Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A doença granulomatosa crônica se caracteriza por leucócitos que não conseguem produzir compostos ativos de oxigênio e por defeitos na função microbicida das células fagocíticas. As manifestações incluem infecções recorrentes; lesões múltiplas granulomatosas de pulmões, fígado, linfonodos e tratos gastrointestinal e geniturinário. Uma das opções terapêuticas é a transfusão de granulócitos, mas para isso necessita-se de alguns procedimentos especiais.
Com relação a doação de granulócitos, assinale a alternativa correta.
a. coleta de granulócitos é realizada a qualquer momento em qualquer doador após ser aceito em processo de triagem
b. coleta de granulócitos é realizada por aférese e após mobilização com uso de corticoides e fatores de crescimento
c. coleta de granulócitos é realizada por bolsa de sangue após centrifugação depois de tratamento do doador com uso de fatores de crescimento e quimioterápicos
d. coleta de granulócitos e realizada a partir de centrifugação de plasma fresco congelado
e. coleta de granulócitos é realizada em cordão umbilical independente do estado da mãe e da criança, já que essas células são encontradas em grande quantidade no cordão umbilical

Para triagem de doadores de sangue, os testes para hepatite B e C devem ser reportados como não reagente.
Um paciente que tenha apresentado os testes para Anti HBs positivo, Ag HBs negativo e anti HBc negativo deve ser considerado como? Diante da expressão da paciente, vc diria que o caso dela é?
a. vacinado contra hepatite B
b. Paciente em período de janela imunológica
c. Portador de hepatite B na fase aguda
d. Paciente que entrou em contato com o vírus e está curado
e. Portador de hepatite B na fase crônica

Maria de Andrade, 37 anos portadora de beta talassemia intermediaria e desde pequena recebe transfusões de concentrado de hemácias. No inicio, as transfusões duravam em torno de 3 meses, mas com o passar do tempo, a frequência transfusional tem aumentado e ela precisa receber transfusões a cada mes ou a cada 15 dias, dificultando consideravelmente suas atividades diárias em função dos sinais e sintomas que esta anemia ocasiona.
Baseado nos conceitos aprendidos sobre reações transfusionais, qual seria o motivo da falta de aproveitamento transfusional?
a. Maria desenvolveu reações alérgicas
b. Maria desenvolveu reação hemolitica transfusional tardia por causa dos anticorpos irregulares
c. Maria desenvolveu TRALLI
d. Maria desenvolveu reação hemolitica transfusional imediata por causa dos anticorpos naturais
e. Maria desenvolveu reação hemolitica transfusional imediata por causa dos anticorpos anti HLA

A aférese é um processo que consiste na obtenção de determinado componente sanguíneo de doador único, utilizando equipamento específico (máquina de aférese), com retorno dos hemocomponentes remanescentes à corrente sanguínea. Pode ser utilizado para doação de hemocomponentes – Aférese transfusional ou para terapias – Aférese terapêutica. Dentre os tipos de aférese podemos encontrar a plasmaférese, eritrocitaférese, plaquetaférese e leucaférese.
Quando pensamos em aférese terapêutica para o tratamento da Doença de Von willebrand, qual seria a melhor opção?
a. plaquetaférese
b. eritrocitaférese
c. plasmaférese
d. leucoferese para granulócitos
e. leucaférese para linfócitos

A doença hemolítica do Recém nascido é uma condição ocasionada por incompatibilidade materno fetal de grupo sanguíneo entre mãe e filho. Faz-se necessário que a mãe, em primeira gestação ou transfusão prévia, seja sensibilizada para que possa produzido aloanticorpos irregulares.
Com base nessas informações, analise as duas afirmacoes abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Uma das manifestações clínicas da DHRN é a presença de icterícia, que se não tratada, pode desenvolver um quadro de kernicterus pela grande taxa de bilirrubina no recém-nascido, o que pode levar o recém nascido a óbito.
II. Uma das condições que protegem o feto para o desenvolvimento de icterícia no período fetal é o fato de que a bilirrubina fetal é metabolizada pelo fígado materno, protegendo o feto contra o desenvolvimento de neuropatias desencadeado pelo aumento de bilirrubina.
a. Apenas a afirmativa B está correta
b. As duas afirmativas estão incorretas
c. As duas afirmativas estão corretas e a segunda justifica a primeira.
d. As duas afirmativas estão corretas mas não se justificam
e. Apenas a afirmativa A está correta

Alguns tipos de células-tronco estão presentes em determinados tecidos do organismo. Porém, no que se refere a célula tronco hematopoética, estão localizadas em na medula óssea e no sangue de cordão umbilical. São desses locais, portanto, que as mesmas células são coletadas para serem estocadas ou para utilização em transplantes.
Várias são as formas de coleta e entre elas podemos destacar:
a. coleta de células tronco hematopoéticas de cordão umbilical realizada por aférese após verificação da condição de saúde da mãe e realização de parto sem anormalidades
b. coleta de células tronco hematopoéticas de sangue periférico realizada por eritrocitaférese e após mobilização com uso de corticoides
c. coleta de células tronco de cordão umbilical independente do estado da mãe e da criança, já que essas células são indiferenciadas
d. coleta de células tronco hematopoéticas de sangue periférico realizada por plasmaférese após mobilização com uso de fatores de crescimento e quimioterápicos
e. coleta de células tronco hematopoéticas de medula óssea realizada em centro cirúrgico após várias punções em espaço medular

A fotoaférese é um procedimento realizado em Banco de Sangue que faz uso da radiação ultravioleta (UVA) e o fotossensibilizador 8-Metoxipsoraleno (8-MOP), para posterior infusão no paciente. Alguns equipamentos são capazes de realizar a aférese e submeterem o componente sanguíneo a fotoaférese ao mesmo tempo para posterior reinfusão no paciente.
Analise as alternativas abaixo e indique o principal motivo de utilização da fotoaférese.
a. Anemia
b. Hemofilia A
c. Trombocitose
d. CIVD
e. Linfoma

Sifilis é doença infecto-contagiosa, transmitida por via sexual, sanguínea e verticalmente durante a gestação. Caracteriza-se por períodos de atividade e latência; pelo acometimento sistêmico disseminado e pela evolução para complicações graves em parte dos pacientes que não trataram ou que foram tratados inadequadamente. É causada pelo Treponema pallidum, que invade o organismo por pequenas abrasões decorrentes da relação sexual.
Segundo a RDC 158 faz-se obrigatória a pesquisa de sífilis em candidatos a doação de sangue. De acordo com essas informações, assinale a alternativa correta:
a. O banco de sangue deve realizar testes treponêmicos de alta especificidade para triagem e caso o resultado seja positivo, confirmar com a realização de testes não treponêmicos de alta sensibilidade.
b. O banco de sangue utiliza apenas teste treponêmico tanto para triagem quanto para confirmação.
c. O principal teste de triagem não treponêmico utilizado para pesquisa de Sífilis em Banco de sangue é o TPHA – Treponema pallidum Hemagglutionation
d. O banco de sangue deve realizar testes não treponêmicos de alta especificidade para triagem e caso o resultado seja positivo, confirmar com a realização de testes treponêmicos de alta sensibilidade
e. O Banco de sangue deve realizar testes não treponêmicos de alta sensibilidade para triagem e caso o resultado seja positivo, confirmar com a realização de testes treponêmicos de alta especificidade

O Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas (TCTH) é a modalidade terapêutica utilizada no tratamento de inúmeras doenças do sangue, benignas ou malignas, hereditárias ou adquiridas. O transplante de células-tronco hematopoiéticas consiste, portanto, em fornecer ao paciente células progenitoras que podem ser retiradas da medula óssea ou sangue periférico dele próprio (transplante autólogo, com células coletadas previamente ao transplante), de um doador compatível (transplante alogênico) ou até mesmo de células do cordão umbilical.
Existem algumas particularidades em relação ao local de coleta e ao grau de maturação celular. Analise as formações abaixo e assinale a alternativa correta.
I- As células tronco hematopoéticas originadas de sangue de cordão umbilical apresentam como vantagem sua baixa concentração, a ausência de compatibilidade total entre sangue do cordão umbilical e doador e grande quantidade de linfócitos quando relacionadas as células coletadas de sangue periférico ou medula óssea.
II- Por este motivo, são utilizadas para tratar patologias de origem sanguínea apresentando como única desvantagem uma reconstituição lenta, já que as células são mais indiferenciadas.
a. As afirmativas I e II são verdadeiras e se justificam
b. Apenas a afirmativa I é verdadeira
c. As afirmativas I e II são verdadeiras e não se justificam
d. Apenas a afirmativa II é verdadeira
e. As afirmativas I e II são falsas

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A doença granulomatosa crônica se caracteriza por leucócitos que não conseguem produzir compostos ativos de oxigênio e por defeitos na função microbicida das células fagocíticas. As manifestações incluem infecções recorrentes; lesões múltiplas granulomatosas de pulmões, fígado, linfonodos e tratos gastrointestinal e geniturinário. Uma das opções terapêuticas é a transfusão de granulócitos, mas para isso necessita-se de alguns procedimentos especiais.
Com relação a doação de granulócitos, assinale a alternativa correta.
a. coleta de granulócitos é realizada a qualquer momento em qualquer doador após ser aceito em processo de triagem
b. coleta de granulócitos é realizada por aférese e após mobilização com uso de corticoides e fatores de crescimento
c. coleta de granulócitos é realizada por bolsa de sangue após centrifugação depois de tratamento do doador com uso de fatores de crescimento e quimioterápicos
d. coleta de granulócitos e realizada a partir de centrifugação de plasma fresco congelado
e. coleta de granulócitos é realizada em cordão umbilical independente do estado da mãe e da criança, já que essas células são encontradas em grande quantidade no cordão umbilical

Para triagem de doadores de sangue, os testes para hepatite B e C devem ser reportados como não reagente.
Um paciente que tenha apresentado os testes para Anti HBs positivo, Ag HBs negativo e anti HBc negativo deve ser considerado como? Diante da expressão da paciente, vc diria que o caso dela é?
a. vacinado contra hepatite B
b. Paciente em período de janela imunológica
c. Portador de hepatite B na fase aguda
d. Paciente que entrou em contato com o vírus e está curado
e. Portador de hepatite B na fase crônica

Maria de Andrade, 37 anos portadora de beta talassemia intermediaria e desde pequena recebe transfusões de concentrado de hemácias. No inicio, as transfusões duravam em torno de 3 meses, mas com o passar do tempo, a frequência transfusional tem aumentado e ela precisa receber transfusões a cada mes ou a cada 15 dias, dificultando consideravelmente suas atividades diárias em função dos sinais e sintomas que esta anemia ocasiona.
Baseado nos conceitos aprendidos sobre reações transfusionais, qual seria o motivo da falta de aproveitamento transfusional?
a. Maria desenvolveu reações alérgicas
b. Maria desenvolveu reação hemolitica transfusional tardia por causa dos anticorpos irregulares
c. Maria desenvolveu TRALLI
d. Maria desenvolveu reação hemolitica transfusional imediata por causa dos anticorpos naturais
e. Maria desenvolveu reação hemolitica transfusional imediata por causa dos anticorpos anti HLA

A aférese é um processo que consiste na obtenção de determinado componente sanguíneo de doador único, utilizando equipamento específico (máquina de aférese), com retorno dos hemocomponentes remanescentes à corrente sanguínea. Pode ser utilizado para doação de hemocomponentes – Aférese transfusional ou para terapias – Aférese terapêutica. Dentre os tipos de aférese podemos encontrar a plasmaférese, eritrocitaférese, plaquetaférese e leucaférese.
Quando pensamos em aférese terapêutica para o tratamento da Doença de Von willebrand, qual seria a melhor opção?
a. plaquetaférese
b. eritrocitaférese
c. plasmaférese
d. leucoferese para granulócitos
e. leucaférese para linfócitos

A doença hemolítica do Recém nascido é uma condição ocasionada por incompatibilidade materno fetal de grupo sanguíneo entre mãe e filho. Faz-se necessário que a mãe, em primeira gestação ou transfusão prévia, seja sensibilizada para que possa produzido aloanticorpos irregulares.
Com base nessas informações, analise as duas afirmacoes abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Uma das manifestações clínicas da DHRN é a presença de icterícia, que se não tratada, pode desenvolver um quadro de kernicterus pela grande taxa de bilirrubina no recém-nascido, o que pode levar o recém nascido a óbito.
II. Uma das condições que protegem o feto para o desenvolvimento de icterícia no período fetal é o fato de que a bilirrubina fetal é metabolizada pelo fígado materno, protegendo o feto contra o desenvolvimento de neuropatias desencadeado pelo aumento de bilirrubina.
a. Apenas a afirmativa B está correta
b. As duas afirmativas estão incorretas
c. As duas afirmativas estão corretas e a segunda justifica a primeira.
d. As duas afirmativas estão corretas mas não se justificam
e. Apenas a afirmativa A está correta

Alguns tipos de células-tronco estão presentes em determinados tecidos do organismo. Porém, no que se refere a célula tronco hematopoética, estão localizadas em na medula óssea e no sangue de cordão umbilical. São desses locais, portanto, que as mesmas células são coletadas para serem estocadas ou para utilização em transplantes.
Várias são as formas de coleta e entre elas podemos destacar:
a. coleta de células tronco hematopoéticas de cordão umbilical realizada por aférese após verificação da condição de saúde da mãe e realização de parto sem anormalidades
b. coleta de células tronco hematopoéticas de sangue periférico realizada por eritrocitaférese e após mobilização com uso de corticoides
c. coleta de células tronco de cordão umbilical independente do estado da mãe e da criança, já que essas células são indiferenciadas
d. coleta de células tronco hematopoéticas de sangue periférico realizada por plasmaférese após mobilização com uso de fatores de crescimento e quimioterápicos
e. coleta de células tronco hematopoéticas de medula óssea realizada em centro cirúrgico após várias punções em espaço medular

A fotoaférese é um procedimento realizado em Banco de Sangue que faz uso da radiação ultravioleta (UVA) e o fotossensibilizador 8-Metoxipsoraleno (8-MOP), para posterior infusão no paciente. Alguns equipamentos são capazes de realizar a aférese e submeterem o componente sanguíneo a fotoaférese ao mesmo tempo para posterior reinfusão no paciente.
Analise as alternativas abaixo e indique o principal motivo de utilização da fotoaférese.
a. Anemia
b. Hemofilia A
c. Trombocitose
d. CIVD
e. Linfoma

Sifilis é doença infecto-contagiosa, transmitida por via sexual, sanguínea e verticalmente durante a gestação. Caracteriza-se por períodos de atividade e latência; pelo acometimento sistêmico disseminado e pela evolução para complicações graves em parte dos pacientes que não trataram ou que foram tratados inadequadamente. É causada pelo Treponema pallidum, que invade o organismo por pequenas abrasões decorrentes da relação sexual.
Segundo a RDC 158 faz-se obrigatória a pesquisa de sífilis em candidatos a doação de sangue. De acordo com essas informações, assinale a alternativa correta:
a. O banco de sangue deve realizar testes treponêmicos de alta especificidade para triagem e caso o resultado seja positivo, confirmar com a realização de testes não treponêmicos de alta sensibilidade.
b. O banco de sangue utiliza apenas teste treponêmico tanto para triagem quanto para confirmação.
c. O principal teste de triagem não treponêmico utilizado para pesquisa de Sífilis em Banco de sangue é o TPHA – Treponema pallidum Hemagglutionation
d. O banco de sangue deve realizar testes não treponêmicos de alta especificidade para triagem e caso o resultado seja positivo, confirmar com a realização de testes treponêmicos de alta sensibilidade
e. O Banco de sangue deve realizar testes não treponêmicos de alta sensibilidade para triagem e caso o resultado seja positivo, confirmar com a realização de testes treponêmicos de alta especificidade

O Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas (TCTH) é a modalidade terapêutica utilizada no tratamento de inúmeras doenças do sangue, benignas ou malignas, hereditárias ou adquiridas. O transplante de células-tronco hematopoiéticas consiste, portanto, em fornecer ao paciente células progenitoras que podem ser retiradas da medula óssea ou sangue periférico dele próprio (transplante autólogo, com células coletadas previamente ao transplante), de um doador compatível (transplante alogênico) ou até mesmo de células do cordão umbilical.
Existem algumas particularidades em relação ao local de coleta e ao grau de maturação celular. Analise as formações abaixo e assinale a alternativa correta.
I- As células tronco hematopoéticas originadas de sangue de cordão umbilical apresentam como vantagem sua baixa concentração, a ausência de compatibilidade total entre sangue do cordão umbilical e doador e grande quantidade de linfócitos quando relacionadas as células coletadas de sangue periférico ou medula óssea.
II- Por este motivo, são utilizadas para tratar patologias de origem sanguínea apresentando como única desvantagem uma reconstituição lenta, já que as células são mais indiferenciadas.
a. As afirmativas I e II são verdadeiras e se justificam
b. Apenas a afirmativa I é verdadeira
c. As afirmativas I e II são verdadeiras e não se justificam
d. Apenas a afirmativa II é verdadeira
e. As afirmativas I e II são falsas

Prévia do material em texto

Ir para o conteúdo principal
· Guia Digital
· Carreiras e Internacionalização
· NAP
· CPA
· Responsabilidade Socioambiental
Minhas Disciplinas
Minhas Bibliotecas
· 2
· 
20222-S000895 - HEMOTERAPIA E BANCO DE SANGUE
1. Minhas Disciplinas
2. 20222-S000895 - HEMOTERAPIA E BANCO DE SANGUE
3. AVALIAÇÕES
4. Avaliação N2 - Reta final, iuhuuuuuu!!!
	Iniciado em
	quinta, 1 dez 2022, 19:18
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quinta, 1 dez 2022, 20:15
	Tempo empregado
	57 minutos 37 segundos
	Avaliar
	4,0 de um máximo de 9,0(44,4%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,0 de 1,0
Marcar questão
Texto da questão
A doença granulomatosa crônica se caracteriza por leucócitos que não conseguem produzir compostos ativos de oxigênio e por defeitos na função microbicida das células fagocíticas. As manifestações incluem infecções recorrentes; lesões múltiplas granulomatosas de pulmões, fígado, linfonodos e tratos gastrointestinal e geniturinário. Uma das opções terapêuticas é a transfusão de granulócitos, mas para isso necessita-se de alguns procedimentos especiais. Com relação a doação de granulócitos, assinale a alternativa correta.
a. 
coleta de granulócitos  é realizada a qualquer momento em qualquer doador após ser aceito em processo de triagem
b. 
coleta de granulócitos é  realizada por aférese e após mobilização com uso de corticoides e fatores de crescimento
c. 
coleta de granulócitos é  realizada por bolsa de sangue após centrifugação depois de tratamento do doador com uso de fatores de crescimento e quimioterápicos
d. 
coleta de granulócitos e realizada a partir de centrifugação de plasma fresco congelado
e. 
coleta de granulócitos é realizada em cordão umbilical independente do estado da mãe e da criança, já que essas células são encontradas em grande quantidade no cordão umbilical
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: 
coleta de granulócitos é  realizada por aférese e após mobilização com uso de corticoides e fatores de crescimento
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,0 de 1,0
Marcar questão
Texto da questão
Para triagem de doadores de sangue, os testes para hepatite B e C devem ser reportados como não reagente. Um paciente que tenha apresentado os testes para Anti HBs positivo, Ag HBs negativo e anti HBc negativo deve ser considerado como?
Diante da expressão da paciente, vc diria que o caso dela é?
 
a. 
vacinado contra hepatite B
b. 
Paciente em período de janela imunológica
 
c. 
Portador de hepatite B na fase aguda
d. 
Paciente que entrou em contato com o vírus e está curado
e. 
Portador de hepatite B na fase crônica
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: 
vacinado contra hepatite B
Questão 3
Correto
Atingiu 1,0 de 1,0
Marcar questão
Texto da questão
Maria de Andrade, 37 anos  portadora de beta talassemia intermediaria e desde pequena recebe transfusões de concentrado de hemácias. No inicio, as transfusões duravam em torno de 3 meses, mas com o passar do tempo, a frequência transfusional tem aumentado e ela precisa receber transfusões a cada mes ou a cada 15 dias, dificultando consideravelmente suas atividades diárias em função dos sinais e sintomas que esta anemia ocasiona. 
Baseado nos conceitos aprendidos sobre reações transfusionais, qual seria o motivo da falta de aproveitamento transfusional?
a. 
Maria desenvolveu reações alérgicas 
b. 
Maria desenvolveu  reação hemolitica transfusional tardia por causa dos anticorpos irregulares
c. 
Maria desenvolveu TRALLI
d. 
Maria desenvolveu reação hemolitica transfusional imediata por causa dos anticorpos naturais
e. 
Maria desenvolveu  reação hemolitica transfusional imediata por causa dos anticorpos anti HLA
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: 
Maria desenvolveu  reação hemolitica transfusional tardia por causa dos anticorpos irregulares
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,0 de 1,0
Marcar questão
Texto da questão
A aférese é um processo que consiste na obtenção de determinado componente sanguíneo de doador único, utilizando equipamento específico (máquina de aférese), com retorno dos hemocomponentes remanescentes à corrente sanguínea. Pode ser utilizado para doação de hemocomponentes – Aférese transfusional ou para terapias – Aférese terapêutica. Dentre os tipos de aférese podemos encontrar a plasmaférese, eritrocitaférese, plaquetaférese e leucaférese. Quando pensamos em aférese terapêutica para o tratamento da Doença de Von willebrand, qual seria a melhor opção?
a. 
plaquetaférese
b. 
 eritrocitaférese    
c. 
plasmaférese
d. 
leucoferese para granulócitos  
e. 
leucaférese para linfócitos
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: 
plasmaférese
Questão 5
Incorreto
Atingiu 0,0 de 1,0
Marcar questão
Texto da questão
A doença hemolítica do Recém nascido é uma condição ocasionada por incompatibilidade materno fetal de grupo sanguíneo entre mãe e filho. Faz-se necessário que a mãe, em  primeira gestação ou transfusão prévia, seja sensibilizada para que possa produzido aloanticorpos irregulares. Com base nessas informações, analise as duas afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Uma das manifestações clínicas da DHRN é a presença de icterícia, que se não tratada, pode desenvolver um quadro de kernicterus pela grande taxa de bilirrubina no recém-nascido, o que pode levar o recém nascido a óbito.
II. Uma das condições que protegem o feto para o desenvolvimento de icterícia no período fetal é o fato de que a bilirrubina fetal é metabolizada pelo fígado materno, protegendo o feto contra o desenvolvimento de neuropatias desencadeado pelo aumento de bilirrubina
a. 
Apenas a afirmativa B está correta
b. 
As duas afirmativas estão incorretas
c. 
As duas afirmativas estão corretas e a segunda justifica a primeira.
d. 
As duas afirmativas estão corretas mas não se justificam
e. 
Apenas a afirmativa A está correta 
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: 
As duas afirmativas estão corretas e a segunda justifica a primeira.
Questão 6
Correto
Atingiu 1,0 de 1,0
Marcar questão
Texto da questão
Alguns tipos de células-tronco estão presentes em determinados tecidos do organismo. Porém, no que se refere a célula tronco hematopoética,  estão localizadas em  na medula óssea  e no sangue de cordão umbilical. São desses locais, portanto, que as mesmas células são coletadas para serem estocadas ou para utilização em transplantes. Várias são as formas de coleta e entre elas podemos destacar:
a. 
coleta de células tronco hematopoéticas de cordão umbilical realizada por aférese após verificação da condição de saúde da mãe e realização de parto sem anormalidades
b. 
coleta de células tronco hematopoéticas de sangue periférico realizada por eritrocitaférese e após mobilização com uso de corticoides
c. 
coleta de células tronco de cordão umbilical independente do estado da mãe e da criança, já que essas células são indiferenciadas
d. 
coleta de células tronco hematopoéticas de sangue periférico realizada por plasmaférese após mobilização com uso de fatores de crescimento e quimioterápicos
e. 
coleta de células tronco hematopoéticas de medula óssea realizada em centro cirúrgico após várias punções em espaço medular
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: 
coleta de células tronco hematopoéticas de medula óssea realizada em centro cirúrgico após várias punções em espaço medular
Questão 7
Correto
Atingiu 1,0 de 1,0
Marcar questão
Texto da questão
A fotoaférese é um procedimento realizado em Banco de Sangue que faz uso da radiação ultravioleta (UVA) e o fotossensibilizador 8-Metoxipsoraleno (8-MOP), para posterior infusão no paciente. Alguns equipamentos são capazes de realizar a aférese e submeterem o componente sanguíneo a fotoaférese ao mesmo tempo para posterior reinfusão no paciente. Analise as alternativas abaixo e indique o principal motivo de utilização da fotoaférese
a. 
Anemia
b. 
Hemofilia A  
c. 
Trombocitose
d. 
CIVD
e. 
Linfoma   
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta corretaé: 
Linfoma   
Questão 8
Incorreto
Atingiu 0,0 de 1,0
Marcar questão
Texto da questão
Sifilis é doença infecto-contagiosa, transmitida por via sexual, sanguínea e verticalmente durante a gestação. Caracteriza-se por períodos de atividade e latência; pelo acometimento sistêmico disseminado e pela evolução para complicações graves em parte dos pacientes que não trataram ou que foram tratados inadequadamente. É causada pelo Treponema pallidum, que invade o organismo por pequenas abrasões decorrentes da relação sexual. Segundo a RDC 158 faz-se obrigatória a pesquisa de sífilis em candidatos a doação de sangue. De acordo com essas informações, assinale a alternativa correta:
a. 
O banco de sangue deve realizar testes treponêmicos de alta especificidade para triagem e caso o resultado seja positivo, confirmar com a realização de testes não treponêmicos de alta sensibilidade.
b. 
O banco de sangue utiliza apenas teste treponêmico tanto para triagem quanto para confirmação.
c. 
O principal teste de triagem não treponêmico utilizado para pesquisa de Sífilis em Banco de sangue é o TPHA – Treponema pallidum Hemagglutionation
 
d. 
O banco de sangue deve realizar testes não treponêmicos de alta especificidade para triagem e caso o resultado seja positivo, confirmar com a realização de testes  treponêmicos de alta sensibilidade  
e. 
O Banco de sangue deve realizar testes não treponêmicos de alta sensibilidade para triagem e caso o resultado seja positivo, confirmar com a realização de testes  treponêmicos de alta especificidade
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: 
O Banco de sangue deve realizar testes não treponêmicos de alta sensibilidade para triagem e caso o resultado seja positivo, confirmar com a realização de testes  treponêmicos de alta especificidade
Questão 9
Incorreto
Atingiu 0,0 de 1,0
Marcar questão
Texto da questão
O Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas (TCTH) é a modalidade terapêutica utilizada no tratamento de inúmeras doenças do sangue, benignas ou malignas, hereditárias ou adquiridas. O transplante de células-tronco hematopoiéticas consiste, portanto, em fornecer ao paciente células progenitoras que podem ser retiradas da medula óssea ou sangue periférico dele próprio (transplante autólogo, com células coletadas previamente ao transplante), de um doador compatível (transplante alogênico) ou até mesmo de células do cordão umbilical. Existem algumas particularidades em relação ao local de coleta e ao grau de maturação celular. Analise as formações abaixo e assinale a alternativa correta.  
 I- As células tronco hematopoéticas originadas de sangue de cordão umbilical apresentam como vantagem sua baixa concentração, a ausência de compatibilidade total entre sangue do cordão umbilical e doador e grande quantidade de linfócitos quando relacionadas as células coletadas de sangue periférico ou medula óssea.
 II- Por este motivo,  são  utilizadas para tratar patologias de origem sanguínea apresentando como única desvantagem uma reconstituição lenta, já que as células são mais indiferenciadas.
a. 
As afirmativas I e II são verdadeiras e se justificam
b. 
Apenas a afirmativa I é verdadeira
c. 
As afirmativas I e II são verdadeiras e não se justificam
d. 
Apenas a afirmativa II é verdadeira
e. 
As afirmativas I e II são falsas
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: 
As afirmativas I e II são falsas
Parte inferior do formulário
Terminar revisão
◀︎ Avaliação N1-2
Parte superior do formulário
 
 Copyright 2022

Mais conteúdos dessa disciplina