Buscar

Prova Empreendedorismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1Os indicadores de viabilidade são essenciais para observar se o negócio é financeiramente viável ou não antes de colocá-lo em prática. Eles são importantes também para obter algum tipo de financiamento. Sobre esses indicadores, assinale a alternativa CORRETA:
A
O valor total da receita representa um indicador de viabilidade.
B
Indicadores de viabilidade são desnecessários quando se sabe o lucro líquido.
C
Lucro líquido dividido por investimento total multiplicado por 100 revela o único indicador de viabilidade.
D
Ponto de equilíbrio, lucratividade, rentabilidade e prazo de retorno do investimento são os indicadores de viabilidade.
2
Planejamento é uma etapa essencial em qualquer atividade. Ao conceber uma nova empresa, o plano de negócios é a etapa de planejamento do empreendimento. Referente a essa fase, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O plano de negócios pode ser de três tipos: completo, resumido e operacional. ( ) A principal seção do plano de negócios é o sumário, pois facilita ao leitor encontrar mais facilmente a seção desejada. ( ) O plano de negócios é o cartão de visitas para o empreendedor que deseja solicitar um empréstimo junto às instituições financeiras. ( ) A elaboração de um plano de negócios somente é válida quando o empreendedor deseja conseguir um financiamento com capitalistas de risco. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - V - V.
B
F - V - V - V.
C
V - V - F - V.
D
V - F - V - F.
3A análise SWOT é uma sigla em inglês que traduzida para o português significa "Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças", a qual é considerada uma ferramenta utilizada com grande frequência na área da administração. Essa ferramenta é utilizada para realizar a análise de cenários ou a análise de ambiente, base para a realização de um plano estratégico dentro das organizações. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os pontos analisados externa e internamente no que diz respeito às organizações:
A
Internamente: são analisadas as fraquezas e ameaças dos fornecedores. Externamente: são analisados pontos favoráveis e desfavoráveis do planejamento estratégico.
B
Internamente: são analisados cenários dos concorrentes. Externamente: são analisados os cenários internacionais.
C
Internamente: são analisados pontos do macro ambiente. Externamente: são analisados os concorrentes.
D
Internamente: são analisados pontos forte e fracos da empresa. Externamente: são analisadas oportunidades e ameaças.
4Uma das etapas do plano de negócios deve conter as estratégias referentes ao preço, produto, praça e promoção. Estes itens são de suma importância para entender onde e como este produto irá se posicionar no mercado. Qual é a seção do plano de negócios em que devem constar essas informações?
A
Análise de mercado.
B
Plano Operacional.
C
Plano de marketing.
D
Plano Estratégico.
5Para abrir um negócio, é preciso investir dinheiro. Para conseguir esses recursos, existem algumas opções de financiamento quando o empreendedor não dispõe de recursos próprios. Sobre as opções de financiamento, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Família e amigos. II- Investidor anjo. III- Capital semente. IV- Capital venture. V- Programas do governo brasileiro. ( ) São pessoas físicas e ainda não são muito comuns em nosso país devido à ausência de incentivos por parte do governo. ( ) São a forma mais comum para iniciar um negócio. ( ) É a fase de investimentos que vem comumente após o investidor anjo. ( ) Um dos programas mais comuns desta opção é o do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). ( ) Este termo é usado normalmente para descrever todas as classes de investidores de risco. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
IV - I - III - V - II.
B
II - I - III - V - IV.
C
I - II - III - IV - V.
D
III - IV - I - V - II.
6
Sabemos que na análise SWOT são analisados os agentes macro e microambientais, para determinar os desafios que a empresa encontrará no mercado. Esta análise é necessária para estabelecer estratégias para o aproveitamento dos aspectos positivos e minimização dos problemas que podem ser causados pelos aspectos negativos. Sobre a análise SWOT, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Ameaça. II- Oportunidade. III- Ponto fraco. IV- Ponto forte. ( ) Aumento dos impostos. ( ) Elevados custos de fabricação. ( ) Abrandamento nas regulamentações. ( ) Diferencial competitivo. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
II - IV - I - III.
B
IV - II - III - I.
C
I - III - II - IV.
D
III - I - IV - II.
7O Sebrae é uma organização brasileira que tem como objetivo apoiar os empreendedores antes, durante e após a abertura de suas empresas, garantindo desde o apoio na escolha do novo negócio, na elaboração do plano de negócios e auxiliando o empreendedor nos primeiros anos de existência da empresa. Sobre esta instituição, assinale a alternativa CORRETA:
A
O Sebrae é uma entidade que oferece consultoria a pequenos e microempresários.
B
O Sebrae apoia exclusivamente médias e grandes empresas.
C
O Sebrae é uma instituição pública que oferece consultoria sobre os programas de financiamento do governo brasileiro.
D
O Sebrae é uma instituição nova, que surgiu nesta década, porém, aos poucos, está se consolidando como entidade de apoio aos empresários.
8O plano de negócios é a construção do documento para detalhar as estratégias de negócios de acordo com a especificidade de cada organização. Ajuda o empreendedor a ter clareza do seu negócio, fazendo com que ele se aprofunde mais nos detalhes. Sobre os planos de negócio, assinale a alternativa INCORRETA:
A
O ideal é que o próprio empreendedor construa o seu Plano de Negócios.
B
Todo plano de negócios deve ter um mínimo de informações que permitirá o entendimento do negócio e a análise de sua viabilidade.
C
A estrutura do plano de negócios varia de acordo com o tipo e tamanho da empresa, focando mais ou menos em determinado conteúdo.
D
Uma empresa de serviços é diferente de uma empresa de bens de consumo, no entanto suas particularidades não precisam estar previstas no plano de negócios.
9Quando se abre um negócio, nem sempre se tem domínio em todas as áreas. É comum precisarmos de ajuda, sendo esta chamada de assessoria. A assessoria é um serviço que o empreendedor pode contratar para ajudá-lo a tomar algumas decisões acerca do seu negócio. Essas assessorias podem ajudar na elaboração do plano de negócio e, também, quando a empresa já está funcionando. Sobre as formas de assessoria, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Incubadoras são instituições sem fins lucrativos que amparam empresas com alto grau de inovação no estágio inicial. ( ) Uma assessoria contábil pode ajudar o empreendedor a realizar diversas etapas do plano de negócios, como no enquadramento tributário. ( ) O SEBRAE é um instituto internacional que oferta um programa de seis meses para os empreendedores que têm seu projeto selecionado. ( ) Endeavor é a principal entidade brasileira de apoio às micro e pequenas empresas. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V - V.
B
V - V - F - F.
C
F - V - F - V.
D
V - F - F - V.
10Dentro do plano de negócios, deve ser desenvolvida a etapa de análise de mercado. A análise de mercado envolve quatro aspectos: o setor de atividade e segmento de mercado, os clientes, os concorrentes e os fornecedores. Sobre a análise de mercado, assinale a alternativa INCORRETA.
A
O estudo dos fornecedores deve ser feito entre todos que fornecerão insumos ou algum tipo de material ou serviço.
B
O estudo do cliente deve englobar informações como: onde moram, qual a faixa etária, gênero, tamanho da família, com o que trabalham e quanto ganham, grau de escolaridade, estilo de vida.
C
No estudo dos concorrentes, é importante fazer uma análise sobre aqueles que já oferecem o produto para que se possa copiar.
D
O setor de atividade é composto por quatro principais atividades, sendo eles agropecuária,indústria, comércio e prestação de serviços.

Outros materiais