Buscar

O Papel da Escola na Sociedade - Jessica V Cardozo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O Papel da Escola na Sociedade 
Jéssica Viganico Cardozo¹
Jackson Rodrigo de Faria Delallinde²
1. INTRODUÇÃO
	
Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a importância do papel da escola na sociedade, principalmente na área da educação. Sendo assim, será feita uma pesquisa bibliográfica para fundamentar de forma científica este trabalho através de artigos e textos. 
Dica!
O objetivo do trabalho deve apresentar uma aplicação prática. Exemplos: visita em empresas ou associações ou ONGs ou Institutos. Ainda, poderá ser utilizado roteiros de entrevista ou de questionários.
Para saber mais sobre este campo acesse a etapa I da trilha de aprendizagem.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
	Quando falamos sobre o papel da escola na sociedade junto se é pensado sobre a importância da escola portanto, segundo Nobre e Sulzart (2018): 
A escola tem como papel social a tarefa de, principalmente, encaminhar ações por meio de processos educativos que venham despertar o compromisso social dos indivíduos, das entidades e dos grupos sociais, objetivando fazer uma só aliança, capaz de promover mudanças e transformações no cumprimento do dever educacional, da preparação e formação de alunos que sejam cidadãos portadores de uma nova visão de mundo reinventado, através da criticidade e da participação.
Como é falado pelos autores, a escola é um ambiente muito importante que vai agregar e promover mudanças na vida dos alunos, formando cidadãos com opinião própria capazes de construir um próprio pensamento crítico. A escola é um ambiente rico, com profissionais dispostos a não somente ensinar, mas também promover a alegria e o cuidado, com empatia e sabedoria. 
A escola é uma união feita pela família e a sociedade, é o local onde se inicia uma longa caminhada de aprendizagem e desafios, por isso é muito importante a junção entre as duas extremidades, pois a escola e família devem caminhar juntas com um objetivo em comum, sendo a educação de qualidade para as crianças e os jovens adultos. 
Sarmento (2006) certifica que a escola é um dos primeiros pilares na socialização das crianças e é importante que haja uma construção da experiência escolar pelos mesmos para se construir a aprendizagem da cidadania. Ou seja, entende-se que a escola tem um grande papel a comprir na sociedade como um todo, formando as crianças para uma vida adulta e sociável.
De acordo com Japiassú e Marcondes: 
A sociedade não é um mero conjunto de indivíduos vivendo juntos, em um determinado lugar, mas define-se essencialmente pela existência de uma organização, de instituições e leis que regem as vidas desses indivíduos e suas relações mútuas. Algumas teorias distinguem a sociedade, que se define pela existência de um contrato social entre os indivíduos que dela fazem parte, e a comunidade que possui um caráter mais natural e espontâneo. (Japiassú & Marcondes, 1996, p. 251)
 De acordo com os autores acima, entende-se que a escola é um ambiente que pode ser chamado de instituição que tem o papel de reger a vida dos indivíduos e suas relações. A sociedade tem um grande papel no mundo, pois é ela que apresenta os resultados de vários ambientes que a população circula e uma delas é a escola. 
“A família e a comunidade lançam visão e cobranças à escola. Mas a escola não é a exclusiva instância de formação de cidadania” (Assis e De Lima, 2011). Os autores apresentam uma importante reflexão, pois de fato a escola não é a única responsável pela formação educacional das pessoas, a família tem um grande papel nessa caminhada.
 FONTE: Disponível em: Blog - Sentidopedagógico. Acesso em: 6 julh 2022. 
A imagem foi escolhida, pois ela representa a união entre a escola e sociedade mostrando que os dois locais têm a sua importância e um dependo da outra para se manterem construídas. A própria sociedade é quem mantém a escola de pé, assim como mostra na imagem, as pessoas encaixando as peças que formam a escola. 
3. RESULTADOS E DISCUSSÕES
	Através dessa pesquisa foi possível entender e identificar o objetivo geral que é analisar a importância do papel da escola na sociedade. O ambiente de estágio ajuda a identificar esses aspectos que são fundamentais para a união da escola e sociedade, assim como a importância da família para que todas trilhem o mesmo caminho. Foi possível aprender que os ensinamentos da escola refletem na sociedade, portanto deve-se investir muitos recursos e capacitar os professores para que os mesmos possam ter mais conhecimento e se atualizar durante os anos. 
As vivências adquiridas no ambiente escolar mostram que a família é a base escolar e a pesquisa feita acima possibilita o entendimento de que são vários aspectos que são responsáveis pela sociedade e não somente a escola. 
Você deverá apresentar dois parágrafos de discussão a respeito das contribuições do trabalho.
4. REFERÊNCIAS
	ASSIS, Graciano Júnior de; DE LIMA, Edenilson Ernesto. Escola, família e
sociedade: Diferentes espaços na construção da cidade. In: X Congresso
Nacional De Educação – EDU CER E. Curitiba, 2011. p. 13108- 13119.
Japiassú, H. & Marcondes, D. (1996). Dicionário básico de filosofia. 3. ed. revista e ampliada. Rio de Janeiro: Zahar.
NOBRE, Francisco Edileudo; SULZART, Silvano. O papel social da escola. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 08, Vol. 03, pp. 103-115, Agosto de 2018. ISSN:2448-0959
SARMENTO, M. J. ; CERISARA, A. B. Crianças e Miúdo: perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto, Portugal: Asa Editores, 2004.
1 Nome dos acadêmicos
2 Nome do Professor tutor externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso (Código da Turma) – Prática do Módulo I - dd/mm/aa

Outros materiais