo campo educacional.
( ) A inserção da diversidade nos currículos implica compreender as causas políticas, econômicas e sociais de fenômenos como etnocentrismo, racismo, sexismo, homofobia e xenofobia.
( ) Há diversos conhecimentos produzidos pela humanidade que ainda estão ausentes nos currículos e na formação dos professores.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
V, V, F, V, V.
	Respostas:
	a. 
F, V, V, V, V.
	
	b. 
V, V, F, V, V.
	
	c. 
V, F, F, V, V.
	
	d. 
F, V, V, F, V.
	
	e. 
V, F, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta: B
Comentário: o terceiro item é falso pelo seguinte: os movimentos sociais indagam a sociedade como um todo e, como sujeitos políticos, colocam em xeque a escola uniformizadora que tanto imperou em nosso sistema de ensino. Questionam os currículos, imprimem mudanças nos projetos pedagógicos, interferem na política educacional e na elaboração de leis educacionais e diretrizes curriculares. Nessa perspectiva, os movimentos sociais conquanto sujeitos políticos podem ser vistos como produtores de saber, porém este nem sempre tem sido considerado como tal pelo próprio campo educacional.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais