Buscar

Disciplina Arquitetura e Organização de Computadores 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1Correta
O sistema de numeração decimal (base 10) que usa dez algarismos, sendo o sistema mais utilizado por seres humanos e o sistema binário o mais usado no mundo da computação, apenas são utilizados os valores "0" e "1" (pois facilita a representação de tensões), no entanto, existem outros como o sistema de numeração Octal, Hexadecimal, entre outros.
De acordo com o sistema octal, assinale a alternativa correta:
Sua resposta
O sistema octal também é um sistema posicional e a posição de seus algarismos é determinada em relação à vírgula decimal.
é utilizado por ser um sistema que tem relação direta com o sistema binário. Os valores posicionais são: 84 – 83 – 82 – 81 – 80 – virgula – 8-1 – 8-2 – 8-3
Questão 2Correta
Utilizamos sistema numérico todos os dias, para calcular, pesar, falar, enfim tudo que fazemos gira em torno de números. Nas tecnologias o sistema numerico é realizado com base em algumas regras e serve para se obter o valor de um elemento no sistema numérico mais adequado a cada situação. Entre os sistemas numéricos mais utilizados na computação há o o sistema decimal, binário, octal e hexadecimal.
A partir da afirmação acima, assinale a alternativa que corresponde os sistemas numéricos:
Sua resposta
No sistema octal, os números são representados por 8 símbolos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, e 7, usado como alternativa ao binário como uma forma mais compacta, por exemplo, na utilização das antigas linguagens de máquina;
é um sistema numérico pouco utilizado pela humanidade, mas muito importante nos sistemas digitais. é composto por oito algarismos, são eles: 0 - 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7. Observe que o menor valor do sistema é o algarismo zero, enquanto que o maior é o algarismo sete. A base ou raiz do sistema é oito, devido a sua quantidade de algarismos.
Questão 3Correta
Os sinais elétricos nos circuitos eletrônicos são interpretados como zeros "0" (circuito desligado sem tensão) e uns "1" (circuito ligado com tensão) do sistema binário. Portanto, os circuitos digitais utilizam o sistema numérico binário para representar os números. Os algarismos do sistema binário, "0" e "1", são chamados de bits (binary digits). Quando vamos trabalhar com sistema de numeração binária para o sistema decimal, cada dígito individual binário corresponde aos coeficientes que serão na potência de 2. Para converter em binário, deve-se seguir uma sequência de passos.
 
Para fazer a conversão de binário para decimal é necessário seguir os seguintes passos.
 
1. Escreva o número binário correspondente multiplicado pela base 2 na potência do número que você colocou acima como referência.
2. Separe os números binários e acima de cada um deles coloque a potência, numerando da direita para a esquerda, de 0 até o último elemento.
3. Some os valores para chegar ao resultado decimal.
Assinale a opção que apresenta a ordem correta dos passos realizados.
Sua resposta
2 - 1 - 3.
Alternativa CORRETA: 2 - 1 - 3.   1. Separe os números binários e acima de cada um deles coloque a potência, numerando da direita para a esquerda, de 0 até o último elemento.
2.  Escreva o número binário correspondente multiplicado pela base 2 na potência do número que você colocou acima como referência.
3. Some os valores para chegar ao resultado decimal.
Questão 4Correta
As bases numéricas mais utilizadas são: a base decimal, a base hexadecimal, a base binária e a base octal. A base decimal utiliza dez símbolos, a base hexadecimal utiliza 16 símbolos, a binária apenas dois símbolos e por fim a octal 8 símbolos.
Suponha uma base fictícia de 5 símbolos, complete a tabela a seguir, na coluna "BASE CINCO" em ordem crescente até o número 15 em decimal.
Figura: Tabela números decimais, binário, octadecimal e hexadecimal.
A seguir assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Sua resposta
10; 11; 12; 13; 14; 20;21; 22; 23; 24 e 30.
Na base cinco, os números têm apenas 5 símbolos: 0,1,2,3,4. Assim quando for representar o cinco por exemplo na base 5, escreve-se: 51.1+50.0=5+0=5 ou 10, daí  seguindo o mesmo raciocínio: 11=6; 12=7; 13=8; 14=9; 20=10;21=11; 22=12; 23=13; 24=14 e 30=15.
Questão 5Errada
O sistema decimal é muito usado no cotidiano, pois nos oferece uma forma mais simples de manipular os números em determinadas situações matemáticas, sendo composto por dez números: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9. Enquanto o sistema numérico binário utiliza duas variáveis representadas pelo 0 ou 1, ou seja, sistema de base dois.
Assinale a alternativa que corresponde a conversão da sequência $\text{10001101}_2$100011012 para decimal:
Sua resposta
147.
Separe os números binários e acima de cada um deles coloque a potência, numerando da direita para a esquerda, de 0 até o último elemento. Escreva o número binário correspondente multiplicado pela base 2 na potência do número que você colocou acima como referência. Some os valores para chegar ao resultado decimal. 1x27 + 0x26 + 0x25 + 0x24 + 1x23 + 1x22 + 0x21 + 1x20 = 128 + 8 + 4 + 1 = 141

Continue navegando