Buscar

Tarefa 4 2


Continue navegando


Prévia do material em texto

Disciplina: Proteção Contra Incêndios e Explosões
Identificação da tarefa: Tarefa 4.2. Envio de arquivo
Pontuação: 5 pontos
Tarefa 4.2
Baseado no caderno de estudos e nas aulas referentes à brigada de incêndio e plano de emergência para incêndio, faça os seguintes exercícios:
· Sobre brigada de incêndio:
Dimensione, explicando o passo a passo dos cálculos, a brigada de incêndio para uma edificação de um único pavimento, na qual funciona uma indústria (divisão I-3, ou seja, de risco alto, baseado em sua carga de incêndio), com população fixa de 400 pessoas.
Anexo A
Tabela A.1 – Composição mínima da brigada de incêndio por pavimento, níveis de treinamento e da instalação (IT_17 CBMSP)
Notas específicas:
R. Indústria em um único setor (divisão I-3 – risco alto) com 2 turnos de serviço:
1.) Indústria em um único setor (divisão I-3 – risco alto) com população fixa no período diurno: 250 pessoas.
1.1) Indústria em um único setor (divisão I-3 – risco alto) com população fixa: 250 pessoas - População fixa até 10 pessoas = 8 brigadistas (tabela A.1);
1.2) População fixa acima de 10 = 250 (população fixa total por pavimento) – 10 = 240 pessoas = 240/10 (mais um brigadista para cada grupo de até 10 pessoas para risco alto) = 24 brigadistas;
1.3) Número de brigadistas na indústria período diurno = 8 brigadistas (população fixa até 10) + 24 brigadistas (população fixa acima de 10);
1.4) Número de brigadistas na indústria período diurno = 32
2.) Indústria em um único setor (divisão I-3 – risco alto) com população fixa no período noturno: 150 pessoas.
2.1) Indústria em um único setor (divisão I-3 – risco alto) com população fixa: 150 pessoas - População fixa até 10 pessoas = 8 brigadistas (tabela A.1);
2.2) População fixa acima de 10 = 150 (população fixa total por pavimento) – 10 = 140 pessoas = 140/10 (mais um brigadista para cada grupo de até 10 pessoas para risco alto) = 14 brigadistas;
2.3) Número de brigadistas na indústria período noturno = 8 brigadistas (população fixa até 10) + 14 brigadistas (população fixa acima de 10);
2.4) Número de brigadistas na indústria período noturno = 22
3) Total de brigadistas da edificação = 32 (período diurno) + 22 (período noturno) = 54 brigadistas.
· Sobre plano de emergência:
Leia a norma da ABNT 14276 – Brigada de incêndio – Requisitos, disponível no site: http://cipa.iqsc.usp.br/files/2016/05/NBR-14276-Brigada-de-Inc%C3%AAndio.pdf. Em seguida, cite os procedimentos que devem ser adotados em caso de abandono de área, descritos no item 6 (Recomendações gerais para a população da planta, página 12 da norma), explicando como cada um irá influenciar para um bom resultado da evacuação.
R. a) Acatar as orientações dos brigadistas: Por eles é que são os responsáveis e durante uma emergência eles são os responsáveis para conduzir a evacuação do local.
b) Manter a calma: Porque se as pessoas durante uma emergência não tiverem calmas poderão se acidentar ou acidentar outra pessoa ou ainda ter um descontrole emocional.
c) Caminhar em ordem, sem atropelos: A saída do local da emergência não pode ser lenta, mas ela não por ser correndo pois dessa forma poderá cair e ser pisada por outra pessoa ou até mesmo se acidentar.
d) Permanecer em silêncio: Se todos começarem a falar cada um um assunto em tons de voz diversos, vai haver falta de entendimento na hora que a brigada der alguma orientação.
e) Pessoas em pânico: se não puder acalmá-las, deve-se evita-las, se possível avisar a um brigadista: Alguém que não tem experiência em lidar com situações de pânico se for tentar orientar vai deixar a pessoa mais agitada e ainda poderá vir também a perder a calma. Avisar a uma brigadista vai ajudar a pessoa em pânico pois ele está preparado para a situação e poderá deixar a pessoa mais tranquila.
f) Nunca voltar para apanhar objetos: Se a pessoa voltar para pegar algo que esqueceu, corre o risco de a emergência piorar no local para onde ela voltou, podendo ficar presa, perder o contato com as orientações da brigada e ficar presa em algum local sozinha.
g) Ao sair de um lugar, fechar as portas e janelas sem trancá-las: Essa ação é necessária pois poderá ser que aquele local precise ser acessado para resgatar alguém ou servir de entrada para combater o incêndio no local.
i) Não se afastar dos outros e não parar nos andares: Todos devem sair do local sinistrado juntos para ter as orientações da brigada, não se perderem sozinhos e se ajudarem mutuamente.
j) Levar consigo os visitantes que estiverem em seu local de trabalho: Esta ação é necessária pois o visitante poderá não saber a saída, ficar mais tranquilo com alguém que conhece e não ficar desesperado com a emergência.
k) Ao sentir cheiro de gás, não acender e ou apagar luzes: Isso para que não aconteça explosão no ambiente e não agravar ainda mais a emergência e consequentemente acidentar pessoas naquele local.
l) Deixar as ruas e as estradas livres para a ação dos bombeiros e do pessoal de socorro médico: Nas emergências os acessos para entrar e sair do local devem estar livres para que os veículos utilizados possam circular livremente.
m) Encaminhar-se ao ponto de encontro e aguardar novas instruções: O local mais seguro para aguardar e esperar as orientações da brigada. Se não houver o ponto de encontro as pessoas vão ficar cada um indo em uma direção, podendo ir para locais que poderão ficar presas na emergência.