Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Prazos e Documentação para suporte das perícias.
Desafio
Em uma empresa que fornecia componentes para uma montadora, um empregado da produção normalmente permanecia no trabalho após o expediente para atender à demanda, sem que essas horas adicionais constassem em seu holerite. Ao ser desligado da empresa, o empregado ajuizou uma ação, requerendo o pagamento das horas adicionais realizadas.
Na condição de perito do juiz, você foi intimado a executar a perícia nesse processo trabalhista, sendo solicitada a apuração de horas extras. Ao se aproximar o prazo definido pelo juiz para entrega do laudo, você observou que ainda existiam muitas marcações de pontos a serem vistoriadas e que o tempo restante não seria suficiente. Qual seria sua atitude diante dessa situação?
Sua resposta
A atitude seria solicitar m prazo maior, devidamente justificado. O Artigo 432 do CPC continha essa redação: "Se o perito, por motivo justificado, não puder apresentar o laudo dentro do prazo, o juiz conceder-lhe-á, por uma vez, prorrogação, segundo o seu prudente arbítrio". Com a lei nº13105/2015, o artigo 476 passou a ter a seguinte redação: "se o perito, por motivo justificado, não puder apresentar o laudo dentro do prazo, o juiz poderá lhe conceder, por uma vez prorrogação pela metade do prazo originalmente fixado". Assim, caberá ao juiz a orientação dos processos em curso anteriores à introdução da nova lei, enquanto que, para os processos posteriores à introdução a lei, deverá ser seguida a redação por ela modificada.
Exercícios
Respostas enviadas em: 01/12/2022 14:59
1.  O art. 477 do CPC/2015 estabelece um prazo de 20 dias para o perito realizar a seguinte tarefa:
Você acertou!
C.  Protocolar o laudo em juízo.
Art. 477. O perito protocolará o laudo em juízo, no prazo fixado pelo juiz, pelo menos 20 (vinte) dias antes da audiência de instrução e julgamento.
2.  O art. 434 do CPC determina que as partes do processo, tanto a requerente na petição inicial quanto a requerida em sua resposta:
Você acertou!
A.  Instruam o processo, com a documentação comprobatória, pertinente.
Art. 434. Incumbe à parte instruir a petição inicial ou a contestação com os documentos destinados a provar suas alegações.
3.  O art. 437, parágrafo 1º  do CPC prevê que sempre que novos documentos forem anexados ao processo, o juiz:​​​​​​​​​​​​​​
Você acertou!
E.  Ouça a parte contrária.
4.  O art. 473 do CPC/2015 § 3º determina que "para o desempenho de sua função, o perito e os assistentes técnicos podem valer-se de...":
Você acertou!
A.  Todos os meios necessários.
Ar. 473 do CPC/2015, § 3º. Para o desempenho de sua função, o perito e os assistentes técnicos podem valer-se de todos os meios necessários, ouvindo testemunhas, obtendo informações, solicitando documentos que estejam em poder da parte, de terceiros ou em repartições públicas, bem como instruir o laudo com planilhas, mapas, plantas, desenhos, fotografias ou outros elementos necessários ao esclarecimento do objeto da perícia.
5.  O prazo para entrega do laudo pericial, da manifestação das partes e de outros atos processuais é fixado por quem?
Você acertou!
A.  Pelo juiz.
Art. 476. do CPC/2015. Se o perito, por motivo justificado, não puder apresentar o laudo dentro do prazo, o juiz poderá conceder-lhe, por uma vez, prorrogação pela metade do prazo originalmente fixado.

Mais conteúdos dessa disciplina