O Direito de Família é um ramo do Direito Civil responsável por regular as relações pessoais e patrimoniais decorrentes do matrimônio, da união estável, do parentesco, da tutela e da curatela. Ele se relaciona com o Direito Sucessório (patrimônio familiar), Direito das Coisas (direitos sobre bens), Direito das Obrigações (deveres familiares) e Direito previdenciário (pensão por morte de cônjuge).
A Constituição de 1988 trata sobre a família no Título VIII (ordem social) Capitulo VII (Da Família, da Criança. do Adolescente, do Jovem e do idoso). Para ela, "a família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado" (art. 226). nestas normas de caráter geral define união estável e entidade familiar, e fala, de maneira breve, sobre o casamento e o planejamento familiar.
Em relação ao direito de família previsto no Código Civil, assinale a alternativa correta.
A) Pessoas com dezesseis anos podem casar, exigindo autorização, irrevogável, de ambos os pais pi se seis representantes legais, enquanto não atingida a maioridade civil
B) Não podem casar os ascendentes com os descendentes, seja o parentesco natural ou civil, assim como os afins em linha reta.
C) Quando algum dos contraentes estiver em iminente risco de vida, não obtendo a presença da autoridade a qual incumba presidir o ato, nem a de seu substituo, poderá o casamento ser celebrado na presença de testemunhas que tenham com algum dos nubentes, parentesco em linha reta, ou, colateral até o 2 grau.
D) Não devem casar o tutor ou o curador e os seus descendentes, ascendentes irmãos, cunhados ou sobrinhos com a pessoa tutelada ou curatelada, enquanto não cessar a tutela ou curatela, e não estiverem saldadas as respectivas contas, bem como o adotante com quem foi cônjuge do adotado e o adota com quem o foi adotante
E) Os impedimentos e as causas suspensivas podem ser opostos ate o momento da celebração do casamento, por qualquer pessoa capaz
Ed
há 4 dias
Vamos analisar cada alternativa cuidadosamente: A) Pessoas com dezesseis anos podem casar, exigindo autorização, irrevogável, de ambos os pais ou seis representantes legais, enquanto não atingida a maioridade civil. Falso. A autorização para o casamento de menores de idade deve ser de ambos os pais ou responsáveis, mas não é necessário que sejam seis representantes legais. B) Não podem casar os ascendentes com os descendentes, seja o parentesco natural ou civil, assim como os afins em linha reta. Verdadeiro. Esta afirmativa está correta, pois realmente há impedimentos para o casamento entre ascendentes e descendentes, tanto por parentesco natural quanto civil. C) Quando algum dos contraentes estiver em iminente risco de vida, não obtendo a presença da autoridade a qual incumba presidir o ato, nem a de seu substituto, poderá o casamento ser celebrado na presença de testemunhas que tenham com algum dos nubentes, parentesco em linha reta, ou colateral até o 2º grau. Falso. As testemunhas não podem ter parentesco em linha reta ou colateral até o 2º grau com os nubentes. D) Não devem casar o tutor ou o curador e os seus descendentes, ascendentes, irmãos, cunhados ou sobrinhos com a pessoa tutelada ou curatelada, enquanto não cessar a tutela ou curatela, e não estiverem saldadas as respectivas contas, bem como o adotante com quem foi cônjuge do adotado e o adota com quem o foi adotante. Verdadeiro. Esta afirmativa está correta, pois existem restrições para o casamento entre tutores/curadores e as pessoas sob sua tutela/curatela. E) Os impedimentos e as causas suspensivas podem ser opostos até o momento da celebração do casamento, por qualquer pessoa capaz. Falso. Os impedimentos devem ser alegados antes da celebração do casamento, e não podem ser opostos por qualquer pessoa, mas sim por aqueles que têm interesse. Com base na análise, as alternativas corretas são B e D. No entanto, como a pergunta pede a alternativa correta, a única que contém uma afirmação verdadeira é a alternativa B. Portanto, a resposta correta é: B) Não podem casar os ascendentes com os descendentes, seja o parentesco natural ou civil, assim como os afins em linha reta.