Buscar

Desenho Técnico - AV1

Prévia do material em texto

O uso de diferentes tipos de linhas e espessuras, principalmente em detalhes construtivos, facilita a compreensão do projeto, principalmente no que se refere à fase de execução (construção) de determinado objeto. De acordo com a padronização de linhas definidas na NBR 8403, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Linha grossa e traço contínuo. II- Linha fina e traço contínuo. III- Linha média tracejada. ( ) Arestas e contornos não visíveis. ( ) Arestas e contornos visíveis. ( ) Linhas de cotas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
I - II - III.
B
II - III - I.
C
II - I - III.
D
III - I - II.
2O desenho técnico, ao longo do tempo, passou por um crescente processo de normalização, buscando-se uma unidade tanto em termos visuais quanto na circulação de informações técnicas. Diante da sua importância para o desenvolvimento tecnológico e industrial das nações, qual é a definição de desenho técnico?
A
É uma representação gráfica de processos, estruturas ou objetos que deve transmitir pouca exatidão nas características e informações do que está representado no papel, mas deve obrigatoriamente apresentar beleza artística.
B
É uma representação gráfica que retrata sentimentos pessoais e não necessita ser fiel à realidade, pois sua execução não segue normas técnicas.
C
É uma representação gráfica que tem o objetivo de organizar e ilustrar a forma, a dimensão e a posição de objetos, estruturas ou processos para que os profissionais da área envolvidos no projeto consigam utilizá-lo como retrato fiel e aplicar suas informações na realidade física.
D
É uma representação gráfica caracterizada pela normatização e apropriação das regras da geometria descritiva, utilizada na concepção e fabricação de manufaturas, mas nunca é um meio de comunicação entre quem projeta e quem fabrica.
3Conhecemos em nossos estudos o trabalho de Gaspar Monge, um matemático francês que criou, utilizando projeções ortogonais, um sistema de correspondência entre os elementos do plano e do espaço, definindo a base da linguagem utilizada pelo Desenho Técnico. Assim, os princípios definidos por Monge, conhecidos por geometria descritiva, tornaram-se a linguagem gráfica da Engenharia e Arquitetura. No que se refere à universalização da linguagem gráfica na área da engenharia, qual o nome da organização responsável por este processo de normalização?
A
NBR.
B
IEEE.
C
ISO.
D
ABNT.
4A escala, recurso diretamente relacionado à atividade de desenho técnico, é a proporção definida entre as dimensões de um objeto e as dimensões de sua representação gráfica. Diante das inúmeras possibilidades de utilização da escala na área técnica, assinale a alternativa CORRETA que evidencia o tipo de escala utilizado no desenho de, respectivamente, um parafuso de armação de óculos e de uma casa:
A
Natural - de ampliação.
B
De ampliação - natural.
C
Natural - de redução.
D
De ampliação - de redução.
5No que se refere ao desenho arquitetônico, sua representação gráfica (o desenho em si), elementos textuais e dimensões devem funcionar em conjunto, evidenciando aquilo que conhecemos por desenho técnico. Quanto ao dimensionamento, ou cotagem, de um projeto, todos os valores necessários para a compreensão e execução da obra devem ser apresentados em projeto, sem que seja necessário o uso de escalímetro ou de cálculos para a definição de medidas. No que se refere às regras gerais para o desenho técnico em arquitetura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Em linhas de cotas horizontais, os números que definem suas dimensões devem ser estabelecidos abaixo desta linha. ( ) Em linhas de cotas verticais, os números que definem suas dimensões devem ser estabelecidos ao lado esquerdo desta linha. ( ) As linhas de extensão, também conhecidas como linhas auxiliares, devem avançar as linhas de cotas em cerca de 3 cm. ( ) Em desenho técnico de arquitetura, ou desenho arquitetônico, as dimensões (cotas) devem ser expressas em centímetro ou metro, sem representar o símbolo da unidade em questão. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - F - F.
B
V - F - V - F.
C
F - V - F - V.
D
V - F - V - V.
6O uso de diferentes tipos de linhas e espessuras, principalmente em detalhes construtivos, facilita a compreensão do projeto, principalmente no que se refere à fase de execução (construção) de determinado objeto. De acordo com a padronização de linhas, associe os itens utilizando o código a seguir: I- Linha grossa e traço contínuo. II- Linha fina e traço contínuo. III- Linha média tracejada. ( ) Arestas e contornos não visíveis. ( ) Arestas e contornos visíveis. ( ) Linhas de cotas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
II - III - I.
B
III - I - II.
C
II - I - III.
D
I - II - III.
7Foi durante a ascensão dos valores da Revolução Industrial que se consolidou um sistema de representação de objetos bastante particular, configurando o que hoje se entende por sistema de projeções de vistas ortográficas. Sobre a importância dessa ferramenta projetual, analise as sentenças a seguir: I- A ascensão do desenho técnico, como instrumento de projeto, está diretamente relacionada à noção de planejamento e de produção em série, impulsionados pelo desenvolvimento industrial em pleno século XIX. II- Foi o matemático francês Gaspard Monge que, entre o final do século XVIII e início do século XIX, sistematizou a representação de objetos através da geometria descritiva, consolidando o que hoje se entende por sistema de projeções de vistas ortográficas. III- O sistema de projeções de vistas ortográficas, ferramenta indispensável para compreender e visualizar determinado objeto, auxilia na construção de vistas e na definição das verdadeiras grandezas de cada face do objeto. IV- Com o avanço industrial, normatizou-se a utilização da geometria descritiva como linguagem gráfica de áreas ligadas ao desenho artístico como, por exemplo, belas artes, moda e pintura, sem compromisso em retratar a realidade. Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença I está correta.
B
As sentenças I e IV estão corretas.
C
As sentenças II, III e IV estão corretas.
D
As sentenças I, II e III estão corretas.
8Para desenvolver as técnicas fundamentais de desenho, principalmente no que se refere ao desenho projetivo, trabalhando com planos de projeção e respectivas vistas ortográficas, indica-se a utilização de instrumentos na execução de desenho técnico. Entre os principais instrumentos de desenho técnico, merecem destaque o escalímetro, o compasso, o transferidor e o esquadro. Com relação à importância de manusear estes instrumentos, principalmente para quem não domina o desenho em ambiente virtual (computador), associe os itens utilizando o código a seguir: I- Esquadro isósceles. II- Esquadro escaleno. III- Régua T. IV- Transferidor. ( ) Instrumento utilizado no traçado de paralelas, geralmente horizontais, funciona em mesas-prancheta, nas quais desliza verticalmente, mantendo a horizontalidade da régua. ( ) Composto por dois ângulos de 45º e um ângulo de 90º. ( ) Instrumento utilizado na construção e medição de ângulos. ( ) Composto por ângulos de 30º, 60º e 90º. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
III - II - IV - I.
B
I - III - II - IV.
C
III - I - IV - II.
D
IV - I - III - II.
9No desenho técnico, o uso de diferentes tipos de linhas, como a contínua e a tracejada, hierarquiza a visualização do objeto representado, desenvolvendo a capacidade de visualização espacial do observador. Diante do uso de diferentes tipos de linhas na representação gráfica, analise as sentenças a seguir: I- As linhas contínuas (contornos visíveis) sempre prevalecem sobre as linhas tracejadas (contornos não visíveis) na representação de um objeto. II- As linhas de chamada e de cota devem possuir a mesma espessura na representação de um objeto. III- As linhas de centro, assim como os contornos visíveis, devem ser utilizados como linhas de cota na representação de um objeto. Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentençaIII está correta.
B
As sentenças I e II estão corretas.
C
Somente a sentença II está correta.
D
Somente a sentença I está correta.
10Para o acadêmico iniciante no curso de Engenharia e afins, é fundamental que se compreenda e se exercite o desenho técnico à mão livre, trabalhando-se com os principais instrumentos de auxílio na execução de um desenho técnico padronizado, dentre eles, a Régua T. Diante da importância do instrumento, que otimiza o trabalho de precisão e torna a informação acessível a todas as pessoas envolvidas na indústria técnica, quais são as características da Régua T?
A
É utilizada no traçado de retas paralelas, geralmente horizontais; possui uma parte móvel que desliza horizontalmente, mantendo a régua sempre na posição vertical. Alguns modelos móveis ou modelos fixos combinados com esquadros permitem traçar ângulos e retas em qualquer direção.
B
É utilizada no traçado de retas paralelas, geralmente horizontais; possui uma parte móvel que desliza verticalmente, mantendo a régua sempre na posição horizontal. Alguns modelos móveis ou modelos fixos combinados com esquadros permitem traçar apenas ângulos retos.
C
É utilizada no traçado de retas paralelas, geralmente horizontais; possui uma parte móvel que desliza verticalmente, mantendo a régua sempre na posição horizontal. Mesmo com o auxílio de esquadros, é impossível traçar ângulos com esta ferramenta.
D
É utilizada no traçado de retas paralelas, geralmente horizontais; possui uma parte móvel que desliza verticalmente, mantendo a régua sempre na posição horizontal. Alguns modelos móveis ou modelos fixos combinados com esquadros permitem traçar ângulos e retas em qualquer direção.

Continue navegando