Buscar

economia 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As ideias trazidas pela perspectiva da macroeconomia possuíram maior ênfase a partir da década de 1930 e procuraram discutir a intervenção do Estado nas relações econômicas, a fim de alcançar um pleno emprego para a crise em que viviam diversas economias do mundo. Desta forma, entre as diferentes formas dos Estados executarem suas políticas macroeconômicas, quatro objetivos são comuns: alto nível de emprego, estabilidade de preços, distribuição de renda e crescimento econômico. Disserte sobre esses objetivos.
	Resposta Esperada:
Alto nível de emprego: com este objetivo, o Estado busca levar o país para a condição de pleno emprego dos recursos. Esse conceito surgiu a partir da crise de 1929, com a quebra da bolsa de valores de Nova York. Com o nível de desemprego muito elevado, as pessoas deixam de possuir salário e consequentemente de consumir produtos, levando à redução da produção (recessão econômica).
Estabilidade de preços: com este objetivo, o Estado busca equilibrar o nível geral de preços (a inflação). Com os preços muito altos, as pessoas não têm acesso aos produtos, e a indústria não vende sua produção. Com os preços muito baixos, os lucros são muito reduzidos. Por isso, o Estado busca a estabilidade de preços.
Distribuição de renda: com este objetivo, o Estado busca equalizar a distribuição de renda. Esse também foi um objetivo que surgiu após a década de 1930 e perdura até hoje, pois não é interessante que uma minoria da população concentre a maior parte da renda produzida, tampouco é desejável que a maioria da população viva em estado de miséria.
Crescimento econômico: outro objetivo comum às políticas macroeconômicas é o crescimento econômico, ou seja, que o aumento da produção seja constante (que o PIB seja constante). Se não houver produção, a economia não se fortalece, e a renda per capita (a renda de cada cidadão) não sofre alteração positiva.
	2.
	A teoria econômica divide os agentes econômicos em quatro grupos: (I) as empresas; (II) as famílias; (III) o Estado; e (IV) o Resto do Mundo, que consiste nos agentes econômicos de outros países. Todos eles interagem entre si por meio de diversos mercados, gerando um processo de compra e venda de bens e serviços, bem como de fatores de produção. Nas economias capitalistas modernas, quais são as atribuições do agente econômico classificado no primeiro grupo?
	Resposta Esperada:
Nas economias capitalistas modernas, as empresas são as principais responsáveis por reunir os recursos produtivos - terra, trabalho, capital (financeiro máquinas, instalações, equipamentos), tecnologia e organização disponíveis e organizá-los em complexos processos de produção e distribuição para suprir as necessidades das sociedades contemporâneas.

Continue navegando