Buscar

Atividade Contextualizada Eletrônica Uninassau

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ELETRÔNICA
Nome Completo: Flávio Júnior dos Santos Félix
Matrícula: 01374810
Curso: Engenharia Elétrica
Semicondutores extrínsecos estão ligados a dispositivos elétricos comuns, além de detectores de radiação ionizante. O diodo semicondutor consiste em semicondutores do tipo p e do tipo n, e geralmente, em junção um com o outro.
Os semicondutores do tipo n (átomos doadores) são os que foram dopados de átomos doadores de elétrons, pois a maioria dos portadores de carga no cristal são elétrons negativos. Já os semicondutores do tipo p (átomos aceitadores) são aqueles dopados com átomos receptores de elétrons, onde a maioria dos portadores de carga no cristal são orifícios de elétrons (cargas positivas).
Transistores são extremamente importantes para a tecnologia que encontramos hoje. O desenvolvimento do transistor bipolar ou junção bipolar resultou em diversas alterações no mundo. O transistor bipolar é um semicondutor que possui três áreas do tipo P ou do tipo N, onde uma área é intercalada entra as áreas do outro, o transistor amplifica a corrente, mas ainda pode ser conectado em circuitos projetados para ampliar a sua tensão e sua potência. 
Um transistor de junção bipolar BJT se utiliza desse nome pelo fato de usar tanto buracos quanto elétrons em sua operação, os transistores de efeito de campo são dispositivos unipolares usando um ou qualquer tipo de portador de carga. Esse tipo de transistor possui duas junções de diodo PN que estão de costas, além de ter três terminais, que são denominadas de emissor, base e coletor.
O transistor é um dispositivo que possui três terminais e consiste em três camadas. Ademais, dois deles são dopados para dar um tipo de semicondutor e o outro é um tipo oposto, ou seja, podem ser do tipo N e do tipo P, ou até mesmo podem ser do tipo P e outro do tipo N. Já esses semicondutores são dito como transistores PNP ou transistores NPN. Os transistores NPN usam elétrons como portadores majoritários, então como os buracos se movem muito mais facilmente dentro das redes cristalinas do que os elétrons eles acabam possuindo mobilidade maior e podem operar com mais facilidade e disponibilizar um desempenha melhor. Logo, a junção NPN é mais utilizada e mais populares do que os transistores PNP.
 
Referências 
https://www.raisa.com.br/o-que-e-um-transistor-bipolar-como-funciona-npn-e-pnp 
https://www.radiation-dosimetry.org/pt-br/o-que-e-semicondutor-do-tipo-n-e-do-tipo-p-definicao/

Continue navegando