Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Dom Quixote de la mancha-Miguel de Cervantes 
Dando uma pequena explicada no livro “Dom Quixote” que trata-se de uma sátira às novelas de cavalaria, e falando um pouco sobre o autor Miguel Cervantes, com 126 capítulos, dividido em duas partes, publicadas também em anos diferentes mais detalhes a seguir. O livro é um dos maiores clássicos da literatura espanhola. Foi escrito na época da idade Moderna em 1605, escrito pelo dramaturgo e poeta espanhol Miguel de Cervantes(1547-1616), nasceu em Alcalá de Henares, o nome de seus pais eram Rodrigo e Leonor de Cortinas, tinha seis irmãos (Andrea de Cervantes, Andrés de Cervantes, Juan de Cervantes, Magdalena de Cervantes, Rodrigo de Cervantes e Luisa de Cervantes). Ele estudou gramática e latim na cidade de Sevilha.
 No ano de 1569 Miguel se alistou, onde no ano seguinte ele perde o movimento da mão esquerda em uma batalha contra os turcos no dia de 7 de outubro do ano de 1571. Mesmo com a mão sem movimento, ele participou de outra um combate naval de Navarino no ano de 1574. No ano de 1575 Miguel foi feito de escravo de Dali Mami, o navio no qual ele estava acabou sendo atacado por piratas, e eles acabaram sequestrando Miguel. Ele consegue ser resgatado por sua família em 1580, por 500 ducados de ouro(o ducado foi uma antiga moeda). Ele não para com as batalhas, e em umas dessas batalhas ele conhece Portugal. 
Miguel estava de volta na Espanha em 1584 onde consegue um cargo publico e, por fim, consegue publicar seus trabalhos. Ele se casa com Catalina de Palácios Salazar. Miguel volta a morar em Servilha, pois ele é encarregado pelo rei a viver a marinha e frotas da Índia. Um tempo depois Miguel viaja para Andaluzia e La Mancha, logo avia sido nomeado coletor de impostos. 
A primeira parte do livro Dom Quixote, foi escrita quando Miguel Cervantes estava preso em Argamasilla del Alba, no ano de 1601 e 1603, ele foi preso por haver alguns atrasos na prestação com a Coroa, após pouco tempo ele é solto. No ano de 1605 essa primeira parte do livro é publicada, essa obra foi de grande sucesso, ela é uma obra tanto para adultos quanto para crianças, repercutiu o mundo inteiro, ela é tão popular que até nos dias de hoje ouvimos falar sobre esse livro. Em 1615, 10 anos depois a segunda parte do livro é publicada, se tornou o romance mais lido de todo o mundo. Um ano depois da segunda parte de seu livro sido publicada, Miguel morre atingido por cirrose e flacidez nas omoplatas devido à artrite ele foi enterrado em uma igreja de Madri, mas a igreja foi demolida anos depois para a construção do convento de Santo Ildefonso das Madres Trinitárias, que existe até hoje, e não havia registro do que foi feito com as sepulturas antigas. 
 Figura 1: imagem convento de Santo Ildefonso das Madres Trinitárias 
Resumo de Dom Quixote de La Mancha
Agora vamos falar um pouco sobre essa grande obra que é o livro Dom Quixote, o título original é “O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de La Mancha” Figura 2: imagem da capa do livro Dom Quixote 
. Na capa ao lado podemos ver um homem sobre um cavalo no qual é Dom Quixote, ele acreditava que seu cavalo era forte, mas, na verdade, ele era magricelo e Dom Quixote se tornou um símbolo de um homem sonhador cheio de ideais, que faria o que pudesse para realizar seus desejos e fazer o que achava certo e justo. Dom quixote é fidalgo de meia idade que de tanto ler romances de cavalaria ele resolve se tornar um cavaleiro andante. Após providenciar um cavalo e armadura, o cavaleiro inicia sua aventura medieval. Ele perdeu a razão, ele confundi fantasia com realidade, e foi viver aventuras imaginarias para mostrar seu amor por Dulcineia, uma mulher imaginaria. O livro tem como personagens principais, Dom Quixote, Sancho Pança(o fiel escudeiro de Dom Quixote), Dulcineia de Toboso(essa é a donzela imaginaria de Dom Quixote ele havia se inspirado em uma moça que conheceu na juventude) e Sansão Carrasco. 
E em uma dessas aventuras de Quixote, ele se mete em uma briga, as pessoas não entendem ele, não entendem suas fantasias, Quixote nessa aventura chegou a um albergue, segundo o Google albergue é uma “Casa em que alguém se hospeda”. Quando ele chega a esse lugar no qual ele acha que é um castelo, ele se mete nessa briga, e sai um pouco machucado.
E nessa aventura, ele conhece o fiel escudeiro dele, o Sancho Pança, Dom quixote promete algumas coisas para ele, como glória e dinheiro. Sancho e Quixote saem para vingança após os seus livros serem queimados, eles foram queimados por que a sobrinha de Dom, chamada de Dolores consultou um padre, e eles associaram as ações do pobre Quixote com loucura, então eles pensaram o seguinte “se ele parasse de ler, logo iria para de ver fantasia” então por esse acontecimento ele acha que os livros dele foi queimado por algum feiticeiro. 
E os dois saem em busca de vingança, em busca desse “feiticeiro”. Para ele todos eram inimigos, então quando eles saíram para a busca contra esse suposto feiticeiro que por acaso queimou os livros dele, Quixote acabou de deparando com alguns acontecimentos ao longo de sua jornada, como por exemplo, acabou lutando com moinhos de vento, pensando que eram gigantes, guerreia contra um exército de ovelhas e também ele quando vê dois sacerdotes passando com uma estátua de uma santa, no qual ele julga falando que aqueles sacerdotes estavam sequestrando uma princesa. Eles também foram espancados por homens que tentaram roubá-los, depois eles são agredidos e roubados de novo por prisioneiros que eles mesmo soltaram. 
Dom Quixote fica muito triste e desapontado, por que em todas as suas aventuras ele não teve nenhuma vitória, então é onde ele pede para que Sancho entregue uma carta para sua grande amada a Dulcineia. E assim se faz Sancho, ele parte e no caminho ele encontra com o padre e um outro homem que é o barbeiro, e os dois obrigam que Sancho fale onde Quixote está para que eles o levem embora. 
Essa primeira parte do livro Dom Quixote caba assim, com ele um pouco triste por não conseguir algumas vitórias em suas aventuras e com ele em casa vivendo seu delírio de novela de cavalaria. 
 Figura 3: imagem da segunda parte do livro Dom Quixote 
A segunda parte do livro publicada no ano de 1615 começa com ele já voltando a ativa, já voltando para suas aventuras, e nessa aventura que Quixote estava, ele encontra um grupo de ambulantes que por algum motivo ele achava que esse grupo era demônios, essa briga é interrompida por um Cavalheiro dos Espelhos que desafiava qualquer um que não achasse a sua amada a mais bonita de todas, e é lógico que Dom quixote saiu para defender sua amada, dua donzela sua figura imaginaria, a Dulcineia. E esse Cavalheiro não é nada mais nada menos que Sancho, mais isso ele só descobre um pouco miais tarde que Sancho estava tentando fazer Dom Quixote voltar para suas fantasias. E logo em seguida eles encontraram um duque e uma duquesa, que conhece Dom Quixote, eles também riem das ilusões de Dom e até apelidaram Sancho de “governador de um povoado” mas Sancho abdicou esse cargo uma semana depois nessa segunda parte do livro ele descobre que um escritor escreveu sobre ele, escreveu sobre ele e que muita gente sabe da sua existência, e eles usam disso para entender a sua loucura.
E assim se segue a história, Dom Quixote se mete em umas enrascadas, enfrenta alguns desafios, por que se não acontecesse isso não seria Dom Quixote não é mesmo? 
Os dois foram embora para Barcelona é aí que surge o Cavaleiro da Lua Branca afirmando a beleza e superioridade da sua amada. Dom Quixote ficou bravo querendo provar seu amor a ela e então decide duelar com esse Cavalheiro da Lua, Quixote é vencido diante de uma multidão e de novo o cavalheiro era nada mais nada menos que o Sancho, ele tinha bolado todo um plano para conseguir salvar Quixote de sua loucura. 
Com essa derrota, Quixote voltou para casa frustrado e deprimido, ele acaba ficando doente, pouco antes de sua morte, ele recupera a razão e pede desculpas para todos pelas coisas que ele havia feito e morre com Sancho aoseu lado. 
Alunos(as): Samara Hespanhol Fraga e Tayná Carvalho Gomes 
 2°B Informática

Mais conteúdos dessa disciplina