Buscar

APS_H_Medieval André

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Prática Supervisionada- APS 
História Medieval Ocidental- 2022/ 2 
 
Orientações: 
Aluno deverá, individualmente, responder à pergunta em editor de texto qualquer e anexar o arquivo na plataforma (em PDF). 
Deve utilizar os conhecimentos construídos no decorrer do semestre (leituras e debates em sala). 
Pode utilizar-se de pesquisa e referências bibliográficas. 
 
Pergunta: 
 
O contrato feudo- vassálico mostrou-se fundamental na organização e manutenção da sociedade europeia ocidental durante a Idade Média. Os equilíbrios, sempre tensos, garantidos pelas relações pessoais diretas minimizavam, mas não eliminavam a possibilidade de desentendimentos internos (possíveis guerras) . Sendo assim, explique: qual o papel das homenagens, juramentos e investiduras na construção de laços familiares “complementares” entre os filhos da nobreza, bem como as funções de auxílio e conselho, tão caros à nobreza. 
 Cerimônia que os vinculava, no ato da transmissão do feudo constituía-se em dois momentos: A homenagem (o vassalo jurava fidelidade) onde o vassalo se ajoelhava diante do suserano, colocava sua mão na dele e prometia ser-lhe leal e servi-lo na guerra e a investidura (ato da transmissão de feudo ao vassalo).
A cerimônia de vassalagem ou contrato de vassalagem era uma cerimônia em que o vassalo (o que faz o juramento) prestava homenagem ao suserano (ou senhor). O suserano é o doador de terras, e o vassalo, o que recebe parte do feudo(terra).
A relação de Suserania e Vassalagem era composta de direitos e deveres entre si. O Suserano deveria proteger e dar assistência jurídica ao vassalo, como reaver o feudo do vassalo que morresse sem herdeiro, e restringir o casamento do vassalo com pessoa que lhe fosse infiel. O Vassalo teria de prestar serviço militar ao seu senhor, comparecer ao tribunal presidido pelo suserano toda vez que fosse convocado, fidelidade e conselhos. Na investidura da Idade Média foi a cerimónia de um feudo para um suserano ao vassalo. O senhor investia o vassalo com um feudo, dando um símbolo da terra ou do cargo transmitido em troca de um juramento de fidelidade.
A cerimônia de investidura para vassalos e suseranos era muito importante porque devido essa investidura evitava assim a batalha entre famílias trazendo assim um laço mais forte e o maior acúmulo de poder de suserano.
Dessa forma o suserano que não tinha um filho homem casaria sua filha com o segundo filho ou terceiro filho de uma família Nobre para que herdar suas terras e seus vassalos sendo assim os vassalos faziam juramento para o novo suserano confirmando a sua fidelidade e permanecendo assim com suas terras assim como os vassalos também quando o pai que era o suserano das terras do feudo quando falecia seu filho tinha que fazer o novo Juramento para o seu suserano

Continue navegando