Buscar

Economia (ECO20) - Avaliação Final (Discursiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1A teoria econômica divide os agentes econômicos em quatro grupos: (I) as famílias; (II) as empresas; (III) o Estado; e (IV) o resto do mundo, que consiste nos agentes econômicos de outros países. Todos eles interagem entre si por meio de diversos mercados, gerando um processo de compra e venda de bens e serviços, bem como de fatores de produção. Nas economias capitalistas modernas, quais são as atividades do agente econômico classificado no primeiro grupo?
Resposta esperada
As famílias exercem o papel de consumidores de bens e serviços com o fim de atender às suas necessidades. Desta forma, interferem na determinação da oferta de mercadorias. As famílias são responsáveis por ofertar os fatores de produção, tais como a mão de obra, o trabalho, a terra, o capital etc.
2A macroeconomia é a parte da teoria econômica que tem como objetivo estudar o comportamento do sistema econômico como um todo, ou seja, é o estudo da economia de uma forma mais abrangente. Algumas preocupações da macroeconomia são de curto prazo, outras de longo prazo. Algumas questões são estruturais, outras conjunturais. Disserte sobre os quatro principais objetivos das políticas macroeconômicas.
Resposta esperada
Alto nível de emprego: um dos objetivos dos governos é manter o maior nível de emprego possível. Para isso o governo possuí instrumentos de estímulo à política econômica para manter e expandir a geração de empregos. Maior nível de emprego significa maior número de pessoas com renda e, consequentemente, maior capacidade de consumo.
Estabilidade de preços: significa manter a inflação sob controle. Altos níveis de inflação acabam comprometendo o poder aquisitivo das pessoas e trazem consequências negativas sobre a distribuição de renda, investimentos e setor produtivo, de maneira geral. Em razão disso é importante buscar a estabilização dos preços, garantindo poder de compra para população.
Distribuição de renda: uma eficiente política de distribuição de renda impulsona o consumo e contribui para um maior crescimento da economia. Além disso, pode contribuir para diminuir as desigualdades.
Crescimento econômico: é importante para estimular a geração de riqueza de uma região ou país, materializada no crescimento da renda nacional per capita e no aumento da capacidade produtiva de uma economia. É o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de um país.

Outros materiais