Buscar

Liberar portas para o VNC no firewall do Windows 8

Prévia do material em texto

Liberar portas para o VNC no firewall do Windows 7
lá Anderson.
Para liberar portas no Firewall do Windows 7, acesse "Painel de Controle", "Sistema e Segurança", "Firewall do Windows". Clique então em "Configurações avançadas". Agora clique no canto superior direito da janela em "Nova Regra". Em "que tipo de regra você deseja criar?" selecione "Porta" e clique em "Avançar". Escolha na sequência qual o protocolo de transporte utilizado pelo programa em questão (TCP ou UDP), assinale também a caixa "Portas locais específicas" e coloque a porta desejada. Na próxima tela, selecione "Permitir a conexão". Depois em "Quando a regra se aplica" selecione as 3 opções disponíveis e avance. Por final, digite um nome para a regra e clique em "Concluir".
Pronto, uma nova regra de entrada já foi criada e está em funcionamento.
Dica: Se não tiver experiência ou conhecimento sobre a tecnologia de Firewall, você pode simplesmente liberar o "programa" que desejar para todo tipo de conexão. Isso é feito de forma muito mais simples que o procedimento acima. Para tal basta apenas acessar "Painel de Controle", "Sistema e Segurança", "Firewall do Windows", clicar em "Permitir um programa ou recurso pelo Firewall do Windows". Em seguida clique em "Permitir outro programa" e selecione o programa que desejar, no seu caso o VNC e assinale a liberação do mesmo para os 3 tipos de redes disponíveis (domínio, doméstica/corporativa e público).
IMPORTANTE: Se utilizar algum roteador ou modem roteado, será necessário efetuar o port forward (redirecionamento/encaminhamento de portas), ou então colocar seu computador na DMZ. Do contrário continuará sem conseguir utilizar este tipo de programas da maneira desejada.
Lembre-se que por padrão as portas do VNC são 5900 (para utilização do VNC Viewer) e 5800 (para acesso http). A menos que você tenha alterado no Servidor de VNC as portas utilizadas para 5500, elas deverão estar com seus valores padrão.
Dica: Cuidado para não utilizar uma porta (5500, por exemplo) sem saber se já possui um outro programa instalado e em execução que esteja utilizando a mesma porta. Com o comando netstat, você conseguirá verificar isso.
Qualquer dúvida ou novidade, por gentileza, poste aqui novamente.
Aguardo novidades.
Abraços e até breve!

Mais conteúdos dessa disciplina